Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Glomaron realiza assembleia geral em Cacoal


A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron) fez uma grande movimentação da comunidade maçônica na cidade de Cacoal e região, onde se reuniram maçons de todos os municípios de Rondônia. A programação da Glomaron se desenvolveu a partir da noite de sexta-feira, com a sagração do templo da Loja Maçônica Phoenix nº 30, a primeira loja maçônica do Rito de York no Brasil reconhecida pela Grande Loja Maçônica dos Estados Unidos. No sábado, realizou a 4ª Soberana Assembleia Geral da Glomaron durante todo o dia e, no período da noite, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, presidiu, ao lado do venerável Adilson José Domingues, sessão solene em comemoração ao jubileu de prata da Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 08.

Após a sessão comemorativa aos 25 anos da Gonçalves Ledo nº 08, os maçons e familiares se uniram em um jantar fraternal, com brindes ao jubileu de prata e em comemoração às muitas ações fraternais que os obreiros da Loja vêm realizando desde a sua instalação em 26 de março de 1988.

Durante a Soberana Assembleia Geral, presidida pelo grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, os maçons debateram relevantes temas de interesse nacional, como proposta de projeto de Lei para descriminalizar o uso e a posse de entorpecentes; a questão da PEC 37, que retira do Ministério Público o poder de investigar crimes contra o Poder Público; Moção de Aplauso pelos 300 anos da Maçonaria Universal; comemoração dos 30 anos da Grande Loja em Rondônia, a ser completado em abril de 2015; trabalhos e projetos do Capítulo De Molay e o Congresso Estadual do Conselho da Ordem De Molay, nos dias 28 e 29 de julho deste ano, em Manaus.

Também foram abordadas e debatidas as propostas de realização da Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira em Rondônia e o conteúdo da Carta de Manaus, aprovada durante o 8º Encontro de Grão Mestre, realizada naquela cidade no ano passado, em que solicita o engajamento da Grande Loja Maçônica de Rondônia no movimento pela duplicação da BR-364 no trecho Cuiabá (MT) a Rio Branco (AC) e a conclusão da reabertura da B$ 319 (Porto Velho-Manaus).

Polêmica

Um dos temas mais polêmicos levado a debate durante a 4ª Soberana Assembleia da Glomaron, foi a proposta de projeto de Lei que tramita nas comissões da Câmara dos Deputados propondo a descriminalização da posse e uso de entorpecentes. Colocada a apreciação da SAG, inúmeros maçons se manifestaram contra o assunto, lembrando que em uma instituição formada por homens livres e de bons costumes não há espaço para apoio a um projeto dessa natureza, até porque está mais do que demonstrado que a droga escraviza seus dependentes. O apoio solicitado ao anteprojeto de Lei foi rejeitado por ampla maioria da Assembleia, presidida pelo grão-mestre e composta pelas autoridades maçônicas, pelos ex-veneráveis, pelos veneráveis e pelos delegados que representam as 37 lojas maçônicas filiadas a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia.

Por consenso, os participantes da 4ª SAG convergiram para o entendimento de que no momento em que presenciamos o louvável endurecimento da chamada Lei Seca, para enquadrar os que bebem e cometem barbáries ao volante, seria um paradoxo apoiar uma lei que libere o uso de drogas no Brasil.


Fonte: Carlos Araújo

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)