Sexta-feira, 6 de abril de 2012 - 21h03
Uma atividade que nos dias atuais tem ganhado mais adeptos, e tem deixado de ser uma prática somente àqueles que possuem alto poder aquisitivo. A prática está acessível em vários espaços disponibilizados em Ji-Paraná. Segundo especialistas, o pilates surge entre as mulheres gestantes com o objetivo de preparar o corpo, facilitando a hora do parto bem como ajudar a futura mamãe a voltar a forma.
Para a fisioterapeuta e instrutora de pilates Vanessa Leite, a boa postura, respiração, coordenação, fluidez, ritmo e abdômen contraído são alguns dos motivos que levam uma pessoa a um estúdio. "Durante a gravidez, a mulher pode ter benefícios como o ganho de condicionamento físico, bem-estar e controle de peso, sendo ofertada melhor saúde a futura mãe e à criança", disse.
Vanessa lembrou que a gravidez e um processo de diversas, entre elas, mudanças emocionas, hormonais e físicas. Para amenizar essas transformações no corpo, o método pilates sugere um programa de exercícios constituídos por movimentos rítmicos, controlados e fluidos, que promovam melhor qualidade de vida. "Esta é uma atividade diferenciada e que vale a pena receber uma atenção especial com projeto de minimizar os efeitos da gestação”, indicou a fisioterapeuta.
"Comecei a praticar os exercícios quando ainda estava grávida, tive um parto normal e uma recuperação mais fácil. Já voltei ao estúdio após três meses de vida de minha filha”, compartilhou Mariana Ribeiro Santos, aluna. Hoje, Marina participa de aulas três vezes por semana. Para ela, o retorno ao corpo tal qual era antes da gravidez e a saúde do bebê são consequências de uma gravidez cuidadosa.
SOBRE O MÉTODO
É um método de condicionamento físico e mental que tem como base os princípios criados por Joseph Pilates. Associa-se a esta técnica conscientização postural e controle motor. Inúmeros benefícios são alcançados como, por exemplo, o aumento da força abdominal, melhora da flexibilidade e postura.
Os exercícios podem ser realizados em aparelhos, geralmente estruturas de madeira equipadas com molas, polias e roldanas ou no solo, O Matt Pilates, no máximo com auxilio de acessórios como bolas e faixas elásticas. A fisioterapeuta e instrutora do método Vanessa Leite informou ainda que, independente da modalidade escolhida, e possível alcançar objetivos comuns.
Também pode ser feito com instrumentos mais avançados, como o Pilates Suspension TRX, usando tiras de nylon com exercícios funcionais e ainda o método de Reeducação Postal Global (RPG) e outros.
SERVIÇO:
Vanessa Leite – Espaço Pilates
Rua dos Mineiros, 166 – Bairro Urupá
(69) 8494-9080
Agende sua aula experimental!
Fonte: Etiene Gonçalves
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada