Sexta-feira, 30 de novembro de 2007 - 06h35
Uma série de eventos realizada no decorrer desta semana, com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), movimentou o setor agropecuário no interior do Estado, com destaque para Ariquemes e Cacoal.
Na chamada “Capital da Região da Produção”, aconteceu na Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) a 9ª Semana do Produtor Rural. Manejo integrado do cacaueiro, aproveitamento de frutas tropicais, recuperação de pastagens para gado leiteiro, alternativas de controle das principais pragas em sistemas agroflorestais, cultivo de flores e folhagens tropicais e panificação foram os temas das palestras.
Na abertura dos trabalhos, sob o tema “50 anos de Ceplac”, o secretário-executivo da Emater/RO, Sorrival de Lima, representou o governador Ivo Cassol e, em nome do secretário da Agricultura, Marco Petisco, o chefe de gabinete da SEAPES, Evaldo de Lima, destacou a vitória obtida pelo setor produtivo rondoniense com a modificação no zoneamento climático definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitindo que o sistema financeiro volte a contratar empréstimos para o custeio da safra de café sem irrigação em todos os municípios do estado.
O zoneamento climático e suas conseqüências para o setor agropecuário também estiveram na ordem do dia do seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”, encerrado nesta sexta-feira (30), no auditório da UNIR em Cacoal.
O evento, resultado de uma parceria entre a SEAPES, a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, teve foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e reunindo especialistas de alto gabarito, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), a exemplo dos cientistas Paulo Gontijo Guimarães, da Epamig/BH, e Bernardo van Raij, do IAC, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
“A ação interiorizada é uma ferramenta muito valiosa para que os programas de trabalho da secretaria tenham êxito e, em eventos como esses, a troca de experiências é um dos resultados mais positivos para nossos agricultores”, afirmou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco, para quem a ampliação das fronteiras do mercado externo só pode ser alcançada se “os índices de produtividade e qualidade de nossas ilhas de excelência forem disseminados por todo o meio rural do Estado”.
Fonte: Decom - Carlos Macena
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)