Sábado, 22 de junho de 2013 - 11h44
Realizada na tarde de ontem sexta-feira (21), na plenária da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, a audiência pública do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, contou com a presença do governador Confúcio Moura e de autoridades políticas de Rondônia e Mato Grosso que discutiram, dentre outros assuntos, a estrutura de escoamento da safra e produtos agropecuários. 
Dando grande visibilidade a um desejo coletivo dos produtores de manter em boas condições a trafegabilidade das vias de escoamento da produção agrícola da região, o evento foi elogiado pelo governador que disse ser esta iniciativa muito importante para mostrar ao Brasil um assunto de interesse dos Estados de Rondônia e Mato Grosso.
Durante sua fala, Confúcio lembrou que setores como a indústria e comércio tiveram uma queda enquanto que a agricultura cresceu. “Devemos chamar a atenção para a produção de alimento para o país e para o mundo e colocamos as áreas produtivas do Estado a disposição, porém para isso é necessário condições mínimas e a principal é a recuperação das estradas vicinais que são vias de apoio para escoamento da produção”, ressaltou o governador.
Fomento Agrícola
De acordo com o senador Valdir Raupp o evento coloca Rondônia no centro de um importante debate: a logística de transporte. “Acho muito importante, não apenas a federalização, mas dar condições aos Estados de Rondônia e Mato Grosso de mantê-las em boas condições”.
O governo vem trabalhando incansavelmente para manter em boas condições as estradas estaduais, lembrou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes de Rondônia, Lúcio Mosquini. “Assumo o compromisso de manter trafegável a RO-387, eliminando dois morros”, comprometeu-se Mosquini e teceu duras críticas ao DER do Mato Grosso por nãos dar a devida assistência a Linha 28, que interliga Coniza (MT) a Machadinho do Oeste (RO), sendo que em Rondônia este serviço é feito.
Melhorias
Proposta pelo Senador Acir Gurgacz, a audiência pública teve como tema principal a infraestrutura para o escoamento da produção agrícola, mas também pautaram a reunião a revitalização e federalização da RO-387 e a implantação do Programa Nacional de Estradas Vicinais que, de acordo com o senador, é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Fonte: Romeu Noé / Decom
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)