Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Governador Confúcio destaca potencial de Alvorada


Na solenidade de inauguração do teatro em Alvorada do Oeste, no sábado, 14, uma moradora local, a instrutora de autoescola Chirley Cardoso Melo, usou um bilhete para pedir ao governador Confúcio Moura resposta à falta de trabalho para os jovens da cidade. Sob aplausos, Moura se sensibilizou e apontou alternativas.

No bilhete, lido ao público pelo governador Confúcio, Chirley Cardoso protesta por oferta de trabalho aos jovens da cidade. “Alvorada está perdendo a população, os jovens estão deixando as famílias em busca de oportunidades de trabalho em outras cidades e até mesmo fora do País”, bradou Chirley, no bilhete.

Segundo ela, nos últimos dez anos a cidade perdeu 8 mil moradores. “Esta perda populacional pode estar relacionada à falta de emprego”, diz a instrutora, afirmando que na atual atividade profissional em que exerce ela ouve com frequência a reclamação dos jovens sobre a falta de serviço e a crescente migração deles.

Para o governador Confúcio Moura o apelo é recorrente. “Devemos nos mobilizar juntamente com o Sebrae para descobrir a vocação produtiva para Alvorada”, ensina o governador, provocando a união de forças entre os políticos municipais, estaduais e federais em parceria com o Sebrae na busca do empreendedorismo local.

Confúcio Moura espelhou no sucesso de uma cidade mineira produtora de tênis, e que atende em 70% o mercado nacional, para apresentar a resposta ao apelo. “Nova Serrana, em MG, é uma cidade pequena e capaz de gerar emprego e renda até para as cidades vizinhas”, lembrou o governador, que conheceu de perto o parque industrial daquele município. “Devemos fazer o mesmo por aqui”, afirmou, fazendo a convocação política para estudo deste gênero em favor de Alvorada.

Destaques de Alvorada

O município de Alvorada se destaca no cenário rondoniense nas culturas de inhame e café, porém desenvolve outras variedades cultivares e avança na pecuária leiteira e de corte, segundo dados da Emater-RO. “Aqui é berço do inhame e o café se potencializa fixando o jovem no campo. Máquinas agrícolas, agroindústrias, tecnologia ao produtor rural já vem sendo inserido pelo governo”, disse o governador, para em seguida reforçar o chamamento público.

Satisfeita com o interesse do governador em responder ao apelo, Chirley Cardoso se comprometeu em mobilizar a sociedade organizada de Alvorada e abrir um fórum de discussão sobre a pauta: “desemprego em Alvorada e novas oportunidades de trabalho aos jovens”, concluiu.

Fonte: Paulo Sérgio / Decom

 

Mais Sobre Municípios

Acidentes de trânsito trazem prejuízo e aumentam número de serviços prestados pelo Samu em Porto Velho

Acidentes de trânsito trazem prejuízo e aumentam número de serviços prestados pelo Samu em Porto Velho

O número de pessoas feridas em acidentes de trânsito no Brasil segue expressivo. Em Porto Velho, os números foram altos, inclusive quando a pandemia e

Mães dos projetos Viva Bem e Viver ativo celebram no Parque Natural

Mães dos projetos Viva Bem e Viver ativo celebram no Parque Natural

Uma tarde diferente, com programação especial para as participantes dos projetos Viva Bem e Viver Ativo, da Prefeitura de Porto Velho, assim foi a com

Mãe fala dos desafios e ensinamentos com filho autista

Mãe fala dos desafios e ensinamentos com filho autista

Muito mais que uma história de amor incondicional, a vida de Heline Braga é um símbolo de luta, coragem, perseverança e resiliência. Ela tem um filho