Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Exercícios facilitam o parto e ajuda a voltar a forma


Uma atividade que nos dias atuais tem ganhado mais adeptos, e tem deixado de ser uma prática somente àqueles que possuem alto poder aquisitivo. A prática está acessível em vários espaços disponibilizados em Ji-Paraná. Segundo especialistas, o pilates surge entre as mulheres gestantes com o objetivo de preparar o corpo, facilitando a hora do parto bem como ajudar a futura mamãe a voltar a forma.

Para a fisioterapeuta e instrutora de pilates Vanessa Leite, a boa postura, respiração, coordenação, fluidez, ritmo e abdômen contraído são alguns dos motivos que levam uma pessoa a um estúdio. "Durante a gravidez, a mulher pode ter benefícios como o ganho de condicionamento físico, bem-estar e controle de peso, sendo ofertada melhor saúde a futura mãe e à criança", disse.

Vanessa lembrou que a gravidez e um processo de diversas, entre elas, mudanças emocionas, hormonais e físicas. Para amenizar essas transformações no corpo, o método pilates sugere um programa de exercícios constituídos por movimentos rítmicos, controlados e fluidos, que promovam melhor qualidade de vida. "Esta é uma atividade diferenciada e que vale a pena receber uma atenção especial com projeto de minimizar os efeitos da gestação”, indicou a fisioterapeuta.

"Comecei a praticar os exercícios quando ainda estava grávida, tive um parto normal e uma recuperação mais fácil. Já voltei ao estúdio após três meses de vida de minha filha”, compartilhou Mariana Ribeiro Santos, aluna. Hoje, Marina participa de aulas três vezes por semana. Para ela, o retorno ao corpo tal qual era antes da gravidez e a saúde do bebê são consequências de uma gravidez cuidadosa.

SOBRE O MÉTODO

É um método de condicionamento físico e mental que tem como base os princípios criados por Joseph Pilates. Associa-se a esta técnica conscientização postural e controle motor. Inúmeros benefícios são alcançados como, por exemplo, o aumento da força abdominal, melhora da flexibilidade e postura.

Os exercícios podem ser realizados em aparelhos, geralmente estruturas de madeira equipadas com molas, polias e roldanas ou no solo, O Matt Pilates, no máximo com auxilio de acessórios como bolas e faixas elásticas. A fisioterapeuta e instrutora do método Vanessa Leite informou ainda que, independente da modalidade escolhida, e possível alcançar objetivos comuns.
Também pode ser feito com instrumentos mais avançados, como o Pilates Suspension TRX, usando tiras de nylon com exercícios funcionais e ainda o método de Reeducação Postal Global (RPG) e outros.

SERVIÇO:
Vanessa Leite – Espaço Pilates
Rua dos Mineiros, 166 – Bairro Urupá
(69) 8494-9080
Agende sua aula experimental!


Fonte: Etiene Gonçalves


 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: