Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

GESTÃO PÚBLICA: Ariquemes é destaque nacional


Ariquemes está no ranking dos 20 municípios brasileiros com a melhor prática em gestão pública.  A indicação é da Caixa Econômica Federal que enviou, na última quinta-feira (1), uma equipe de reportagem para registrar imagens que vão fazer parte de um documentário que ilustrará a aplicação e a funcionalidade da participação popular no desenvolvimento do município, desde a criação do Plano Diretor Participativo. Ariquemes é a única cidade do Estado de Rondônia a fazer parte desta lista.

Entre os 300 municípios que participam desta seleção, Ariquemes já está entre as 20 melhores, com grande possibilidade de ficar entre as 10 mais eficientes. A 5º edição do Prêmio Caixa, ‘Melhores Práticas e Gestão Local’ é realizado pela Caixa Econômica Federal a cada dois anos e tem como objetivo descobrir e homenagear os programas que mais se destacam em todo o Brasil.

A próxima avaliação será no fim deste mês, em Brasília. A votação será baseada nos documentários. Em dezembro serão escolhidos os três melhores, e estes participarão da escolha do Prêmio Internacional de Dubai – capital dos Emirados Árabes -  no início do próximo ano.

“Além de elaborarmos uma nova diretriz para nossa cidade, tivemos ainda, a participação da população neste processo, o que fez toda a diferença, pois assim, estamos atendendo as verdadeiras necessidades do povo”, enfatiza o coordenador do Plano Diretor Participativo e presidente do Conselho da Cidade, Isaias Vieira dos Santos.

Segundo o prefeito Confúcio Moura (PMDB), são vários os exemplos concretos de funcionalidade do Plano Diretor. Entre eles, estão as duas praças já construídas com a participação da comunidade nos Setores 11 e 05, em atenção à reivindicação por áreas de lazer. Asfalto nos bairros, também é um dos pedidos mais recorrentes que também vem sendo atendido. Só este ano, mais 20 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação asfáltica “O Setor Colonial é um dos beneficiados, está sendo todo asfaltado”, informa o prefeito.

A construção do teatro municipal – com capacidade para 526 lugares -, está com o processo de licitação em fase conclusiva e será o maior do Estado. A nova política de trânsito - que está sendo todo reestruturado - e a implantação de redes de esgoto - obra que terá início no próximo ano – são outras práticas que comprovam a aplicação dos requisitos estabelecidos no Plano Diretor. “Para a implantação da rede de esgoto, o município já conta com a liberação de R$ 6 milhões, que serão aplicados inicialmente em uma central de esgotos”, afirma Confúcio.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr