Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Gerências da Caerd no interior finalizam autoavaliação


As práticas de gestão adotadas em 11 municípios pelas gerências de negócios da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) foram avaliadas nas últimas quinta e sexta-feira (17 e 18), em Ji-Paraná, pelos gerentes e servidores das unidades. O diagnóstico interno foi realizado por meio da aplicação de uma das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), a Autovaliação.

O processo avaliativo nas gerências do interior deu continuidade ao diagnóstico realizado pelos servidores da capital, em abril, e teve como objetivo incluir as gerências na identificação das práticas de gestão de todas as unidades e classificá-las como adequadas ou não para a elaboração de um plano de melhorias com objetivo de prestar serviço público de qualidade.

Para a analista de sistemas da gerência de negócios de Rolim de Moura, Nilva Linhares, a iniciativa da Caerd em envolver servidores de outras cidades foi muito interessante, pois alguns não têm conhecimento de como são desenvolvidas as atividades para aperfeiçoamento dos serviços prestados. “A participação de todos na hora de decidir quais ações poderão ser adotadas para melhorar a qualidade dos nossos serviços demonstrou que estamos lutando por uma mesma causa, que é termos uma Caerd eficiente”, completou a servidora.

A gerente da Caerd em Rolim de Moura, Neuza dos Santos, afirmou que o momento expressou bem a cooperação existente no Estado. Segundo ela se o debate não tivesse incluído as demais unidades, os próprios servidores iriam criticar. “Isso representa inovação. O mais interessante é que na hora de analisar cada critério de excelência houve uma integração com servidores de outros municípios, foi muito gratificante”, ressaltou Neuza.

Estiveram presentes servidores dos municípios de Ji-Paraná, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Jaru, Ariquemes, Seringueiras, Machadinho, Nova Brasilândia, Espigão do Oeste e de Porto Velho.

Todo o processo foi acompanhado pelo Núcleo Estadual do Gespública, que é instalado na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)