Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 18h10
A Maçonaria rondoniense se reúne em Guajará-Mirim nesta semana para festejar os 85 anos da Loja Maçônica Fé e Confiança, uma das representações mais antigas da Maçonaria quando Rondônia ainda era Território Federal.
Em comemoração à data, a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – Glomaron, realiza no sábado, dia 23/07, em Guajará-Mirim, a 11ª Soberana Assembleia Geral, com a participação de todas as Lojas jurisdicionadas no Estado.
Na oportunidade o Grão Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, parabeniza os integrantes da Loja Fé e Confiança pela data, e por manterem vivos os ideais maçônicos após quase um século de atividades na fronteira.
Segundo Juscelino, a história da Maçonaria em Rondônia se confunde com a própria história do Estado.
Em 1917 Guajará-Mirim era apenas um entreposto denominado “Quadro” e pertencia ao Estado de Mato Grosso. Em 1992 o povoado foi elevado à condição de distrito de Santo Antônio do Rio Madeira, ainda pertencente ao Mato Grosso.
Em 10 de julho de1924 foi fundado o “Triângulo Maçônico Fraternidade Guajaramirense”. Em 12 de julho de 1926 o então distrito foi elevado à categoria de “Vila de Esperidião Marques”, e no dia 23 de julho de 1926 foi fundada a Loja Maçônica Fé e Confiança, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas. Somente em 10 de abril de 1929 foi instalado o Município de Guajará-Mirim, em 1943 foi criado o Território federal do Guaporé e somente em 1956 houve a mudança de nome para Território Federal de Rondônia.
Toda essa história está sendo contada através de uma programação que teve início na segunda-feira, dia 18 e vai até sábado dia 23 de julho.
Para o Grão Mestre Juscelino Moraes do Amaral, é uma honra poder comemorar uma data tão importante para uma instituição que teve participação importante na criação e no desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Após a inauguração de placa comemorativa, sábado às 8 horas da manhã, no Marco Maçônico, localizado na Avenida XV de Novembro,no cengtro de Guajará-Mirim, Juscelino presidirá a Soberana Assembleia Geral que terá abertura solene às 9 horas da manhã mo templo da Loja Maçônica Fé e Confiança.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Sorrisos marcam experiência na Fábrica de Chocolate em Porto Velho
As irmãs Emanuela Lima, de 14 anos, e Kethellen Mayara, de 13, chegaram acompanhadas da mãe, a dona de casa Jéssica Nascimento, cheias de expectat

Documentário resgata história da Locomotiva 18 da EFMM
A memória ferroviária de Porto Velho volta a ganhar vida com o lançamento do documentário “Locomotiva 18: a condutora de sonhos”, que será exibido

Documentário da Locomotiva 18 emociona portovelhense na estreia
O apito de um trem que silenciou por décadas voltou a ecoar na tarde da última quarta-feira (01), no Teatro Municipal Banzeiros. O passado e o pre

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando de forma permanente a enchente do Rio Machado, que nesta quarta-fei
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)