Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Fátima participa de evento e visita IFRO



“Tirei um dia inteiro só para Ariquemes”. Foi o que disse a senadora Fátima Cleide (PT) ao visitar o município nesta sexta-feira (23). Em sua estadia na cidade, a senadora cumpriu uma agenda lotada de compromissos, que incluíram a participação dela no Encontro dos Territórios da Cidadania, realizado a partir das 9 horas da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Ariquemes. No local, ela foi recepcionada pelo vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), que a acompanhou junto com assessores, nos demais compromissos que teve ao longo do dia.

Da Câmara, Fátima Cleide concedeu entrevista ao Canal 35, a um programa de grande audiência na Região: o Bronca da Pesada, apresentado por Ricardo Shwantes, onde falou sobre as emendas de sua autoria destinadas para Ariquemes a partir de 2006 que somam mais de R$ 2 milhões. A senadora também respondeu questionamentos sobre: a PEC da Transposição, que segundo ela, está em trâmite para regulamentação; Licença Prêmio para os servidores estaduais; e as Eleições 2010, quando aproveitou a oportunidade para confirmar sua pré-candidatura à reeleição no Senado, e do deputado federal Eduardo Valverde para Governo do Estado.

Após a entrevista, Fátima Cleide se deslocou até o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), onde se reuniu com o diretor do campus, Umberlando Tiburtino; a representante do IFRO Estadual Marilise Doege; os vereadores Val e Clovis José (PMDB); e representantes da Associação de Pais e Professores (APP). Em pauta, o ônibus doado pela senadora no ano passado através de emenda parlamentar, que não estava sendo utilizado pelos estudantes do IFRO por questões burocráticas e financeiras. Depois de algumas discussões, ficou acordado que o município entrará com as despesas de combustível para dois veículos que serão usados pelos alunos: um ônibus e um microônibus. A contrapartida do Executivo foi garantida pelo vereador Clovis, líder do Governo na Câmara Municipal de Ariquemes. “Claro que sabemos que é uma medida para solução imediata. Sabemos que para os outros anos, é preciso planejar outra forma mais ampla de como este serviço será oferecido aos estudantes”, observou a senadora, questionando se os ônibus podem ser disponibilizados a partir do início do próximo mês. “Sem problemas”, garantiu Clovis.

Obras de reformas e ampliação do IFRO também foram tratadas na reunião. Em seguida, a senadora foi até o auditório conversar pessoalmente com os alunos da instituição de ensino. No local, falou das decisões tomadas na reunião, e respondeu questionamentos feitos pelos estudantes. A principal reivindicação no momento ficou em torno do asfaltamento no trecho de 3,600 quilômetros que liga o Instituto a BR. “Não é de minha alçada e não sou de fazer promessas, mas faço compromisso de intervir na pavimentação, asfaltamento ou para colocar bloquetes”, afirmou Fátima Cleide.

Do IFRO, a senadora seguiu para a Rádio Verde Amazônia, onde concedeu outra entrevista, esta para o programa Stanis Entrevista, que excepcionalmente nesta sexta-feira foi apresentado por Ciro Martins. Às 15h30 Fátima Cleide levou esclarecimentos detalhados sobre a PEC da Transposição em uma reunião realizada no auditório do Sindicato dos Servidores da Educação de Rondônia (Sintero) com representantes da categoria. Já às 17 horas, a senadora entregou, através de emenda parlamentar de sua autoria, dois ônibus ao prefeito Márcio Raposo para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que assim como o do IFRO, também deve ser destinados para o Transporte Escolar.

A agenda da senadora em Ariquemes foi fechada com um jantar feito em homenagem a ela no Restaurante Malagueta.

Fonte: Jaqueline Alencar

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç