Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Estado beneficia 500 famílias rurais de Guajará-Mirim com o Promec


 

No último sábado(06) o governador Ivo Cassol, acompanhado dos deputados estaduais, Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia Legislativa, Miguel Sena, secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental-Sedam, Cleto Muniz de Brito, o prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo e o Presidente da Câmara Municipal, Vanderlei, assinou o termo de lançamento do Programa de Mecanização Agrícola- Promec, na Comunidade São Miguel, que fica a 18 quilômetros de Guajará-Mirim, considerada a maior produtora de abacaxi da espécie kinari, muito apreciado pelo sabor adocicado.

O programa beneficia produtores rurais com 5 horas para quem possui até 100 hectares de terra. Este ano, quinhentos pequenos produtores serão beneficiados. O vice-presidente da Associação Rural, Manoel Barroso, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Nunca um governante de Rondônia auxiliou tanto o pequeno produtor, mesmo fora de campanha, como o governador Ivo Cassol”, observou.

O agricultor rural Valdenir Barroso, que possui 21 alqueires na região, ficou feliz em poder contar com o Promec. ”Essas 5 horas máquinas vai facilitar muito a nossa vida, porque não temos maquinários para mexer com a terra. Tudo é feito na força do braço e isso significa seis meses para arrumar a terra para o plantio. Com as máquinas, a gente ganha tempo, serão apenas dois meses para iniciar a plantação”.

Cassol comentou que desde quando o programa foi lançado no estado em 2003, centenas de famílias rurais foram beneficiadas. “O Promec atende o  Guajará-Mirim desde que foi  lançado. Em 2006 e 2007 800 famílias foram contempladas com o Promec. Este ano serão mais 500, com recursos próprios do Governo do Estado e sem custo para os pequenos produtores rurais”, declarou.

 

Inaugurado posto da Polícia Ambiental em Guajará-Mirim

Após o lançamento, o governador retornou para Guajará-Mirim onde participou de entrevistas no Programa Rota 89, Rádio Rondônia FM e também na Rádio Guajará FM, respondendo a perguntas dos ouvintes.

Ás 14h30, Cassol e a comitiva inauguraram a nova instalação do Grupamento de Policiamento Ambiental e fez a entrega de uma viatura. A solenidade de inauguração contou com a presença do Arcebispo de Guajará-Mirim, Dom Geraldo Verdier e do Comandante da Polícia Ambiental, Tenente Coronel Josenildo.

Na ocasião, Cassol assinou o termo de doação dos terrenos do Governo do Estado, onde funcionam a prefeitura de Guajará-Mirim, a Câmara Municipal e o Mercado Popular. “Na verdade estamos regularizando o Patrimônio Imobiliário do estado e que são utilizados pela prefeitura,estamos doando de forma legal”, finalizo Cassol.

Encerrando a passagem por Guajará, o governador participou de uma partida de futebol entre os Másters de Guajará e o Consulado da Bolívia, retornando para Porto Velho no início da noite.

Na manhã deste sábado, Cassol estará em Vista Alegre do Abunã e Extrema, onde inaugura uma escola e reúne-se com moradores locais.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)