Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

GESTÃO PÚBLICA: Ariquemes é destaque nacional


Ariquemes está no ranking dos 20 municípios brasileiros com a melhor prática em gestão pública.  A indicação é da Caixa Econômica Federal que enviou, na última quinta-feira (1), uma equipe de reportagem para registrar imagens que vão fazer parte de um documentário que ilustrará a aplicação e a funcionalidade da participação popular no desenvolvimento do município, desde a criação do Plano Diretor Participativo. Ariquemes é a única cidade do Estado de Rondônia a fazer parte desta lista.

Entre os 300 municípios que participam desta seleção, Ariquemes já está entre as 20 melhores, com grande possibilidade de ficar entre as 10 mais eficientes. A 5º edição do Prêmio Caixa, ‘Melhores Práticas e Gestão Local’ é realizado pela Caixa Econômica Federal a cada dois anos e tem como objetivo descobrir e homenagear os programas que mais se destacam em todo o Brasil.

A próxima avaliação será no fim deste mês, em Brasília. A votação será baseada nos documentários. Em dezembro serão escolhidos os três melhores, e estes participarão da escolha do Prêmio Internacional de Dubai – capital dos Emirados Árabes -  no início do próximo ano.

“Além de elaborarmos uma nova diretriz para nossa cidade, tivemos ainda, a participação da população neste processo, o que fez toda a diferença, pois assim, estamos atendendo as verdadeiras necessidades do povo”, enfatiza o coordenador do Plano Diretor Participativo e presidente do Conselho da Cidade, Isaias Vieira dos Santos.

Segundo o prefeito Confúcio Moura (PMDB), são vários os exemplos concretos de funcionalidade do Plano Diretor. Entre eles, estão as duas praças já construídas com a participação da comunidade nos Setores 11 e 05, em atenção à reivindicação por áreas de lazer. Asfalto nos bairros, também é um dos pedidos mais recorrentes que também vem sendo atendido. Só este ano, mais 20 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação asfáltica “O Setor Colonial é um dos beneficiados, está sendo todo asfaltado”, informa o prefeito.

A construção do teatro municipal – com capacidade para 526 lugares -, está com o processo de licitação em fase conclusiva e será o maior do Estado. A nova política de trânsito - que está sendo todo reestruturado - e a implantação de redes de esgoto - obra que terá início no próximo ano – são outras práticas que comprovam a aplicação dos requisitos estabelecidos no Plano Diretor. “Para a implantação da rede de esgoto, o município já conta com a liberação de R$ 6 milhões, que serão aplicados inicialmente em uma central de esgotos”, afirma Confúcio.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç