Porto Velho (RO) sábado, 22 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores vai reforçar estratégias de crescimento econômico dos municípios


Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores faz parte da meta do Governo de Rondônia para alavancar economia de cada município - Gente de Opinião
Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores faz parte da meta do Governo de Rondônia para alavancar economia de cada município

Atento ao desenvolvimento dos 52 municípios, o Governo de Rondônia compartilhará ideias para turbinar a economia rondoniense durante o Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores, que será realizado na próxima quarta-feira (17), na Talismã 21, em Porto Velho. Serão realizadas várias palestras, a exemplo da que abordará as estratégias de como replicar o feito do município mineiro de Extrema que tornou-se a maior economia do Sul de Minas.

A missão de contar o procedimento estratégico para atingir esse objetivo será do palestrante Adriano Carvalho, que quando esteve como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Extrema (MG) conduziu o programa de atração de investimento, que multiplicou o Produto Interno Bruto (PIB) do município 14 vezes. 

Atualmente, ele é diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (INDI). É graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Sapucaí e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela PUC Minas. 

Diretor de Investimentos Adriano Carvalho considera  Rondônia com grandes vantagens

“Cada município tem características próprias, mas os problemas são semelhantes e a maneira de enfrentá-los também, é bom contribuir e aprender com outros municípios, e eu, hoje no Governo de Minas, venho fazendo esse trabalho de levar para os outros municípios mineiros as boas práticas de Extrema, e a gente vai levar isso para Rondônia também”. 

O palestrante definiu a iniciativa do Governo de Rondônia em realizar o Fórum como “fantástica”, pois acredita que é preciso fazer isso no Brasil, para que as boas práticas sejam multiplicadas e haja a transformação. Adriano Carvalho adiantou que Rondônia tem diversos aspectos vantajosos que podem ser aproveitados para gerar mais desenvolvimento.

“Talvez a grande vantagem de Rondônia, foi a que mais me encantou, é não ser um Estado tão grande como Minas que tem 853 municípios; isso faz com que as cidades menores sejam muito sufocadas pelos grandes municípios, mas em Rondônia são mais próximos um do outro. Também tem uma riqueza natural fantástica e é um Estado jovem, cheio de energia e possui um governo pró-negócio; isso faz toda a diferença”, definiu.

O Fórum faz parte da meta estadual de revitalizar cada uma das cidades, e soma-se aos grandes projetos de beneficiamento da população que estão acontecendo nos quatro cantos do Estado por meio do “Tchau Poeira”, “Governo na Cidade” e “Governo no Campo”.

A linda da orla da área portuária, no distrito de Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé, um dos frutos do “Governo na Cidade”, a revitalização asfáltica de Ariquemes, resultado do “Tchau Poeira”, e as ações de infraestrutura porteira adentro em Candeias do Jamari realizadas pelo “Governo na Cidade”, são exemplos de cases de sucesso do investimento do Poder Executivo de Rondônia nos municípios, e o Fórum pretende ampliar as estratégias em diversos eixos de desenvolvimento para tornar as cidades, lugares que proporcionem mais qualidade de vida aos rondonienses.

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil