Porto Velho (RO) sábado, 23 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ferrovia Centro-Oeste: 'A idéia é bem vida, mas é apenas o primeiro passo', diz Moreira



Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) pediu cautela aos líderes rondonienses no que se refere ao projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, que deve chegar até o estado. A ferrovia foi tema de uma reunião realizada no final de semana na sede da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), em Vilhena, mas, segundo o deputado, “está mais para um grande discurso eleitoreiro de véspera de eleições do que propriamente algo mais concreto”.

Moreira relatou que houve uma verdadeira comoção na cidade de Vilhena e região devido à expectativa em torno da construção da ferrovia. No entanto, ressalta que a reunião de apresentação e discussão do projeto “foi apenas o primeiro passo”, e não uma garantia de que a obra vá se concretizar em dois ou quatro anos, como afirmam alguns. Vender uma idéia destas – diz ele – seria uma atitude precipitada e irresponsável para com todo o povo de Rondônia.

O deputado citou como exemplo a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda em 1986, no Governo Sarney, e que, passados mais de vinte anos não avançou sequer trezentos quilômetros. “É preciso que os rondonienses saibam que não é uma obra tão simples, que não há mágica nisso. Se uma rodovia estadual leva anos para ser concluída, o que dirá uma ferrovia, que é uma obra muito mais complexa!”, argumenta.

Moreira Mendes elogiou a iniciativa do governador Ivo Cassol que, durante o encontro, defendeu a construção de dois ramais em sentido contrário para acelerar o processo de construção da ferrovia, um saindo de Porto Velho e outro de Lucas do Rio Verde (MT), ambos com sentido a Vilhena. “Aí sim, essa ferrovia se transformaria em realidade”, frisa o deputado.

Ele fez questão de ressaltar que apóia integralmente o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, ressaltando, porém, que, mesmo com toda a boa vontade demonstrada pelo presidente Lula, a máquina pública não tem condições de cumprir o seu papel num prazo tão curto. “A idéia é bem vinda, mas é apenas o primeiro passo”, reiterou.

Viagens

Em suas viagens pelo interior do estado, o deputado visitou os municípios de Vilhena e Chupinguaia e os distritos de Novo Plano e Guaporé.

Fonte: Claudivan Santiago

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie