Segunda-feira, 5 de novembro de 2007 - 11h18
Ariquemes está no ranking dos 20 municípios brasileiros com a melhor prática em gestão pública. A indicação é da Caixa Econômica Federal que enviou, na última quinta-feira (1), uma equipe de reportagem para registrar imagens que vão fazer parte de um documentário que ilustrará a aplicação e a funcionalidade da participação popular no desenvolvimento do município, desde a criação do Plano Diretor Participativo. Ariquemes é a única cidade do Estado de Rondônia a fazer parte desta lista.
Entre os 300 municípios que participam desta seleção, Ariquemes já está entre as 20 melhores, com grande possibilidade de ficar entre as 10 mais eficientes. A 5º edição do Prêmio Caixa, Melhores Práticas e Gestão Local é realizado pela Caixa Econômica Federal a cada dois anos e tem como objetivo descobrir e homenagear os programas que mais se destacam em todo o Brasil.
A próxima avaliação será no fim deste mês, em Brasília. A votação será baseada nos documentários. Em dezembro serão escolhidos os três melhores, e estes participarão da escolha do Prêmio Internacional de Dubai capital dos Emirados Árabes - no início do próximo ano.
Além de elaborarmos uma nova diretriz para nossa cidade, tivemos ainda, a participação da população neste processo, o que fez toda a diferença, pois assim, estamos atendendo as verdadeiras necessidades do povo, enfatiza o coordenador do Plano Diretor Participativo e presidente do Conselho da Cidade, Isaias Vieira dos Santos.
Segundo o prefeito Confúcio Moura (PMDB), são vários os exemplos concretos de funcionalidade do Plano Diretor. Entre eles, estão as duas praças já construídas com a participação da comunidade nos Setores 11 e 05, em atenção à reivindicação por áreas de lazer. Asfalto nos bairros, também é um dos pedidos mais recorrentes que também vem sendo atendido. Só este ano, mais 20 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação asfáltica O Setor Colonial é um dos beneficiados, está sendo todo asfaltado, informa o prefeito.
A construção do teatro municipal com capacidade para 526 lugares -, está com o processo de licitação em fase conclusiva e será o maior do Estado. A nova política de trânsito - que está sendo todo reestruturado - e a implantação de redes de esgoto - obra que terá início no próximo ano são outras práticas que comprovam a aplicação dos requisitos estabelecidos no Plano Diretor. Para a implantação da rede de esgoto, o município já conta com a liberação de R$ 6 milhões, que serão aplicados inicialmente em uma central de esgotos, afirma Confúcio.
Fonte: Ascom
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)