Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná: Obras serão iniciadas


Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná: Obras serão iniciadas - Gente de Opinião

As obras para implantação do Esgotamento Sanitário de Ji-Paraná serão autorizadas na próxima sexta-feira (18), pelo Governador do Estado Marcos Rocha (PSL) e o Prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT), em  solenidade que contará com a presença de membros Bancada Federal e Estadual.

A solenidade registra um momento histórico para o município, uma vez que o os investimentos de mais de R$ 180 milhões, oriundos do Governo  Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é a obra pública mais importante já recebida pelo município.

Os investimentos preveem a construção de todo o sistema de coleta e tratamento de esgotamento, desde o recebimento das cargas poluentes, tratamento e a devolução da água tratada ao leito do rio Machado, no 2º distrito da cidade, em níveis ambientais aceitáveis; construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), estações de bombeamento e rede de coleta de esgoto em toda a cidade, para atender 70% dos domicílios do perímetro urbano.

A obra será executada por um consórcio composto pela empresa Construtora A Gaspar, do Rio Grande do Norte, e Pró-Aqua, de São Paulo. Ao todo serão construídos cerca de 400 quilômetros de rede de esgoto.

A obra era aguardada com grande expectativa pela população há muitos, já que a cidade possui apenas 2% de rede de esgoto. A luta pela implantação de um plano de saneamento básico, com drenagem urbana e manejo das águas pluviais na cidade, teve início ainda em 2013 quando a prefeitura elaborou todo o projeto.

O projeto de esgotamento sanitário foi elaborado pela prefeitura de Ji-Paraná e aprovado pelo Ministério das Cidades em 2017. E para isso, contou com o apoio de toda a bancada federal de Rondônia. Especialmente, dos senadores da época, senador Acir Gurgacz, Valdir Raupp (MDB) e Ivo Cassol, que articularam as adequações na fase final do projeto para aprovação.

O convênio entre a prefeitura de Ji-Paraná, o governo do Estado, a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD), o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal foi assinado em junho do ano passado 2018.

De acordo com o senador Acir Gurgacz, que trabalhou em todas as etapas para elaboração, aprovação e implantação do projeto,  disse que esta é a maior conquista dos jiparanaenses. Um trabalho que envolveu muitas pessoas e instituições, e que trará um grande benefício para a saúde e qualidade de vida da população.

O prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), que coordenou a elaboração do projeto na época em que era secretário de Planejamento, destaca a importância da obra para a cidade e para a qualidade vida da população. “Trabalhamos neste projeto desde 2013, quando apenas 2% do esgoto da cidade era coletado”, detalha. “Essa obra é fruto de muitas mãos. Tivemos apoio do Governo do Estado, Governo Federal e de todos os membros da bancada federal e estadual, tanto desta legislatura como da legislatura anterior”, agradeceu Marcito.

Mais Sobre Municípios

Instituições realizam atividades na Casa da Criança em Rolim de Moura

Instituições realizam atividades na Casa da Criança em Rolim de Moura

Crianças acolhidas na Casa da Criança e do Adolescentes de Rolim de Moura (RO) tiveram uma semana de muitas atividades na semana do dia das crianças

Prefeito Hildon Chaves parabeniza e enaltece esforço de todos os educadores

Prefeito Hildon Chaves parabeniza e enaltece esforço de todos os educadores

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, parabeniza a todos os professores pela passagem do seu dia, comemorado nesta terça-feira. “Deixo a nossa ho

Porto Velho - Prefeitura e Funasa instalarão estações de tratamento de água na Zona Rural

Porto Velho - Prefeitura e Funasa instalarão estações de tratamento de água na Zona Rural

O prefeito Hildon Chaves se reuniu na sexta-feira (11), com o superintendente Célio Lopes, da Fundação Nacional da Saúde – (Funasa/RO) para tratar do

Prefeitura une esforços para construção da Ecoparque no Mocambo

Prefeitura une esforços para construção da Ecoparque no Mocambo

A prefeitura de Porto velho, através da Secretaria de Obras (Semob), Subsecretaria de Meio ambiente (Sema) e Empresa de Desenvolvimento Urbano de Port