Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Friagem atingirá RO em pleno mês de dezembro



Daniel Panobianco - Para quem não acreditava mais que 2010 teria friagens, a atual situação sinótica agora da atmosfera mostra o contrário. Um sistema frontal (frente fria) bastante intenso e organizado, que no final de semana provocou precipitações em 24 horas de até 200 mm no Rio Grande do Sul, passa agora pelo Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul já influenciando também as condições meteorológicas no sul e oeste de Mato Grosso.

Esta frente é especial e vem precedida de grande carga de umidade e uma massa de ar polar, de forte intensidade para o mês de dezembro.
Para se ter uma ideia, ontem, às 7 horas fazia 24,1°C em Vila Bela da Santíssima Trindade, contra 15,2°C observados no mesmo horário em uma estação automática do INMET.

Em Mato Grosso, as regiões de Cáceres e Pontes e Lacerda já estão sofrendo as influencias do ar polar onde chove e venta muito forte.

A previsão dos modelos numéricos é de que hoje o tempo feche na maior parte de Rondônia podendo ocorrer fortes temporais, principalmente à tarde no centro e sul do Estado. O volume de chuva pode resultar em alagamentos expressivos, não se descartando também vendavais, até as regiões de Guajará-Mirim, Ariquemes e Porto Velho.

No Cone Sul, a temperatura que às 7 horas era de 23,1°C em outra estação do INMET em Vilhena, hoje deverá cair bastante até o final da noite. Os ventos que passarão a soprar fortes do quadrante sul despencarão a temperatura e a madrugada desta terça-feira pode ter temperatura mínima de apenas 16°C. Nas demais cidades também deverá esfriar um pouco, com mínimas na próxima madrugada entre 17°C e 19°C. Na metade da semana o tempo já melhora e volta a esquentar bastante.

Esta será a décima segunda friagem de 2010 em Rondônia, de acordo com dados do CPTEC/INPE, que contém todo o embasamento cientifico para se qualificar e quantificar um evento de friagem e não de institutos locais que contam ao dedo.

Confira os eventos de friagem em 2010 em Rondônia e suas respectivas datas:

Primeira: De 06-04 a 10-04 - Abril
Segunda: De 09-05 a 14-05 - Maio
Terceira: De 18-05 a 19-05 - Maio
Quarta: De 31-05 a 02-06 - Maio - Junho
Quinta: De 01-06 a 02-06 - Junho
Sexta: De 14-07 a 19-07 - Julho
Sétima: De 03-08 a 08-08 - Agosto
Oitava: De 13-08 a 15-08 - Agosto
Nona: De 05-09 a 06-09 - Setembro
Décima: De 03-10 a 04-10 - Outubro
Décima primeira: De 10-11 a 11-11 – Novembro

Dados: INMET – CPTEC/INPE – REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)
De olho no tempo – Meteorologia Jornalística

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam