Porto Velho (RO) quinta-feira, 6 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Eventos no interior movimentam agronegócio


Uma série de eventos realizada no decorrer desta semana, com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), movimentou o setor agropecuário no interior do Estado, com destaque para Ariquemes e Cacoal. 

Na chamada “Capital da Região da Produção”, aconteceu na Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) a 9ª Semana do Produtor Rural. Manejo integrado do cacaueiro, aproveitamento de frutas tropicais, recuperação de pastagens para gado leiteiro, alternativas de controle das principais pragas em sistemas agroflorestais, cultivo de flores e folhagens tropicais e panificação foram os temas das palestras. 

Na abertura dos trabalhos, sob o tema “50 anos de Ceplac”, o secretário-executivo da Emater/RO, Sorrival de Lima, representou o governador Ivo Cassol e, em nome do secretário da Agricultura, Marco Petisco, o chefe de gabinete da SEAPES, Evaldo de Lima, destacou a vitória obtida pelo setor produtivo rondoniense com a modificação no zoneamento climático definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitindo que o sistema financeiro volte a contratar empréstimos para o custeio da safra de café sem irrigação em todos os municípios do estado.
O zoneamento climático e suas conseqüências para o setor agropecuário também estiveram na ordem do dia do seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”, encerrado nesta sexta-feira (30), no auditório da UNIR em Cacoal. 

O evento, resultado de uma parceria entre a SEAPES, a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, teve foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e reunindo especialistas de alto gabarito, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), a exemplo dos cientistas Paulo Gontijo Guimarães, da Epamig/BH, e Bernardo van Raij, do IAC, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. 

“A ação interiorizada é uma ferramenta muito valiosa para que os programas de trabalho da secretaria tenham êxito e, em eventos como esses, a troca de experiências é um dos resultados mais positivos para nossos agricultores”, afirmou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco, para quem a ampliação das fronteiras do mercado externo só pode ser alcançada se “os índices de produtividade e qualidade de nossas ilhas de excelência forem disseminados por todo o meio rural do Estado”. 

Fonte: Decom - Carlos Macena

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr