Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Festival Folclórico 'Duelo da Fronteira' começa nesta sexta-feira em Guajará-Mirim



Nesta época do ano as cores azul e vermelho tomam conta da cidade de Guajará-Mirim, também conhecida como Pérola do Mamoré. Para onde se olha essas cores demonstram o amor dos moradores ao seu boi preferido. O "Duelo da Fronteira" começará na noite desta sexta-feira (07) e se encerrará no domingo (09) e reunirá na cidade milhares de pessoas de diversas partes do país. E este ano conta com um lugar específico, um bumbódromo, construído pelo Governo do Estado, onde os bois-bumbás Flor do Campo (vermelho e branco) e Malhadinho (azul e branco) farão as suas apresentações. 

O Festival Folclórico de Guajará-Mirim acontece desde o ano de 1994. Na época, o evento era chamado de "Festival Folclórico Pérola do Mamoré" (Fefopem) e era realizado na quadra da AABB. Hoje a festa, que reúne mais de 4 mil brincantes, e é motivo de orgulho para a cidade. 

“Nós incentivamos e apoiamos a cultura em nosso Estado. Podemos citar algumas manifestações culturais realizadas com o nosso apoio, como as feiras agropecuárias, as quadrilhas e bois-bumbás e ainda os eventos culturais como o teatro de rua, a música, as artes cênicas. Também estamos construindo um dos maiores teatros do país para abrigar a cultura do nosso Estado. Em Guajará-Mirim não é diferente, o ‘Duelo da Fronteira’ abre portas para o turismo na região e gera renda para o município, uma vez que o festival é apreciado por pessoas de vários lugares do país”, destacou o governador Ivo Cassol. 

Como o festival é assistido por um grande público a área será ampliada com a montagem de novas arquibancadas móveis e camarotes, tudo para proporcionar, nos dias de festa, mais comodidade aos participantes. “A realização deste evento é marcado por fatores importantíssimos, o primeiro é essa troca de experiências culturais entre os povos de Guajará-Mirim e os bolivianos, isso sem contar com a presença dos turistas que chegam à região para prestigiar o evento. A segunda, é que além de apoiar a realização do evento com toda a estrutura física, o governo também dá apoio aos grupos, com a compra de suas indumentárias. 

”O Governo do Estado tem apoiado a cultura em seus vários aspectos e é também a cultura em Rondônia que tem alavancado o turismo no Estado, é o que vai acontecer Guajará-Mirim, com o Festival Folclórico Pérola do Mamoré, o Duelo da Fronteira”, declarou Jucélis Freitas, Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Secel. “Todo aparato de segurança foi montado para que o público e os brincantes tenham uma grande festa”, assegurou. 

Os protagonistas do festival prometem inovar, o boi Flor do Campo vem com o tema: Rondônia, Mitos e Lendas e o seu adversário, e o boi Malhadinho destaca: Etnia, Raça, Brasil”.

Fonte: Decom / Neth Fiorentino.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)