Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ferrovia Centro-Oeste: 'A idéia é bem vida, mas é apenas o primeiro passo', diz Moreira



Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) pediu cautela aos líderes rondonienses no que se refere ao projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, que deve chegar até o estado. A ferrovia foi tema de uma reunião realizada no final de semana na sede da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), em Vilhena, mas, segundo o deputado, “está mais para um grande discurso eleitoreiro de véspera de eleições do que propriamente algo mais concreto”.

Moreira relatou que houve uma verdadeira comoção na cidade de Vilhena e região devido à expectativa em torno da construção da ferrovia. No entanto, ressalta que a reunião de apresentação e discussão do projeto “foi apenas o primeiro passo”, e não uma garantia de que a obra vá se concretizar em dois ou quatro anos, como afirmam alguns. Vender uma idéia destas – diz ele – seria uma atitude precipitada e irresponsável para com todo o povo de Rondônia.

O deputado citou como exemplo a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda em 1986, no Governo Sarney, e que, passados mais de vinte anos não avançou sequer trezentos quilômetros. “É preciso que os rondonienses saibam que não é uma obra tão simples, que não há mágica nisso. Se uma rodovia estadual leva anos para ser concluída, o que dirá uma ferrovia, que é uma obra muito mais complexa!”, argumenta.

Moreira Mendes elogiou a iniciativa do governador Ivo Cassol que, durante o encontro, defendeu a construção de dois ramais em sentido contrário para acelerar o processo de construção da ferrovia, um saindo de Porto Velho e outro de Lucas do Rio Verde (MT), ambos com sentido a Vilhena. “Aí sim, essa ferrovia se transformaria em realidade”, frisa o deputado.

Ele fez questão de ressaltar que apóia integralmente o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, ressaltando, porém, que, mesmo com toda a boa vontade demonstrada pelo presidente Lula, a máquina pública não tem condições de cumprir o seu papel num prazo tão curto. “A idéia é bem vinda, mas é apenas o primeiro passo”, reiterou.

Viagens

Em suas viagens pelo interior do estado, o deputado visitou os municípios de Vilhena e Chupinguaia e os distritos de Novo Plano e Guaporé.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita

Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita

Uma programação especial foi preparada para a população da capital rondoniense. Neste sábado (11) a festa alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no d

Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios

Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios

Sebrae, em parceria com a União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER) e a Prefeitura Municipal, deu início no dia 29 de setembro, em São Feli

Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa no Parque da Cidade

Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa no Parque da Cidade

Neste sábado (12), o Parque da Cidade será palco de uma grande celebração ao Dia das Crianças, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, com um dos sh

A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

As brincadeiras e atividades físicas são fundamentais para o crescimento saudável e o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo para o corpo

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)