Segunda-feira, 9 de junho de 2014 - 13h20
Durante a última semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) intensificou a fiscalização na fronteira. A ação ocorreu para coibir a entrada de animais, vegetais, produtos e subprodutos ilegais durante a Festa do Divino Espírito Santo, realizada no distrito de Porto Rolim de Moura do Guaporé (município de Alta Floresta do Oeste).
Dentre as atividades desenvolvidas, os fiscais abordaram embarcações brasileiras e bolivianas; informaram sobre doenças animais (febre aftosa, tuberculose, brucelose, mormo, entre outras) e de vegetais (monília do cacau e cupuaçu, moko e mal do Panamá nas bananas, entre outras), garantindo o controle zoo e fito-sanitário, além de contribuírem com orientações sobre as condições mínimas necessárias para a manipulação de alimentos.
Segundo o supervisor Regional Rodrigo Izuro Fujihara, houve orientações aos organizadores do evento, que possuem consciência sobre os procedimentos a serem adotados pela Agência Idaron em relação à fiscalização do trânsito de animais e vegetais e seus produtos e subprodutos e os riscos que poderiam ocorrer, caso essa fiscalização não fosse efetuada.
“A festa faz parte do folclore de Rondônia, contudo temos que fazer nosso trabalho de vigilância sanitária. A produção rural responde por mais de 43% do nosso PIB, por isto podemos festar mas sem esquecer nossa missão”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.
A operação contou com uma equipe formada por um médico veterinário, cinco assistentes fiscais e três piloteiros, trabalhando 24 horas ininterruptas. Durante a noite, os técnicos foram divididos em três sub-equipes em plantões de 04 horas. A ação teve tendo o apoio das Polícias Militar (PM) e Militar Ambiental (PMA).
Fonte
Texto: Idaron
Foto: Robson Paiva
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes
Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)