Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

G.MIRIM: Cancelado incentivos fiscais a maior empresa de beneficiamento de Castanha-do-Pará



Uma Resolução do Ministério da Integração Nacional publicada hoje no Diário Oficial da União sepultou de vez a possibilidade de reabertura da Rondex – Indústria e Comércio Rondônia Exportadora S.A, a maior empresa beneficiadora de castanha-do-pará de Guajará-Mirim e do Estado de Rondônia.

Com projeto aprovado pela Sudam em 1968, a Rondex já foi uma das grandes empresas do ramo no País, chegando a possuir 200 empregos diretos e outros 500 indiretos nos dois lados da fronteira Brasil/Bolívia, região onde subsiste boa parte dos castanhais nativos dos dois países.

A Rondex gozava dos benefícios dos incentivos fiscais desde 1991 concedidos pela extinta Sudam – Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, com recursos do Fundo de Investimentos da Amazônia – Finam, ano em que foi criada a Zona de Livre Comércio de Guajará-Mirim.

Através de um Processo Administrativo Apuratório, o Ministério da Integração Nacional não comprovou desvio de aplicação de recursos de administradores e acionistas, mas resolveu cancelar, de fato e de direito, os incentivos fiscais do Finam.

Outros motivos é que o Ministério considerou inviável técnica, econômica, financeira e legalmente o empreendimento. A Rondex pertence às empresas do Grupo Bennesby.


Fonte: Jornal O Mamoré
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes se reúne com embaixador do Chipre em encontro diplomático

Prefeito Léo Moraes se reúne com embaixador do Chipre em encontro diplomático

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, recebeu em seu gabinete o embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilio

Sistema Fecomércio por meio do Senac-RO vai contribuir na produção do bolo dos 111 anos de Porto Velho

Sistema Fecomércio por meio do Senac-RO vai contribuir na produção do bolo dos 111 anos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho firmou parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio, FIERO, Sindicato da Panificação (Sindipan) e e

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas

Prefeitura de Porto Velho entrega seis novas voadeiras para comunidades ribeirinhas

A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta segunda-feira (22), a entrega de seis novas voadeiras que vão ampliar os atendimentos de saúde e o apoio l

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Sine Municipal, disponibiliza nesta semana 228 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. As

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)