Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Força Nacional de Saúde vai produzir relatórios sobre Nova Mamoré e Guajará


As equipes da Força Nacional de Saúde que estão baseadas nos municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim desde quinta-feira (27) apresentarão relatórios diários ao governo do estado sobre a situação sanitária da região para que possam ser adotadas as providências necessárias para a proteção da saúde da população. A região está isolada por via terrestre por conta da enchente que atinge os rios Mamoré e Madeira. O anúncio foi feito pelo governador Confúcio Moura durante entrevista ao radialista Jorge Câmara, na Rádio Rondônia FM, em Guajará Mirim.

Os relatórios da missão da Força Nacional de Saúde apontarão a necessidade de prorrogar o tempo de atividade nos dois municípios, ou indicar a necessidade de convocar mais equipes. “Todo apoio que for necessário será dado para amenizar os problemas enfrentados pela população. Não deixaremos nada para depois”, afirmou Confúcio Moura durante a entrevista.

As equipes vão organizar o fluxo de serviços e priorizar as famílias mais vulneráveis.

Elogios

O prefeito de Guajará Mirim, Dúlcio Mendes, que também participou da entrevista, disse que é fundamental receber o apoio do governo do estado neste momento, porque o município vive uma situação atípica. “Já sabemos que o enfrentamento da fase posterior à enchente será difícil, não estávamos preparados. Mas o suporte que estamos recebendo será muito bom para todos”, acrescentou.

Dúlcio, que esteve em Brasília com o prefeito de Nova Mamoré Laerte Queiroz e o governador Confúcio Moura para apresentar as demandas decorrentes da enchente recorde do rio Madeira, disse que a acolhida entre os ministros visitados foi positiva. “Ouvi muitos elogios ao governador Confúcio. Sua capacidade reagir de com serenidade diante do desastre e buscar soluções imediatamente foi bastante comentada”.

O prefeito Laerte Queiroz disse aos ouvintes da Rádio Rondônia FM que a Defesa Civil Estadual vem atuando à altura das necessidades apresentadas e que a inexistência de mortes é uma consequência disto. Ele lembrou ainda que desde o primeiro momento o governo estado prestou assistência para socorrer a população do município. “Sabemos que o pior ainda está por vir, que é o período da vazante do rio, quando as famílias retornarem à suas casas, quando podem ocorrer casos de doenças. Mas precisamos estar preparados para resolver aos problemas para que os moradores sejam atendidos dignamente”, acrescentou.

Laerte chamou a atenção para o distrito de Araras, que está totalmente submerso. Foi necessário retirar de lá todas as famílias e há sinais de contaminação da água. “Será necessário realizar uma ação específica para evitar problemas graves na área de saúde”, informou.

O governador Confúcio Moura revelou que já estão sendo iniciados estudos sobre a qualidade da água com a qual a população tem contato e que esta providência é obrigatória e faz parte das ações de enfrentamento da inundação. Amostras estão sendo recolhidas em todas as áreas alagadas e serão enviadas para análises laboratoriais.

Ele encerrou a entrevista recomendando aos pais para que orientem as crianças a evitarem contato com a água da enchente e adotem medidas sanitárias preventivas.

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Admilson Knightz
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)