Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Falta de Internet e telefonia móvel causam prejuízos



“Indignação e muitos prejuízos, tanto morais quanto financeiros”, este o discurso unânime do empresariado rondoniense quando se trata do assunto: “Serviços de telefonia e internet”. Só na última semana foram registradas três interrupções no serviço de internet, além de contarmos atualmente com um serviço muito instável de telefonia móvel. “Temos muita dificuldade de realizar ligações com celular, somos obrigados a fazer diversas tentativas e quando conseguimos completar a ligação, de repente ela é interrompida, sem nenhum motivo”, afirmou Marcito Pinto, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) e da Federação das Associações Empresariais do Estado de Rondônia (FACER).

Segundo Marcito, os prejuízos causados pela falta de qualidade no sistema de telefonia, seja ele móvel ou fixa, como também no de internet, são incalculáveis, pois hoje se pode compará-los aos serviços básicos. “Tudo hoje funciona por meio de internet. Seja uma compra com cartão, a realização de uma consulta para liberação de crédito, ou mesmo o recebimento de pagamentos, tudo está condicionado à utilização da rede mundial. As empresas acabam ficando engessadas por não terem serviço de comunicação de qualidade. Se as concessionárias que atualmente prestam este serviço não conseguem oferecê-lo com qualidade os Poderes Públicos têm que tomar, com urgência, alguma providência”, disse Marcito.

De acordo com o Presidente da FACER e ACIJIP, já foi determinado que sejam mensurados pela área técnica da federação e das associações de todo o Estado os prejuízos ocasionados pela prestação de serviço de péssima qualidade com vistas a serem adotadas medidas reparatórias.
 

Números da INTERNET

De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010). Sendo que quase 76 milhões são brasileiros, para uma população, de 190.755.799 habitantes (IBGE 2010). Pelo que podemos constatar, cerca de um terço da população mundial, e um pouco mais no Brasil, utilizam o serviço de internet. Quando ele não está disponível os prejuízos são incomensuráveis.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç