Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

FETAGRO comemora junto com acampados entrega da Fazenda Vale Encantado



Os acampados (as) da fazenda Vale do Jamari (popular Vale Encantado), no município de Theobroma, festejaram no último sábado, dia 19, juntamente com a FETAGRO, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Superintendente do INCRA, Carlino Lima e o Deputado Federal Anselmo de Jesus o pagamento da fazenda Vale do Jamari. Com a compra da terra, inicia-se o processo de criação do assentamento que contemplará 100 famílias.

Há quatro anos acampados, os trabalhadores rurais travaram sucessivas lutas para pautar a compra da fazenda para fins de reforma agrária junto ao INCRA. Dentre as diversas ações (lutas) estiveram a participação no Grito da Terra Rondônia, realizado no mês de agosto de 2009, no município de Porto Velho, e o Grito da Terra Brasil, ocorrido em maio deste ano.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia – FETAGRO, entidade de representação sindical, atuando no Estado com uma base de aproximadamente 100 mil famílias de trabalhadores (as) rurais, parabeniza os trabalhadores (as) que permaneceram firmes na luta. Em nome do companheiro “Jacamin”, a Federação celebra com todos por esta conquista que, com certeza, servirá de incentivo para os demais acampados que também semeiam a esperança de conseguir um pedaço de terra para trabalhar.

Nossos agradecimentos pela atenção e dedicação também à causa, se estendem ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Theobroma, na pessoa do Presidente Rogério Viana, ao Deputado Federal Anselmo de Jesus, que intercedeu junto ao INCRA Nacional pela liberação dos R$ 7 milhões pagos pela área e, de forma especial, ao Superintendente do INCRA, Carlino Lima, a Chefe de Obtenção Drª Amália e toda a equipe do órgão pelo trabalho realizado, tendo como resultado uma grandiosa comemoração com mais de 200 agricultores e agricultoras, que já se denominam assentados e assentadas.

Destacamos a importância da reforma agrária que, com a implantação deste assentamento, investirá aproximadamente R$ 10 milhões no município de Theobroma, desde a compra da área à implantação dos Créditos: habitação, fomento e outros. Tal investimento com certeza movimentará a economia do município, mas principalmente, trará dignidade às pessoas que produzem na terra e geram renda e qualidade de vida para suas famílias.

Por meio de exemplos como este do futuro Assentamento Vale Encantado, é que a FETAGRO acredita na reforma agrária como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de Rondônia, especialmente para os agricultores beneficiários que tem a sua dignidade plantada e cultivada na terra. Mas, para isso, o INCRA precisa dar respostas tão ágeis quanto essa à grande demanda colocada em todo o Estado.

Ainda temos muito que avançarmos em reforma agrária. E, por isso, a FETAGRO tem colocado a necessidade do processo de realização de reforma agrária como a principal pauta do movimento sindical.

Esperamos que o a sociedade, de posse do entendimento da importância da reforma agrária para o comercio local, para a produção de alimentos, para a preservação ambiental, se engaje no apoio e na defesa dessa bandeira de luta.

Fábio Assis de Menezes

Presidente em Exercício
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam