Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 18h10
A Maçonaria rondoniense se reúne em Guajará-Mirim nesta semana para festejar os 85 anos da Loja Maçônica Fé e Confiança, uma das representações mais antigas da Maçonaria quando Rondônia ainda era Território Federal.
Em comemoração à data, a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – Glomaron, realiza no sábado, dia 23/07, em Guajará-Mirim, a 11ª Soberana Assembleia Geral, com a participação de todas as Lojas jurisdicionadas no Estado.
Na oportunidade o Grão Mestre da Glomaron, Juscelino Moraes do Amaral, parabeniza os integrantes da Loja Fé e Confiança pela data, e por manterem vivos os ideais maçônicos após quase um século de atividades na fronteira.
Segundo Juscelino, a história da Maçonaria em Rondônia se confunde com a própria história do Estado.
Em 1917 Guajará-Mirim era apenas um entreposto denominado “Quadro” e pertencia ao Estado de Mato Grosso. Em 1992 o povoado foi elevado à condição de distrito de Santo Antônio do Rio Madeira, ainda pertencente ao Mato Grosso.
Em 10 de julho de1924 foi fundado o “Triângulo Maçônico Fraternidade Guajaramirense”. Em 12 de julho de 1926 o então distrito foi elevado à categoria de “Vila de Esperidião Marques”, e no dia 23 de julho de 1926 foi fundada a Loja Maçônica Fé e Confiança, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas. Somente em 10 de abril de 1929 foi instalado o Município de Guajará-Mirim, em 1943 foi criado o Território federal do Guaporé e somente em 1956 houve a mudança de nome para Território Federal de Rondônia.
Toda essa história está sendo contada através de uma programação que teve início na segunda-feira, dia 18 e vai até sábado dia 23 de julho.
Para o Grão Mestre Juscelino Moraes do Amaral, é uma honra poder comemorar uma data tão importante para uma instituição que teve participação importante na criação e no desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Após a inauguração de placa comemorativa, sábado às 8 horas da manhã, no Marco Maçônico, localizado na Avenida XV de Novembro,no cengtro de Guajará-Mirim, Juscelino presidirá a Soberana Assembleia Geral que terá abertura solene às 9 horas da manhã mo templo da Loja Maçônica Fé e Confiança.
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)