Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 - 14h11
Na solenidade de inauguração do teatro em Alvorada do Oeste, no sábado, 14, uma moradora local, a instrutora de autoescola Chirley Cardoso Melo, usou um bilhete para pedir ao governador Confúcio Moura resposta à falta de trabalho para os jovens da cidade. Sob aplausos, Moura se sensibilizou e apontou alternativas.
No bilhete, lido ao público pelo governador Confúcio, Chirley Cardoso protesta por oferta de trabalho aos jovens da cidade. “Alvorada está perdendo a população, os jovens estão deixando as famílias em busca de oportunidades de trabalho em outras cidades e até mesmo fora do País”, bradou Chirley, no bilhete.
Segundo ela, nos últimos dez anos a cidade perdeu 8 mil moradores. “Esta perda populacional pode estar relacionada à falta de emprego”, diz a instrutora, afirmando que na atual atividade profissional em que exerce ela ouve com frequência a reclamação dos jovens sobre a falta de serviço e a crescente migração deles.
Para o governador Confúcio Moura o apelo é recorrente. “Devemos nos mobilizar juntamente com o Sebrae para descobrir a vocação produtiva para Alvorada”, ensina o governador, provocando a união de forças entre os políticos municipais, estaduais e federais em parceria com o Sebrae na busca do empreendedorismo local.
Confúcio Moura espelhou no sucesso de uma cidade mineira produtora de tênis, e que atende em 70% o mercado nacional, para apresentar a resposta ao apelo. “Nova Serrana, em MG, é uma cidade pequena e capaz de gerar emprego e renda até para as cidades vizinhas”, lembrou o governador, que conheceu de perto o parque industrial daquele município. “Devemos fazer o mesmo por aqui”, afirmou, fazendo a convocação política para estudo deste gênero em favor de Alvorada.
Destaques de Alvorada
O município de Alvorada se destaca no cenário rondoniense nas culturas de inhame e café, porém desenvolve outras variedades cultivares e avança na pecuária leiteira e de corte, segundo dados da Emater-RO. “Aqui é berço do inhame e o café se potencializa fixando o jovem no campo. Máquinas agrícolas, agroindústrias, tecnologia ao produtor rural já vem sendo inserido pelo governo”, disse o governador, para em seguida reforçar o chamamento público.
Satisfeita com o interesse do governador em responder ao apelo, Chirley Cardoso se comprometeu em mobilizar a sociedade organizada de Alvorada e abrir um fórum de discussão sobre a pauta: “desemprego em Alvorada e novas oportunidades de trabalho aos jovens”, concluiu.
Fonte: Paulo Sérgio / Decom
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)