Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Estrada que dá acesso ao distrito de Iata é recuperada


Há décadas a manutenção dos cinco quilômetros da estrada que liga o distrito do Iata, em Guajará-Mirim, com a rodovia BR-425, foi motivo de muita dor de cabeça e se tornou um anseio antigo dos moradores daquela região. Mas essa realidade mudou, e para melhor, na manhã desta quarta-feira (25), o governador Confúcio Moura, acompanhado do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), engenheiro Lúcio Mosquini, esteve no distrito para entregar à população a estrada asfaltada que faz acesso principal a outras linhas daquela região. O evento ocorreu na Escola Estadual Eurico Gaspar Dultra.

Contente com a boa notícia, o morador Aluízio Lucas Caetano, que vive no distrito há mais de 40 anos, destaca, “o máximo que se fazia aqui era uma espécie de tapa buraco, com cascalho. Agora está diferente, do jeito que sempre pedimos.

Para o estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, Fabrício André, que participa do programa “Bombeiro Mirim”, a experiência de fazer o percurso do distrito do Iata até a área urbana de Guajará-Mirim não era nada boa. “Além da poeira, o tempo perdido, pois demorava muito, foi um grande tormento. “Hoje, após o asfaltamento, está excelente”.

Em seu discurso, o governador Confúcio Moura firmou as potencialidades da região, afirmando que os moradores de Guajará-Mirim ainda contam com um grande tesouro guardado, com suas extensas reservas que podem seguir os moldes da sustentabilidade. “O potencial desta região é grandioso. Mas vocês, moradores, precisam arriscar, precisam transformar o Iata em Centro Histórico, em que o turismo e a economia de subsistência seja destaque”, disse.

Construída há duas décadas, o trecho de 5 km da estrada do Iata, onde vivem cerca de mil moradores, na fronteira do Brasil com a Bolívia, antes, era feito em 30 minutos, mas hoje, após o asfalto, é realizado em dez minutos. Economia no tempo para quem usa o acesso todos os dias, como também para o escoamento dos produtos da região. O diretor do DER, Lúcio Mosquini, exemplificou a importância da obra. “Para muitos, essa estrada não teria nenhuma importância, mas não para o governador Confúcio Moura, que trata vocês, moradores, como prioridade. E nós, como secretários, temos feito o possível para honrar nossos trabalhos”, declara Mosquini.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, Fábio Garcia, o governo vem se destacando com um papel importante na cidade de Guajará-Mirim. “As obras em andamento é uma forma de levar dignidade aos cidadãos que tanto precisam”.

Iata

O distrito já foi o principal porto de embarque alimentício de Rondônia na época da exploração da seringa, no século XX. Hoje, sobrevive da agricultura de substância, com o cultivo de plantio variado, além de despontar economicamente no turismo, com o conhecido festival do coco, no mês de julho, aproveitando os recursos naturais do local que fica às margens do Rio Mamoré.
 

Mais benefícios

Na cidade de Guajará-Mirim, o Governo da Cooperação realiza, neste momento, a pavimentação asfáltica através do projeto “Asfalto Bom”. O serviço é realizado em 50 ruas de três bairros da cidade.

A construção do Hospital público de Guajará-Mirim continua em andamento, assim como a expansão do Pronto Socorro do Hospital Regional que é erguido pelo governo.

Quem também recebe investimento são as Escolas Estadual Capitão Godoy, Almirante Tamandaré, e Iata, com a construção de ginásios. São obras importantes para o beneficio dos moradores da “Perola do Mamoré”, e região.

“Tenho que agradecer essa parceria do governador visando o nosso município. Agradecemos ao governador, pois ele vem fazendo muito pelos rondonienses”,declara o prefeito de Guajará-Mirim, Ducio Mendes.

Alunos da Fanfarra da Escola Eurico Gaspar Dutra, fundada em 2011, tocaram o Hino Nacional com instrumentos doados pelo governo, trinta de percussão e mais trinta de sopro.

“Nossa Instituição tem recebido todo o apoio do governo. Por meio Programa um Computador por Aluno, hoje, os estudantes da Escola Estadual Eurico Gaspar Dultra contam com um computador e podem se conectar com o mundo, além de levar os estudos além com as pesquisas de campo. Para melhorar o sinal está sendo instalada uma antena que vai viabilizar uma melhor captação da internet fazendo com que nossos estudantes estejam atualizados como qualquer outro no mundo”,informa a diretora da Escola, Dilma Freitas Maciel.

Participaram do evento, o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz; a vice-prefeita, Cleude Zeed; a secretária-regional, Suzana Cury; o assessor executivo, Lindomar Garçon; o secretário-chefe da Casa Militar, major Mauricio Guaberto; vereadores de Guajará-Mirim; dentre outras autoridades.

Fonte: Emerson Barbosa / Decom

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç