Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 11h28
![]() |
Entre a saudade da velha Mutum e o conforto do novo lugar para onde foram levados, os moradores da Nova Mutum ainda se mostram reticentes quanto à vantagem da opção pelo moderno.
Queixosos da falta de árvores, especialmente frutíferas; da criação de animais domésticos e de outras atividades campesinas, muitos se perguntam se a decisão de morar na nova cidade foi a mais sábia.
Mas no último sábado, 11/12, essa espécie da banzo foi deixada de lado com a chegada da trupe do FestCineamazônia. Apesar de naquela noite acontecessem várias atividades simultaneamente, um grande número de moradores deu prioridade à arte e mergulhou no mundo mágico do cinema e do circo.
Como nas mostras anteriores, o Palhaço Bicudo exerce um fascínio indescritível sobre as crianças. Mas até os adultos se pegam em estridentes gargalhadas diante das palhaçadas envolventes do artista circense. “Eventos como esse nos ajudam a não perder o senso de responsabilidade que precisamos manter com a natureza. Tudo precisa ser feito para que o progresso não prejudique tanto o homem e o planeta. Mas o Bicudo nos alerta que isso pode ser feito sem raiva”, diz Sâmela, 17, estudante.
“Eu sei que toda criança precisa estudar, mas sei também que é muito importante brincar e sonhar. Mas não é só a gente que precisa disso, os adultos também precisam ser mais alegres”, considera Mateus, 8 anos.
Ao final do espetáculo, Bicudo, ou Sérgio Bustamante, agradeceu a acolhida dos moradores de Nova Mutum e lhes deixa uma mensagem: “é natural que vocês sintam saudades do lugar onde viveram por longos anos, mas continuem brincando e sonhando que a vida será bem melhor. E será!”
Fortaleza do Abunã
Erguida sobre um imenso rochedo, e dotada de uma beleza própria da Amazônia, Fortaleza do Abunã e seus 300 moradores fixos estimativos levam uma vida livre e tranqüila. Mas a cada ano, durante a estiagem, a rotina da comunidade é quebrada ao ser invadida por cerca de 10 mil pessoas para o badalado Festival de Praia e uma das etapas do disputado Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia. É quase uma semana de muita festa na pequena vila.
Mas na noite de quinta-feira, 9/12, foi a magia da arte que mudou o dia-dia do lugar. As famílias de Fortaleza do Abunã foram ao cinema e ao circo e se deixaram inebriar pela sétima arte e pelas peraltices do Palhaço Bicudo.
Frustração
Na sexta-feira, 10/12, Abunã era toda expectativa diante do FestCineamazônia. Os moradores se mobilizaram, as crianças chegaram a fazer coro com o Palhaço Bicudo convocando todos para o festival de arte. “Hoje tem espetáculo?”, gritava Bicudo; “tem sim senhor!, respondia a criançada pelas ruas da comunidade. Não teve. A Eletrobras não deixou, frustrando o sonho de muita gente.
Os apagões constantes na região têm trazido prejuízo econômico e de toda ordem. E agora da arte. “A gente tem tão pouco disso, e quando chega a oportunidade de se conhecer mais sobre tudo, a falta de energia não deixa. Isso é muito ruim!”, lamenta Cica Mota.
O FestCineamazônia itinerante 2010 é apresentado pela Oi, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da Secel, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Fonte: Solano Ferreira
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)