Sexta-feira, 30 de novembro de 2007 - 06h35
Uma série de eventos realizada no decorrer desta semana, com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), movimentou o setor agropecuário no interior do Estado, com destaque para Ariquemes e Cacoal.
Na chamada “Capital da Região da Produção”, aconteceu na Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) a 9ª Semana do Produtor Rural. Manejo integrado do cacaueiro, aproveitamento de frutas tropicais, recuperação de pastagens para gado leiteiro, alternativas de controle das principais pragas em sistemas agroflorestais, cultivo de flores e folhagens tropicais e panificação foram os temas das palestras.
Na abertura dos trabalhos, sob o tema “50 anos de Ceplac”, o secretário-executivo da Emater/RO, Sorrival de Lima, representou o governador Ivo Cassol e, em nome do secretário da Agricultura, Marco Petisco, o chefe de gabinete da SEAPES, Evaldo de Lima, destacou a vitória obtida pelo setor produtivo rondoniense com a modificação no zoneamento climático definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitindo que o sistema financeiro volte a contratar empréstimos para o custeio da safra de café sem irrigação em todos os municípios do estado.
O zoneamento climático e suas conseqüências para o setor agropecuário também estiveram na ordem do dia do seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”, encerrado nesta sexta-feira (30), no auditório da UNIR em Cacoal.
O evento, resultado de uma parceria entre a SEAPES, a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, teve foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e reunindo especialistas de alto gabarito, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), a exemplo dos cientistas Paulo Gontijo Guimarães, da Epamig/BH, e Bernardo van Raij, do IAC, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
“A ação interiorizada é uma ferramenta muito valiosa para que os programas de trabalho da secretaria tenham êxito e, em eventos como esses, a troca de experiências é um dos resultados mais positivos para nossos agricultores”, afirmou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco, para quem a ampliação das fronteiras do mercado externo só pode ser alcançada se “os índices de produtividade e qualidade de nossas ilhas de excelência forem disseminados por todo o meio rural do Estado”.
Fonte: Decom - Carlos Macena
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)