Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Eventos no interior movimentam agronegócio


Uma série de eventos realizada no decorrer desta semana, com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), movimentou o setor agropecuário no interior do Estado, com destaque para Ariquemes e Cacoal. 

Na chamada “Capital da Região da Produção”, aconteceu na Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) a 9ª Semana do Produtor Rural. Manejo integrado do cacaueiro, aproveitamento de frutas tropicais, recuperação de pastagens para gado leiteiro, alternativas de controle das principais pragas em sistemas agroflorestais, cultivo de flores e folhagens tropicais e panificação foram os temas das palestras. 

Na abertura dos trabalhos, sob o tema “50 anos de Ceplac”, o secretário-executivo da Emater/RO, Sorrival de Lima, representou o governador Ivo Cassol e, em nome do secretário da Agricultura, Marco Petisco, o chefe de gabinete da SEAPES, Evaldo de Lima, destacou a vitória obtida pelo setor produtivo rondoniense com a modificação no zoneamento climático definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitindo que o sistema financeiro volte a contratar empréstimos para o custeio da safra de café sem irrigação em todos os municípios do estado.
O zoneamento climático e suas conseqüências para o setor agropecuário também estiveram na ordem do dia do seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”, encerrado nesta sexta-feira (30), no auditório da UNIR em Cacoal. 

O evento, resultado de uma parceria entre a SEAPES, a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, teve foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e reunindo especialistas de alto gabarito, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), a exemplo dos cientistas Paulo Gontijo Guimarães, da Epamig/BH, e Bernardo van Raij, do IAC, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. 

“A ação interiorizada é uma ferramenta muito valiosa para que os programas de trabalho da secretaria tenham êxito e, em eventos como esses, a troca de experiências é um dos resultados mais positivos para nossos agricultores”, afirmou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco, para quem a ampliação das fronteiras do mercado externo só pode ser alcançada se “os índices de produtividade e qualidade de nossas ilhas de excelência forem disseminados por todo o meio rural do Estado”. 

Fonte: Decom - Carlos Macena

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)