Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Estudantes de Ji-Paraná da UNIR aderem movimento


No dia 27 de setembro de 2011 os estudantes da Universidade Federal de Rondônia do campus de Ji-Paraná se reuniram em assembléia previamente convocada para tratar da pauta de adesão total dos acadêmicos à greve geral. Levando em consideração o curso de Física que já estava em regime de greve há mais de uma semana.

Os representantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Estatística, Licenciatura em Educação Básica Intercultural, Matemática e Pedagogia apresentaram as definições pré-definidas de cada curso, e logo a assembléia tomou caráter deliberativo seguindo as assembléias gerais dos campi universitários da UNIR que se encontram em greve.

Apesar da coação que a reitoria vem fazendo com os professores, principalmente os professores em estágio probatório e refletindo nos estudantes, a mobilização se torna cada vez mais espontânea e legítima não é a toa que na assembléia estavam estudantes de todos os cursos do campus de Ji-Paraná.

Isso tudo desmente as falácias da Reitoria que tenta sustentar a afirmação que a greve é parcial. Os campi de Porto Velho, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Ji- Paraná estão em greve geral dos estudantes! Os campi de Vilhena, Ariquemes e Cacoal, estão em greve e paralisação parcial, mas já há indicativos de greve geral. É nítido que o Reitor Januário Amaral, não tem nenhuma condição de continuar como administrador superior desta universidade são mais de uma década trazendo decadência e desmantelamento a UNIR, expressando e fazendo funcionar todos os desmandos do MEC e do governo federal.

Transcrevemos abaixo os termos do Termo de Ajustamento de Conduta que este mesmo Reitor Januário Amaral assinou com os estudantes, concernentes ao campus de Ji-Paraná.


VIGÉSSIMA SESSÃO - DO CAMPUS DE JI-PARANÁ

CLÁUSULA I
A Reitoria irá executar um projeto e destinará recursos para construção de uma quadra de
esportes no campus de Ji-Paraná.
CLÁUSULA II
A Reitoria irá construir uma nova Biblioteca no Campus de Ji-Paraná.
CLÁUSULA III
A Reitoria destinará parte das 5.000 mil novas cadeiras, 1.000 novos quadros brancos e 1.000
mesas de professores para as salas de aula do campus de Ji-Paraná.
CLÁUSULA IV
A Reitoria se compromete a agilizar o processo de término e entrega do prédio do curso de
Engenharia Ambiental de Ji-Paraná.


De acordo com os estudantes somente a cláusula IV foi parcialmente cumprida já que mais da metade das salas do prédio do curso de Engenharia Ambiental não estão funcionando, por falta de mesas e cadeiras além de iluminação e refrigeração.

A solicitação de afastamento do reitor, não deixará de lado as reivindicações que os estudantes já possuem, por isso continuaremos exigindo melhorias imediatas para o bom funcionamento das atividades acadêmicas. Como primeira atividade da greve, em Ji-Paraná, os estudantes convocaram a sociedade civil para manifestação nesta quinta-feira às 8h com concentração no campus universitário de Ji-Paraná, percorreram ruas e avenidas do primeiro distrito de Ji-Paraná, e os professores da UNIR/Ji-Paraná definem se também cruzam os braços ou não em assembléia. No mesmo horário os estudantes realizam um teatro na Praça da Bíblia, centro de Ji-Paraná, onde explicam à população às suas reivindicações.

Nesta quinta-feira, os estudantes do campus de Vilhena realizarão Assembléia para decidir pela adesão à Greve, já que o curso de Letras daquele campus já aderiu ao movimento de Greve. Os estudantes do campus de Cacoal se reunirão nesta sexta-feira. Após 15 dias de greve, o quadro de greve na UNIR é:


QUADRO DA GREVE NA UNIR – EM 29/09/2011 – 15º dia de Greve
Campus de Porto Velho – Paralisação Total (Professores e estudantes)
Campus de Rolim de Moura – Paralisação Total (Professores e estudantes)
Campus de Guajará-Mirim – Paralisação Total (Professores e estudantes)
Campus de Ji-Paraná – Paralisação Total de Estudantes (Professores decidirão em Assembléia na segunda-feira)
Campus de Vilhena – Paralisação parcial – Curso de Letras – Hoje ocorrerá assembléia geral dos estudantes
Campus de Ariquemes – Paralisação parcial dos estudantes – Engenharia de Alimentos
Campus de Cacoal – Paralisaram por 01 dia em apoio à Greve – Assembléia na sexta-feira com estudantes.


Fonte: DCE
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento