Sábado, 22 de junho de 2013 - 11h44
Realizada na tarde de ontem sexta-feira (21), na plenária da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, a audiência pública do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, contou com a presença do governador Confúcio Moura e de autoridades políticas de Rondônia e Mato Grosso que discutiram, dentre outros assuntos, a estrutura de escoamento da safra e produtos agropecuários. 
Dando grande visibilidade a um desejo coletivo dos produtores de manter em boas condições a trafegabilidade das vias de escoamento da produção agrícola da região, o evento foi elogiado pelo governador que disse ser esta iniciativa muito importante para mostrar ao Brasil um assunto de interesse dos Estados de Rondônia e Mato Grosso.
Durante sua fala, Confúcio lembrou que setores como a indústria e comércio tiveram uma queda enquanto que a agricultura cresceu. “Devemos chamar a atenção para a produção de alimento para o país e para o mundo e colocamos as áreas produtivas do Estado a disposição, porém para isso é necessário condições mínimas e a principal é a recuperação das estradas vicinais que são vias de apoio para escoamento da produção”, ressaltou o governador.
Fomento Agrícola
De acordo com o senador Valdir Raupp o evento coloca Rondônia no centro de um importante debate: a logística de transporte. “Acho muito importante, não apenas a federalização, mas dar condições aos Estados de Rondônia e Mato Grosso de mantê-las em boas condições”.
O governo vem trabalhando incansavelmente para manter em boas condições as estradas estaduais, lembrou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes de Rondônia, Lúcio Mosquini. “Assumo o compromisso de manter trafegável a RO-387, eliminando dois morros”, comprometeu-se Mosquini e teceu duras críticas ao DER do Mato Grosso por nãos dar a devida assistência a Linha 28, que interliga Coniza (MT) a Machadinho do Oeste (RO), sendo que em Rondônia este serviço é feito.
Melhorias
Proposta pelo Senador Acir Gurgacz, a audiência pública teve como tema principal a infraestrutura para o escoamento da produção agrícola, mas também pautaram a reunião a revitalização e federalização da RO-387 e a implantação do Programa Nacional de Estradas Vicinais que, de acordo com o senador, é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Fonte: Romeu Noé / Decom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)