Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Flor do Campo Rondônia apresenta Florestas, Encantos e Magias



O bumbá Flor do Campo dirigido pela folclorista Georgina e seu marido Mário, festejou com fogos e muita batucada o resu8ltado do sorteio realizado na tarde da última quarta feira em pleno bumdódromo que lhe deu o direito de fazer sua primeira apresentação no XV Festival Folclórico de Guajará-Mirim na noite de sábado dia 8. “Com isso a gente ganha mais um dia para trabalhar o acabamento das nossas alegorias”, disse o diretor Silvio. Na realidade nossa equipe de reportagem chegou a Guajará por volta das 20h daquela quarta feira e ao visitar o QG do boi vermelho, e pode constatar a euforia dos dirigentes e brincantes do grupo quem como artesão o Ednart.

Para mostrar o tema Rondônia – Florestas, Encantos e Magias o boi da dona Georgina o “vermelhão” do Tamandaré vai colocar na arena na noite deste sábado dia 8, alegorias que chegam a medir mais de 10 metros de altura como é o caso da alegoria “São Francisco” que faz parte do cenário aonde vem o Amo a Sinhazinha da Fazenda e o Flor do Campo. “Vamos mostrar como é que se manipula uma alegoria dentro da arena”, disse o artesão Ednart.

Quem teve a oportunidade de ver o trabalho da equipe comandada pelo Ednart no QG do Flor do Campo pode garantir aos que ainda têm dúvida se vão ou não vão assistir a apresentação dos bois no Duelo da Fronteira, que o espetáculo vai dos melhores dos últimos anos. Basta lembrara que a alegoria aonde vem a Cunhã Poranga é algo que jamais vimos no festival folclórico de Guajará-Mirim nesses 15 anos de cobertura, é um escorpião enorme cuja cabeça vem com uma pintura muito bonita na cabeça. “O resto vocês vão ver durante a apresentação do boi na noite deste sábado”. Nossa equipe também esteve no ensaio geral que aconteceu na quadra do colégio Almirante Tamandaré e constatou que as tribos estão muito bem ensaiadas e a marujada com aproximadamente 150 integrantes vai ser um show a parte, enquanto a toada de desafio chamou a atenção dos turistas que estavam apreciando a bricandeira do bumbá vermelho naquela noite.

O Flor do Campo entra na arena do bumbódromo amanhã por volta das 21h.

Domingo mais uma vez o Flor do Campo Será o último a se apresentar.

A apuração dos votos dado pelos jurados que vêm de Mato Grosso acontece logo após a apresentação do Flor do Campo na noite de domingo.

Fonte: Sílvio SAntos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)