Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ferrovia Centro-Oeste: 'A idéia é bem vida, mas é apenas o primeiro passo', diz Moreira



Em discurso na tribuna da Câmara na tarde de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) pediu cautela aos líderes rondonienses no que se refere ao projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, que deve chegar até o estado. A ferrovia foi tema de uma reunião realizada no final de semana na sede da Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC), em Vilhena, mas, segundo o deputado, “está mais para um grande discurso eleitoreiro de véspera de eleições do que propriamente algo mais concreto”.

Moreira relatou que houve uma verdadeira comoção na cidade de Vilhena e região devido à expectativa em torno da construção da ferrovia. No entanto, ressalta que a reunião de apresentação e discussão do projeto “foi apenas o primeiro passo”, e não uma garantia de que a obra vá se concretizar em dois ou quatro anos, como afirmam alguns. Vender uma idéia destas – diz ele – seria uma atitude precipitada e irresponsável para com todo o povo de Rondônia.

O deputado citou como exemplo a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda em 1986, no Governo Sarney, e que, passados mais de vinte anos não avançou sequer trezentos quilômetros. “É preciso que os rondonienses saibam que não é uma obra tão simples, que não há mágica nisso. Se uma rodovia estadual leva anos para ser concluída, o que dirá uma ferrovia, que é uma obra muito mais complexa!”, argumenta.

Moreira Mendes elogiou a iniciativa do governador Ivo Cassol que, durante o encontro, defendeu a construção de dois ramais em sentido contrário para acelerar o processo de construção da ferrovia, um saindo de Porto Velho e outro de Lucas do Rio Verde (MT), ambos com sentido a Vilhena. “Aí sim, essa ferrovia se transformaria em realidade”, frisa o deputado.

Ele fez questão de ressaltar que apóia integralmente o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste, ressaltando, porém, que, mesmo com toda a boa vontade demonstrada pelo presidente Lula, a máquina pública não tem condições de cumprir o seu papel num prazo tão curto. “A idéia é bem vinda, mas é apenas o primeiro passo”, reiterou.

Viagens

Em suas viagens pelo interior do estado, o deputado visitou os municípios de Vilhena e Chupinguaia e os distritos de Novo Plano e Guaporé.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)