Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Feira da Agricultura Familiar revela potencialidade leiteira de Jaru


Com o objetivo de promover maior integração entre os agricultores familiares e incentivar a bovinocultura leiteira da região, a Feira da Agricultura Familiar reuniu mais de 300 participantes na Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no município de Jaru. Realizada pela parceria entre o governo estadual, por meio da Emater, e a Associação os Produtores Rurais da Linha 634 (Asprol-634), o evento possibilitou aos agricultores da região assistir palestras técnicas e participar de atividades sociais e comerciais, trazendo benefícios para toda a comunidade e revelando a potencialidade produtiva do município.

Gente de Opinião

Incentivo à bovinocultura leiteira e fortalecimento da agricultura familiar.

A realização de feiras como essa é muito importante para o desenvolvimento produtivo das famílias que residem no campo. É através delas que os produtores rurais de pequenas propriedades têm acesso às inovações tecnológicas, informações de técnicas eficientes e até mesmo a aquisição de animais geneticamente melhorados.  “É um momento muito importante para a comunidade, pois as feiras criam oportunidade de integração e confraternização entre os agricultores familiares que produzem e comercializam seus produtos ali”, explica a extensionista Rubia Morgana Maciel, da Emater/Jaru.

Durante a feira os agricultores ouviram palestras técnicas ministradas por técnico especialista na raça girolando, sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), numa proposta de incentivar a melhoria da qualidade do gado leiteiro da região. O evento ainda contou com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, revendas de insumos agropecuárias a preços diferenciados para os agricultores familiares, além de ações de cidadania como: exames rápidos e orientação social realizados pelas secretarias municipais.

Além de incentivar a bovinocultura leiteira e os subprodutos da agricultura familiar local, a feira é uma excelente estratégia para promoção de ações de fortalecimento da comunidade; melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, no estímulo ao desenvolvimento tecnológico da pecuária leiteira e na fixação de jovens rurais, contribuindo no trabalho de orientação e conscientização das famílias rurais da importância econômica da atividade e na melhoria da renda na propriedade.

1.º LUGAR NO RANKING

O município de Jaru tem grande participação na economia do estado de Rondônia, principalmente com a atividade leiteira, com uma produção diária de leite, segundo informações da Idaron na 42ª etapa de vacinação realizada neste ano, de 100.505 litros de leite/dia, produzidos nas 1339 propriedades locais. “É uma quantidade expressiva que coloca o Jaru na primeira posição no ranking da produção de leite no estado”, diz a extensionista da Emater/Jaru,

Gente de Opinião

Palestras técnicas ministradas por técnico especialista.

Denise Vaz, que presta assistência técnica à comunidade, contribuindo para que Rondônia desponte entre os 10 maiores produtores do país.

Somente a Asprol, que completa 20 anos de fundação este ano, com seus 197 sócios, é responsável por produzir, em média, 400 mil litros de leite/mês. Segundo o presidente da Asprol, Moises Soares de Souza, a Associação, com o objetivo de oferecer maiores benefícios aos seus associados, investiu cerca de um milhão de reais na aquisição de 60 tanques de resfriamento de leite e já conta com caminhão com tanque isotérmico para o transporte do produto, além de mais dois caminhões e tratores para outros serviços. A Asprol conta ainda com uma loja de produtos agrícola para suprir a demanda dos associados a um custo mais baixo, já que juntos conseguem comprar em quantidades mais altas.

Parceira na realização da Feira da Agricultura Familiar a Asprol-634 tem contribuído muito para o desenvolvimento da produção de leite local. Participaram do evento, produtores rurais da região, pais e alunos e da escola que sediou a atividade, beneficiários da chamada pública do leite, agroindústrias e parceiros locais. Os alunos da Escola Frei Henrique também se destacaram com uma apresentação cultural e foram distribuídos, através de sorteios, brindes para os participantes.


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)