Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Exercícios facilitam o parto e ajuda a voltar a forma


Uma atividade que nos dias atuais tem ganhado mais adeptos, e tem deixado de ser uma prática somente àqueles que possuem alto poder aquisitivo. A prática está acessível em vários espaços disponibilizados em Ji-Paraná. Segundo especialistas, o pilates surge entre as mulheres gestantes com o objetivo de preparar o corpo, facilitando a hora do parto bem como ajudar a futura mamãe a voltar a forma.

Para a fisioterapeuta e instrutora de pilates Vanessa Leite, a boa postura, respiração, coordenação, fluidez, ritmo e abdômen contraído são alguns dos motivos que levam uma pessoa a um estúdio. "Durante a gravidez, a mulher pode ter benefícios como o ganho de condicionamento físico, bem-estar e controle de peso, sendo ofertada melhor saúde a futura mãe e à criança", disse.

Vanessa lembrou que a gravidez e um processo de diversas, entre elas, mudanças emocionas, hormonais e físicas. Para amenizar essas transformações no corpo, o método pilates sugere um programa de exercícios constituídos por movimentos rítmicos, controlados e fluidos, que promovam melhor qualidade de vida. "Esta é uma atividade diferenciada e que vale a pena receber uma atenção especial com projeto de minimizar os efeitos da gestação”, indicou a fisioterapeuta.

"Comecei a praticar os exercícios quando ainda estava grávida, tive um parto normal e uma recuperação mais fácil. Já voltei ao estúdio após três meses de vida de minha filha”, compartilhou Mariana Ribeiro Santos, aluna. Hoje, Marina participa de aulas três vezes por semana. Para ela, o retorno ao corpo tal qual era antes da gravidez e a saúde do bebê são consequências de uma gravidez cuidadosa.

SOBRE O MÉTODO

É um método de condicionamento físico e mental que tem como base os princípios criados por Joseph Pilates. Associa-se a esta técnica conscientização postural e controle motor. Inúmeros benefícios são alcançados como, por exemplo, o aumento da força abdominal, melhora da flexibilidade e postura.

Os exercícios podem ser realizados em aparelhos, geralmente estruturas de madeira equipadas com molas, polias e roldanas ou no solo, O Matt Pilates, no máximo com auxilio de acessórios como bolas e faixas elásticas. A fisioterapeuta e instrutora do método Vanessa Leite informou ainda que, independente da modalidade escolhida, e possível alcançar objetivos comuns.
Também pode ser feito com instrumentos mais avançados, como o Pilates Suspension TRX, usando tiras de nylon com exercícios funcionais e ainda o método de Reeducação Postal Global (RPG) e outros.

SERVIÇO:
Vanessa Leite – Espaço Pilates
Rua dos Mineiros, 166 – Bairro Urupá
(69) 8494-9080
Agende sua aula experimental!


Fonte: Etiene Gonçalves


 

Mais Sobre Municípios

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

A prefeitura do município de Ariquemes anunciou que a farmácia popular, atenderá a população também nos finais de semana, a partir do último sábado,

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Durante a primeira sessão extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara de vereadores de Cacoal, todos os doze vereadores (

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe