Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Escola Josino Brito de Cacoal realiza semana de atividades com a implantação do Tempo Integral



Durante esta semana, toda a família escolar: alunos, pais, professores, gestores, administradores, vigias, merendeiras e faxineiras, está sendo recebida de maneira diferente na Escola Estadual de Ensino Médio Josino Brito, em Cacoal, que a partir deste agora passa a oferecer a educação integral. A Escola tem 410 alunos matriculados, mas capacidade para receber até 450. Ainda há vagas.

Gente de Opinião

A Escola Josino Brito tem capacidade para receber até 450 alunos

O projeto rondoniense “Escola do Novo Tempo” foi embasado em um modelo de sucesso implantado no Estado de Pernambuco e ampliado por todo o País através do projeto nacional “Escola da Escolha”.

Em Cacoal, durante toda esta semana, a Escola Josino Brito oferece atividades, palestras, bate-papos com toda a comunidade escolar. É uma forma de acolher todos os protagonistas desta nova fase da educação em Rondônia.

“O projeto da educação integral é audacioso, mas chegou o momento certo de colocá-lo em prática. O sucesso depende do comprometimento de todos, e é por isso que estamos unidos em prol deste projeto. É sem sombra de dúvidas a Escola do Novo Tempo”, destacou a coordenadora regional de Ensino, Marlene Ceconi.

Nesta semana de acolhimento, o estado recebe mais de 50 ex-alunos de Pernambuco, que trazem para Rondônia os exemplos de sucesso que a educação integral alcançou no País. Além disso, os jovens acolhedores vão compartilhar com toda a comunidade escolar suas experiências, motivando os alunos, os pais e os profissionais da educação em relação ao novo projeto que se inicia em Rondônia.

“Esta é uma semana de acolhimento, e estaremos aqui junto com vocês, com os alunos, com os pais, mostrando que a educação integral oferece inúmeras oportunidades aos nossos jovens. Vamos desenvolver diversas atividades junto com os alunos que vão ajudar a nortear as ações da educação, isso porque como nós vivemos essa experiência é mais fácil para transmitirmos nesta primeira semana o sucesso que podemos alcançar enquanto escola e enquanto cidadãos”, enfatizou a jovem Beatriz Santana Tavares Leandro, uma dos 56 jovens que estão em Rondônia para promover o acolhimento desta nova etapa da educação.

Nesta segunda-feira (6), todos os períodos do dia contam com atividades diferenciadas. Durante a manhã, servidores da educação estão reunidos para debater o novo projeto, conhecer a realidade dos alunos de Pernambuco e promoverem uma interação junto aos novos companheiros de trabalho.

No período vespertino, a escola recebe todos os 410 alunos já matriculados no ensino integral na Escola Josino Brito. Às 13h30 tem início a solenidade oficial de abertura do ano letivo nas Escolas do Novo Tempo. Já à noite, os pais dos alunos estão convidados para conhecer a escola e as novas diretrizes da educação no Josino Brito. Além desta segunda-feira, uma programação diferenciada, voltada par ao acolhimento da comunidade escolar, acontece durante toda a semana.

“Esta semana estamos trabalhando todos alinhados, queremos que todos se sintam bem, desde os servidores da escola, os pais e os alunos. Queremos mostrar, principalmente que o estudante é autônomo e que as escolhas certas dependem exclusivamente deles. A escola é apenas a base, oferecendo oportunidades e apontando alguns caminhos que podem ser seguidos”, destacou a gestora da escola Josino Brito, Elisabete Leonel Côrtes.


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)