Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Governador inaugura agroindústrias de mel em Rolim


Mais duas agroindústrias que já receberam os selos de inspeção dos setores responsáveis foram inauguradas na tarde da última sexta-feira (27), no município de Rolim de Moura, com a presença do governador Confúcio Moura.
 
 
Gente de Opinião
 
 
A  Agroindústria Recanto das Paineiras, localizada na linha 168, km 8, Norte, de base familiar, recebeu o Selo de Inspeção Estadual (SIE), conferido pela Agência de Defesa Sanitária (Idaron) para produtos de origem animal, entregue, na ocasião, pelo governador Confúcio Moura e pela secretária-adjunta da Agricultura, Mary Terezinha Braganhol, ao produtor Magno de Sousa, que produz duas toneladas e meia de mel ao ano, junto com sua esposa, a produtora Leonice Joventina
 

Sousa.Gente de Opinião

A outra agroindústria, a K-Delícia Polpas de Frutas, também de base familiar, que produz cerca de quatro toneladas de polpas de frutas por mês, também já recebeu o Selo de Inspeção Federal (SIF), fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para produtos de origem vegetal. Localizada na linha 192, km 12, Norte, a empresa é gerenciada pelo produtor rural Anderson Muniz e sua esposa, Rosimar Cordeiro, que vendem 2,5 mil quilos de polpas de abacaxi, acerola, maracujá e de açaí para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que são incorporadas na merenda escolar, sendo a produção restante comercializada no mercado local.
 
As duas empresas estão instaladas de acordo com o que recomendam as normas técnicas e sanitárias, com produtos processados sem o contato manual e dotados de embalagens e rótulos que identificam a produção e facilitam a comercialização. Para serem implantadas, as duas empresas receberam orientações dos técnicos da Emater-RO, Sedam, Seagri e Idaron, desde a formulação dos projetos para obtenção de recursos para aquisição de equipamentos, procedimentos para regularização documental, fiscalização e normas sanitárias, além de apoio à comercialização. 

HISTÓRIAS DE VIDAS

Magno Sousa coleta o mel no período da safra, que vai de abril a setembro. Ele também planta café e cria algumas cabeças de gado. Além da atividade de produção, o Recanto das Paineiras também funciona como ponto turístico que recepciona pessoas nos finais de semana. Magno se disse honrado pela presença do governador Confúcio Moura em sua propriedade, acompanhado de tantas autoridades políticas, como o prefeito César Cassol, o presidente da Câmara Jairo Benetti, o deputado federal Padre Ton, o senador Valdir Raupp,  deputados estaduais Jean de Oliveira e Luiz Cláudio, o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini, o suplente de senador Tomás Correia, o secretário-executivo da Emater-RO e o secretário-adjunto da Sedes, Adilson Junior.
  
Confúcio Moura parabenizou o prefeito César Cassol e os empreendimentos que têm surgido em Rolim de Moura que, segundo ele, têm auxiliado para alavancar a economia da região. Agradeceu ao produtor Magno Sousa pelo mel, que qualificou como de excelente qualidade, citando que o produto pode concorrer com similares do país todo, bem como pela propriedade que tem plantio com sistemas agroflorestais. Desejou felicidades e sucesso ao produtor, refletindo que o programa de incentivo à implantação de agroindústrias tem como objetivo ampliar a renda dos produtores familiares, de modo que possam produzir com qualidade, melhorando de vida e produzir no local com toda a família.

A iniciativa de produzir polpas de frutas, conforme relatou o produtor Anderson Muniz, da K-Delícia Polpas, num breve histórico de sua vida, foi incentivada após conhecer o programa de incentivo à implantação de agroindústrias na cidade de Ariquemes, quando visitou alguns produtores, ocasião em que o governador Confúcio Moura ainda era prefeito da cidade.  Depois, lembrou a proposta do governador em apoiar a implantação de pequenas agroindústrias. Assim iniciou, financiando uma parte da construção pelo Banco do Brasil e recebendo os equipamentos do governo, por parte da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Agradeceu aos apoios que vem recebendo, desde a concepção do projeto, até a concretização da empresa. Hoje, Anderson e a esposa já estão aumentando o plantio de frutíferas em mais cinco hectares para o processamento na k-Delícia. Além disso, a empresa também vem incentivando o aumento do plantio de frutas pela vizinhança que terá mercado certo para a comercialização, ampliando a renda conjunta da região e seu entorno.

DE VOLTA AO CAMPO

Ao destacar as ações que o Governo da Cooperação vem empreendendo no Estado, o secretário-executivo da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado, citou como exemplo a entrega de títulos de propriedade rural em São Francisco e os Cadastros Ambientais Rurais (CAR), que diagnosticam o potencial das propriedades rurais, além do volume em crédito rural que tem sido viabilizado através de projetos - como ações que têm fortalecido o campo e que tem proporcionado o retorno dos filhos dos produtores de volta à propriedade, "só que agora, como pequenos empresários rurais, como é o caso do Anderson", disse, que é filho de produtor e que agora busca seu caminho como empresário na propriedade familiar. Destacou que as exigências para os produtores dessa natureza são grandes, "mas eles já venceram as etapas mais difíceis", disse, afirmando que o governo vai cumprir a meta em implantar cerca de 800 agroindústrias até o próximo ano.

CRESCIMENTO CONSOLIDADO

Ao parabenizar o governador Confúcio Moura pelos serviços e obras que vem prestando ao Estado, o senador Raupp destacou o programa de agroindústrias, a exemplo de Ariquemes e da cidade de Crissiumal, em Santa Catarina, que tem feito os filhos dos agricultores voltar para a agricultura. Raupp disse que muito se orgulha por sua trajetória e pelo fato de poder ajudar seu Estado. Disse que é muito grato ao povo de Rondônia pelo mandato que lhe conferiu, por isso tem feito todo o possível para trazer benefícios a todos os segmentos, a exemplo de Rolim de Moura, que vai auxiliar destinando emendas para a aquisição de tratores no ano que vem. Também colocou-se à disposição para auxiliar a Universidade Federal de Rondônia (Unir), nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, tanto para a implantação de laboratórios como para aquisição de equipamentos.

MELHORIA DA RENDA E QUALIDADE DA PRODUÇÃO

O governador Confúcio Moura também parabenizou ao produtor Anderson Muniz pelo empreendimento que gerencia, citando ser ele e o  produtor Magno Sousa exemplos como os demais produtores das 35 agroindústrias implantadas na região com o apoio dos órgãos governamentais. Disse ter certeza de que irá cumprir a meta de alcançar de 800 a mil agroindústrias até o ano que vem, apoiado pelas equipes dos órgãos envolvidos nesse trabalho. Além disso, citou o apoio da Assembleia Legislativa que autorizou a destinação de R$10 milhões de reais para aquisição de equipamentos para agroindústrias. Por isso, tem feito o possível também para melhorar a produção, investindo na usina de calcário de Pimenta Bueno, que produzirá 400 mil toneladas a partir do ano que vem, diminuindo o custo do produto para a correção dos solos. Disse que Rondônia se soma aos Estados do Norte e do Centro Oeste na produção de alimentos. “Aqui o agricultor pode ter uma riqueza plantando com 21 alqueires, se melhorar a qualidade do café, pode plantar café clonado e adubado ou irrigado. Temos que nos enquadrar para melhorar a qualidade de nossa produção. Recuperar os pastos para produzir mais leite e carne, porque as indústrias chegam onde está a produção. Enquanto crescemos, o sul está empobrecendo. Rondônia é um Estado viável para se produzir e criar a família, e de prosperar, que o exemplo se irradia.”

MAIS RECURSOS PARA O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Ao visitar a agroindústria K-Delícia, o governador Confúcio Moura anunciou à secretária-adjunta da Seagri, Mary Braganhol a liberação de mais R$12 milhões de reais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire produtos da agricultura familiar para serem incorporados à merenda de escolas e creches, em todo o Estado de Rondônia.

Fonte: Mirian Franco
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam