Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Glomaron realiza assembleia geral em Cacoal


A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron) fez uma grande movimentação da comunidade maçônica na cidade de Cacoal e região, onde se reuniram maçons de todos os municípios de Rondônia. A programação da Glomaron se desenvolveu a partir da noite de sexta-feira, com a sagração do templo da Loja Maçônica Phoenix nº 30, a primeira loja maçônica do Rito de York no Brasil reconhecida pela Grande Loja Maçônica dos Estados Unidos. No sábado, realizou a 4ª Soberana Assembleia Geral da Glomaron durante todo o dia e, no período da noite, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, presidiu, ao lado do venerável Adilson José Domingues, sessão solene em comemoração ao jubileu de prata da Loja Maçônica Gonçalves Ledo nº 08.

Após a sessão comemorativa aos 25 anos da Gonçalves Ledo nº 08, os maçons e familiares se uniram em um jantar fraternal, com brindes ao jubileu de prata e em comemoração às muitas ações fraternais que os obreiros da Loja vêm realizando desde a sua instalação em 26 de março de 1988.

Durante a Soberana Assembleia Geral, presidida pelo grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, os maçons debateram relevantes temas de interesse nacional, como proposta de projeto de Lei para descriminalizar o uso e a posse de entorpecentes; a questão da PEC 37, que retira do Ministério Público o poder de investigar crimes contra o Poder Público; Moção de Aplauso pelos 300 anos da Maçonaria Universal; comemoração dos 30 anos da Grande Loja em Rondônia, a ser completado em abril de 2015; trabalhos e projetos do Capítulo De Molay e o Congresso Estadual do Conselho da Ordem De Molay, nos dias 28 e 29 de julho deste ano, em Manaus.

Também foram abordadas e debatidas as propostas de realização da Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira em Rondônia e o conteúdo da Carta de Manaus, aprovada durante o 8º Encontro de Grão Mestre, realizada naquela cidade no ano passado, em que solicita o engajamento da Grande Loja Maçônica de Rondônia no movimento pela duplicação da BR-364 no trecho Cuiabá (MT) a Rio Branco (AC) e a conclusão da reabertura da B$ 319 (Porto Velho-Manaus).

Polêmica

Um dos temas mais polêmicos levado a debate durante a 4ª Soberana Assembleia da Glomaron, foi a proposta de projeto de Lei que tramita nas comissões da Câmara dos Deputados propondo a descriminalização da posse e uso de entorpecentes. Colocada a apreciação da SAG, inúmeros maçons se manifestaram contra o assunto, lembrando que em uma instituição formada por homens livres e de bons costumes não há espaço para apoio a um projeto dessa natureza, até porque está mais do que demonstrado que a droga escraviza seus dependentes. O apoio solicitado ao anteprojeto de Lei foi rejeitado por ampla maioria da Assembleia, presidida pelo grão-mestre e composta pelas autoridades maçônicas, pelos ex-veneráveis, pelos veneráveis e pelos delegados que representam as 37 lojas maçônicas filiadas a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia.

Por consenso, os participantes da 4ª SAG convergiram para o entendimento de que no momento em que presenciamos o louvável endurecimento da chamada Lei Seca, para enquadrar os que bebem e cometem barbáries ao volante, seria um paradoxo apoiar uma lei que libere o uso de drogas no Brasil.


Fonte: Carlos Araújo

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)