Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Glomaron realiza assembleia geral em Cacoal


A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron) fez uma grande movimentação da comunidade maçônica na cidade de Cacoal e região, onde se reuniram maçons de todos os municípios de Rondônia. A programação da Glomaron se desenvolveu a partir da noite de sexta-feira, com a sagração do templo da Loja Maçônica Phoenix nº 30, a primeira loja maçônica do Rito de York no Brasil reconhecida pela Grande Loja Maçônica dos Estados Unidos. No sábado, realizou a 4ª Soberana Assembleia Geral da Glomaron durante todo o dia e, no período da noite, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, presidiu, ao lado do venerável Adilson José Domingues, sessão solene em comemoração ao jubileu de prata da Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 08.

Após a sessão comemorativa aos 25 anos da Gonçalves Ledo nº 08, os maçons e familiares se uniram em um jantar fraternal, com brindes ao jubileu de prata e em comemoração às muitas ações fraternais que os obreiros da Loja vêm realizando desde a sua instalação em 26 de março de 1988.

Durante a Soberana Assembleia Geral, presidida pelo grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, os maçons debateram relevantes temas de interesse nacional, como proposta de projeto de Lei para descriminalizar o uso e a posse de entorpecentes; a questão da PEC 37, que retira do Ministério Público o poder de investigar crimes contra o Poder Público; Moção de Aplauso pelos 300 anos da Maçonaria Universal; comemoração dos 30 anos da Grande Loja em Rondônia, a ser completado em abril de 2015; trabalhos e projetos do Capítulo De Molay e o Congresso Estadual do Conselho da Ordem De Molay, nos dias 28 e 29 de julho deste ano, em Manaus.

Também foram abordadas e debatidas as propostas de realização da Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira em Rondônia e o conteúdo da Carta de Manaus, aprovada durante o 8º Encontro de Grão Mestre, realizada naquela cidade no ano passado, em que solicita o engajamento da Grande Loja Maçônica de Rondônia no movimento pela duplicação da BR-364 no trecho Cuiabá (MT) a Rio Branco (AC) e a conclusão da reabertura da B$ 319 (Porto Velho-Manaus).

Polêmica

Um dos temas mais polêmicos levado a debate durante a 4ª Soberana Assembleia da Glomaron, foi a proposta de projeto de Lei que tramita nas comissões da Câmara dos Deputados propondo a descriminalização da posse e uso de entorpecentes. Colocada a apreciação da SAG, inúmeros maçons se manifestaram contra o assunto, lembrando que em uma instituição formada por homens livres e de bons costumes não há espaço para apoio a um projeto dessa natureza, até porque está mais do que demonstrado que a droga escraviza seus dependentes. O apoio solicitado ao anteprojeto de Lei foi rejeitado por ampla maioria da Assembleia, presidida pelo grão-mestre e composta pelas autoridades maçônicas, pelos ex-veneráveis, pelos veneráveis e pelos delegados que representam as 37 lojas maçônicas filiadas a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia.

Por consenso, os participantes da 4ª SAG convergiram para o entendimento de que no momento em que presenciamos o louvável endurecimento da chamada Lei Seca, para enquadrar os que bebem e cometem barbáries ao volante, seria um paradoxo apoiar uma lei que libere o uso de drogas no Brasil.


Fonte: Carlos Araújo

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç