Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governador Confúcio destaca potencial de Alvorada


Na solenidade de inauguração do teatro em Alvorada do Oeste, no sábado, 14, uma moradora local, a instrutora de autoescola Chirley Cardoso Melo, usou um bilhete para pedir ao governador Confúcio Moura resposta à falta de trabalho para os jovens da cidade. Sob aplausos, Moura se sensibilizou e apontou alternativas.

No bilhete, lido ao público pelo governador Confúcio, Chirley Cardoso protesta por oferta de trabalho aos jovens da cidade. “Alvorada está perdendo a população, os jovens estão deixando as famílias em busca de oportunidades de trabalho em outras cidades e até mesmo fora do País”, bradou Chirley, no bilhete.

Segundo ela, nos últimos dez anos a cidade perdeu 8 mil moradores. “Esta perda populacional pode estar relacionada à falta de emprego”, diz a instrutora, afirmando que na atual atividade profissional em que exerce ela ouve com frequência a reclamação dos jovens sobre a falta de serviço e a crescente migração deles.

Para o governador Confúcio Moura o apelo é recorrente. “Devemos nos mobilizar juntamente com o Sebrae para descobrir a vocação produtiva para Alvorada”, ensina o governador, provocando a união de forças entre os políticos municipais, estaduais e federais em parceria com o Sebrae na busca do empreendedorismo local.

Confúcio Moura espelhou no sucesso de uma cidade mineira produtora de tênis, e que atende em 70% o mercado nacional, para apresentar a resposta ao apelo. “Nova Serrana, em MG, é uma cidade pequena e capaz de gerar emprego e renda até para as cidades vizinhas”, lembrou o governador, que conheceu de perto o parque industrial daquele município. “Devemos fazer o mesmo por aqui”, afirmou, fazendo a convocação política para estudo deste gênero em favor de Alvorada.

Destaques de Alvorada

O município de Alvorada se destaca no cenário rondoniense nas culturas de inhame e café, porém desenvolve outras variedades cultivares e avança na pecuária leiteira e de corte, segundo dados da Emater-RO. “Aqui é berço do inhame e o café se potencializa fixando o jovem no campo. Máquinas agrícolas, agroindústrias, tecnologia ao produtor rural já vem sendo inserido pelo governo”, disse o governador, para em seguida reforçar o chamamento público.

Satisfeita com o interesse do governador em responder ao apelo, Chirley Cardoso se comprometeu em mobilizar a sociedade organizada de Alvorada e abrir um fórum de discussão sobre a pauta: “desemprego em Alvorada e novas oportunidades de trabalho aos jovens”, concluiu.

Fonte: Paulo Sérgio / Decom

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)