Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Governador declara apoio às EFAs e sanciona bolsa de estudo para alunos


 
O Governador do Estado de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) e os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Edson Martins (PMDB) realizaram, na tarde da última segunda-feira (6), uma visita a Escola Família Agrícola (EFA de Ji-Paraná). Na oportunidade estiveram presentes os diretores das outras unidades das EFAs no Estado, alunos e pais de alunos, o secretário adjunto da Casa Civil Edivaldo Soares, o secretário adjunto da Agricultura Estadual Deuseminio de Almeida, o secretário regional de Governo, Romildo Pereira e as vereadoras Solange Pereira (PMDB) e Márcia Regina (PT).

Após conhecer de perto o modelo de ensino das EFAs, onde os filhos de produtores passam 15 dias na escola e 15 dias em suas propriedades, aplicando as técnicas aprendidas em suas terras, o Governador Confúcio Moura, comprometeu-se a liberar os recursos de mais R$ 1 milhão para atender as cinco escolas existentes no Estado e informou que a Lei Estadual Nº 2441 já foi sancionada e está em processo de regulamentação.

A lei de autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) prevê bolsas de estudos aos alunos matriculados nas Escolas Família Agrícola e, segundo o governador, um estudo técnico está sendo viabilizado pela Secretaria Estadual de Educação para que o Estado possa oferecer o subsidio aos alunos.

Confúcio Moura ressaltou que o modelo de ensino das EFAs é eficaz e terá total apoio do Executivo Estadual para ser melhorado e ampliado.

As bolsas, conforme a Lei, serão concedidas pela Secretaria de Estado e Educação à cada entidade mantenedora da Escola da Família Agrícola de acordo com o cadastro de matricula. O valor da bolsa individual será definido após juntamente ao estudo que está sendo realizado pelos técnicos da SEDUC.

O autor da Lei, o deputado estadual Jesualdo Pires argumentou que a concessão de bolsas de estudo será uma forma de incentivar e facilitar a promoção educacional desses alunos. “As Escolas Família Agrícola desenvolvem um trabalho primoroso de ensino junto aos filhos de produtores rurais. As EFAs conseguem incluir ao apreendizado do ensino médio pesquisas e técnicas que são voltadas à agricultura e melhoria da qualidade de vida do homem do campo, onde os alunos podem aperfeiçoar as técnicas apreendidas com os professores em suas propriedades rurais. Um modelo de ensino que há anos está dando certo”, informou.

O deputado estadual Edson Martins lembrou que nos anos anteriores os convênios firmados demoraram a ser liberados pelo Estado. “Temos agora a confirmação de que estes recursos estarão disponíveis às escolas o mais rápido possível”, disse.

EFAS – O Estado de Rondônia possui cinco Escolas Família Agrícola que funcionam como Escolas Comunitárias e possuem como principal bandeira o desenvolvimento rural sustentável, através da educação e formação dos jovens agricultores, atendendo a demanda de 31 cidades do interior do Estado. Hoje no Estado as EFAs atendem alunos dos municípios de Ariquemes, Alvorada, Cerejeiras, Ji-Paraná, Vale do Paraíso, Ouro Preto, Texeirópolis, Theobroma, Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Cacaulândia, Jaru, Presidente Médici, Tarilândia, Urupá, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Novo Horizonte, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, São Francisco Guaporé, Alto Alegre, São Francisco, Costa Marques, Seringueiras, Cacoal, Pimenta Bueno, Parecis, Ministro Andreazza e Espigão do Oeste.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce