Terça-feira, 6 de março de 2012 - 05h28
A regulamentação do horário de funcionamento do Comércio no interior do Estado tem sido a tônica da visita que o presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMERCIO, Raniery Coelho aos prefeitos e vereadores. O trabalho começou em Ji-Paraná, com o prefeito José Bianco e o presidente da Câmara Nilton César, em Cacoal com o vereador Luiz Carlos Katatal-PTB e o secretário de indústria e Comércio Adelvaldo Brito, representanto o executivo municipal, e em Rolim de Moura, com o prefeito Sebastião Dias Ferraz e o vereador Jairo Benetti.
Acompanhado dos membros da Comissão de Negociação Salarial-CNS, da Fecomércio e mais a sua assessoria jurídica e ainda da presidência do Conselho Regional de Contabilidade, Raniery tem reunido presidentes de Associações Comerciais e Industriais para debater as clausulas da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho para 2012/13. Com os prefeito e vereadores, o presidente da Fecomercio está apresentando uma minuta de projeto de lei, a exemplo do que já vem sendo aplicado nos municípios de Ariquemes e Jaru, regulamentando o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de forma a adequar aos planos diretores dos municípios.
INCONSTITUCIONALIDADE
O representante dos empresários do comércio ressaltou que muitos municípios tem se debatido com leis criando feriados inconstitucionais uma vez que somente a União pode legislar sobre Direito do Trabalho. “ O que o município pode fazer é regular o funcionamento dos estabelecimentos através de uma norma aplicada a toda a municipalidade e obedecida de acordo com a expedição do alvará.
Em todos os municípios os vereadores e os prefeitos foram bastante receptivos com as propostas da Fecomércio e se comprometeram de trabalharem em conjunto para regular o direito dos empresários funcionarem seus estabelecimentos em domingos e feriados garantido os direitos trabalhistas amparados no que já está contido na Legislação Federal.
CACOAL
Raniery falou do exemplo do município de Cacoal em que uma lei arcaica e inconstitucional, proíbe o funcionamento do comércio após o meio dia de sábado. Para ele, isso se trata de um grande retrocesso nesse momento em que o Brasil dá os seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento.
Raniery Ressalta que a Fecomércio está acompanhando de perto a problemática ocorrida em Cacoal e vai questionar judicialmente a lei caso a Câmara Municipal não revogue. “ As vezes essas leis são aprovadas na calada da noite apenas com o intuito eleitoreiro sem se avaliar os impactos que ela pode ter para o setor produtivo, mas que a Câmara daqueles município, através de seus presidente e a municipalidade estão atentas e prometem mudanças na legislação.
Fonte: Fecomércio
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)