Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Gestantes recebem orientações sobre parto normal


Gestantes que são acompanhadas durante o pré-natal pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde Dom Bosco em Ji-Paraná, participaram de uma manhã de atividades para comemorar o dia das mães. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é contribuir para que as mães tenham uma gravidez saudável e oferecer orientações sobre o parto normal.

Para a enfermeira Lytsa Mayra Ferreira, muitas grávidas, ficam preocupadas com o momento do parto, principalmente as de primeira viagem. “Nós oferecemos muitas orientações durante o acompanhamento que fazemos com elas durante os nove meses, com apoio dos agentes comunitários de saúde. Como estamos às vésperas do dia das mães, decidimos fazer palestras, sorteio de brindes e um bom bate-papo para deixá-las mais tranquilas”, disse a enfermeira.

As futuras mães conversaram com a educadora perinatal e doula, Elaine Regina Silva Miranda. A missão da profissional é preparar a gestante e o parceiro sobre a gravidez, o parto e pós-parto. “A principal dica que dei foi sobre como é fundamental que elas tenham informações sobre esse processo tão marcante na vida delas. A gente sabe o quanto é difícil para a mulher que chega na hora do parto e não tem informação sobre esse momento”, explicou a educadora.

Os ensinamentos ajudaram muito Tainara Felix Correia, que está grávida de cinco meses. Ela prefere o parto normal. “Eu tenho muito medo, mas sei o quanto a recuperação é bem mais rápida. Por isso essas ações aqui no Posto de saúde são tão importantes pra nós”, falou a gestante.

As Unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná estão investindo cada vez mais em estratégias para favorecer que as gestantes tenham partos normais. Para o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, a meta da Semusa de Ji-Paraná é que 50% dos partos ocorram sem a necessidade da cesariana. 

Conforme o secretário, em Ji-Paraná após a implantação do Centro de Parto Normal, o número de cesarianas vem diminuindo, em razão dos benefícios do Parto Normal para as mães e os bebês. “O parto normal é mais saudável, tranquilo e menos arriscado para a mãe e a criança. É recomendado pelo Ministério da Saúde e nós estamos conseguindo melhorar esses índices”, informou Fuverki.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)