Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ferrovia Centro-Oeste: 'A idéia é bem vida, mas é apenas o primeiro passo', diz Moreira



Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) pediu cautela aos líderes rondonienses no que se refere ao projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, que deve chegar até o estado. A ferrovia foi tema de uma reunião realizada no final de semana na sede da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), em Vilhena, mas, segundo o deputado, “está mais para um grande discurso eleitoreiro de véspera de eleições do que propriamente algo mais concreto”.

Moreira relatou que houve uma verdadeira comoção na cidade de Vilhena e região devido à expectativa em torno da construção da ferrovia. No entanto, ressalta que a reunião de apresentação e discussão do projeto “foi apenas o primeiro passo”, e não uma garantia de que a obra vá se concretizar em dois ou quatro anos, como afirmam alguns. Vender uma idéia destas – diz ele – seria uma atitude precipitada e irresponsável para com todo o povo de Rondônia.

O deputado citou como exemplo a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda em 1986, no Governo Sarney, e que, passados mais de vinte anos não avançou sequer trezentos quilômetros. “É preciso que os rondonienses saibam que não é uma obra tão simples, que não há mágica nisso. Se uma rodovia estadual leva anos para ser concluída, o que dirá uma ferrovia, que é uma obra muito mais complexa!”, argumenta.

Moreira Mendes elogiou a iniciativa do governador Ivo Cassol que, durante o encontro, defendeu a construção de dois ramais em sentido contrário para acelerar o processo de construção da ferrovia, um saindo de Porto Velho e outro de Lucas do Rio Verde (MT), ambos com sentido a Vilhena. “Aí sim, essa ferrovia se transformaria em realidade”, frisa o deputado.

Ele fez questão de ressaltar que apóia integralmente o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, ressaltando, porém, que, mesmo com toda a boa vontade demonstrada pelo presidente Lula, a máquina pública não tem condições de cumprir o seu papel num prazo tão curto. “A idéia é bem vinda, mas é apenas o primeiro passo”, reiterou.

Viagens

Em suas viagens pelo interior do estado, o deputado visitou os municípios de Vilhena e Chupinguaia e os distritos de Novo Plano e Guaporé.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5

Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos

Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho

A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)