Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 18h10
A Maçonaria rondoniense se reúne em Guajará-Mirim nesta semana para festejar os 85 anos da Loja Maçônica Fé e Confiança, uma das representações mais antigas da Maçonaria quando Rondônia ainda era Território Federal.
Em comemoração à data, a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – Glomaron, realiza no sábado, dia 23/07, em Guajará-Mirim, a 11ª Soberana Assembleia Geral, com a participação de todas as Lojas jurisdicionadas no Estado.
Na oportunidade o Grão Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, parabeniza os integrantes da Loja Fé e Confiança pela data, e por manterem vivos os ideais maçônicos após quase um século de atividades na fronteira.
Segundo Juscelino, a história da Maçonaria em Rondônia se confunde com a própria história do Estado.
Em 1917 Guajará-Mirim era apenas um entreposto denominado “Quadro” e pertencia ao Estado de Mato Grosso. Em 1992 o povoado foi elevado à condição de distrito de Santo Antônio do Rio Madeira, ainda pertencente ao Mato Grosso.
Em 10 de julho de1924 foi fundado o “Triângulo Maçônico Fraternidade Guajaramirense”. Em 12 de julho de 1926 o então distrito foi elevado à categoria de “Vila de Esperidião Marques”, e no dia 23 de julho de 1926 foi fundada a Loja Maçônica Fé e Confiança, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas. Somente em 10 de abril de 1929 foi instalado o Município de Guajará-Mirim, em 1943 foi criado o Território federal do Guaporé e somente em 1956 houve a mudança de nome para Território Federal de Rondônia.
Toda essa história está sendo contada através de uma programação que teve início na segunda-feira, dia 18 e vai até sábado dia 23 de julho.
Para o Grão Mestre Juscelino Moraes do Amaral, é uma honra poder comemorar uma data tão importante para uma instituição que teve participação importante na criação e no desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Após a inauguração de placa comemorativa, sábado às 8 horas da manhã, no Marco Maçônico, localizado na Avenida XV de Novembro,no cengtro de Guajará-Mirim, Juscelino presidirá a Soberana Assembleia Geral que terá abertura solene às 9 horas da manhã mo templo da Loja Maçônica Fé e Confiança.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades
Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)