Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 14h02
Membros dos Conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da Criança e do Adolescente serão os primeiros capacitados pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas, em Cacoal.
Abrindo os trabalhos orientativo-pedagógicos da regional, está programado para começar na próxima segunda-feira (27) um curso voltado a membros de conselhos do Fundeb dos municípios daquele polo. O evento, que se estende até o dia 29, será realizado em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas e as prefeituras locais.
As aulas acontecerão no auditório da Secretaria Regional, em Cacoal. A expectativa é de que pelo menos 50 pessoas participem do curso, que tem carga horária total de 16 horas-aula. Os conselhos municipais são formados por representantes do poder público e dos diversos segmentos da sociedade.
Os conhecimentos serão repassados pela própria secretária regional do TCE em Cacoal, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, e pelo assessor da Escola de Contas, Cláudio José Uchôa, os quais ministraram, entre 2010 e o início deste ano, curso sobre o assunto para mais de 300 membros de conselhos municipais dos polos de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho.
Dessa vez, Valdelice e Uchôa ministrarão um módulo mais avançado da capacitação, com foco na análise da prestação de contas. Durante o treinamento, será feito um estudo de casos relativos ao tema, além de exercícios práticos, buscando aprimorar e aprofundar os conselheiros do Fundo na fiscalização dos recursos oriundos do Fundeb.
INFANTO-JUVENIL
Dando continuidade à programação de cursos estabelecida para este primeiro ano de instalação, o TCE/Cacoal, em parceria com o IEP/Escola de Contas e o Ministério Público do Estado (MP), realiza, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o curso para membros dos Conselhos e Fundos da Criança e do Adolescente dos municípios sob a jurisdição da unidade técnico-administrativa.
Com um total de 16 horas-aula, a atividade será realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, localizada na avenida Castelo branco s/nº , bairro Pioneiros.
O instrutor será Cláudio Uchôa, que repassará aos participantes conhecimentos relativos à utilização dos recursos do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente (FIA), mudanças advindas com a instituição do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), atribuições e função do Conselho Tutelar, entre outros assuntos.
Fonte: TCE
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)