Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Falta de terreno pode inviabilizar construção de creche


A reunião agendada pelos vereadores foi motivada devido a falta de um terreno apropriado para a construção de uma creche com capacidade de atendimento de 100 crianças para os bairros Urupá e Novo Urupá. Os recursos de emenda da ex-senadora Fátima Cleide (PT), na ordem de R$ 250 mil conseguidos junto ao Programa Calha Norte do Governo Federal, já estão depositados na conta da prefeitura desde o ano de 2010 e possuem prazo restante de 45 dias para a execução do projeto, após este prazo o dinheiro será devolvido aos cofres da União.

O terreno disponibilizado inicialmente pela Prefeitura, ainda na ocasião da realização do projeto técnico, é inviável devido a necessidade de aterro. Mediante este problema, a Diocese de Ji-Paraná por meio da Comunidade Rainha da Paz ofereceu à prefeitura dois terrenos localizados entre as ruas Sete de Setembro e Velho Paraibinha, no Bairro Urupá. Os terrenos medindo 740 metros quadrados estão avaliados em R$ 160 mil e, neste caso, a prefeitura teria que realizar a aquisição em caráter de urgência devido ao curto prazo existente para inicio da obra. Esta possibilidade foi descartada pelo Prefeito José Bianco, pelo fato de os recursos não constarem no orçamento deste ano. “A falta de recursos para esta aquisição infelizmente nos impede de adquirir a área”, informou.

Como provável solução, os vereadores recomendaram um terreno localizado entre os dois Bairros, na rua Antônio Adriano. Esta área apesar de ser um pouco menor poderá ser a solução da questão. Entretanto, uma parte da área é cortada por um córrego o que obriga a prefeitura a realizar um estudo de viabilidade ambiental para a construção da Creche.

Desta forma, foi determinado pelo Prefeito a realização imediata dos trabalhos de topografia e os estudos de viabilidade para obra. Porém, mesmo assim, mas não está descartada a perda dos recursos.

A vereadora Márcia Regina, responsável pela indicação dos recursos junto a senadora, ressaltou que a creche é uma das principais demandas daquela comunidade e que o risco de perder os recursos tem deixado inúmeras mães apreensivas, uma vez que os moradores já davam como certa a efetivação desta obra.


Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam