Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Estudantes do Câmpus Ji-Paraná são premiados


Domínio e aplicação de fórmulas químicas, conhecimento da tabela periódica e horas de estudos foram recompensadas na última sexta-feira, 26 de outubro com a premiação dos estudantes que participaram da Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ). A cerimônia de entrega de medalhas e menções honrosas aconteceu no auditório da Fatec. Entre os ganhadores estavam seis alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), sendo um medalhista de ouro, dois de bronze e 03 com menções honrosas.

Dhan Veloso, estudante do curso técnico de Química do IFRO obteve a maior nota da competição em sua categoria: 96,75. “Eu não esperava, pois eram muitos concorrentes. Resolvi participar porque quero seguir carreira na área. Na verdade qualquer olimpíada é um grande incentivo ao conhecimento mais aprofundado da química”. Veloso apesar da idade, 16 anos, já é um veterano em concursos. Sua coleção de medalhas só aumenta. Essa foi a quarta medalha conquista pelo jovem.

Um dos objetivos da ORQ é descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornar-se futuros profissionais na área.

Para o coordenador das Olimpíadas em Rondônia, o professor Jandi Costa, a iniciativa de fazer um concurso deste porte é motivar os estudantes a seguir a carreira na área. “Essa olimpíada significa uma provocação para despertar o estudo de química e também suprir uma demanda de profissionais desta área, que é tão carente de profissionais em nosso Estado”, revela Costa.

Nesta edição, cerca de cinco mil estudantes de todo o Estado se inscreveram, destes apenas 735 foram classificados para a fase final. A ORQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares. Os medalhistas agora irão participar da seletiva Norte/Nordeste e depois da Nacional.

Fonte: Ernani Baracho

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam