Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Escola Cooperativa celebra 10 anos de pioneirismo e sucesso



A Cooperativa Educacional de Vilhena – Coopevi está completando 10 anos em 2017, com uma história de união e pioneirismo protagonizada por pais cujo sonho era proporcionar aos seus filhos excelência na educação.

Quando, em 2007, esse grupo de pais se reuniu pela primeira vez, a idéia era criar uma escola que não fosse nem pública, nem privada, que pudesse ser administrada por eles, para que todo o resultado obtido fosse reinvestido na própria escola, garantindo assim um nível de educação superior ao oferecido pelo mercado na época.
Encontraram no cooperativismo o formato ideal de escola e fundaram , em Vilhena, a primeira cooperativa educacional de pais do estado de Rondônia.

“Quando começamos as incertezas eram muitas, afinal se tratava de um negócio novo, e nem todos estavam dispostos a arriscar, quiseram esperar para ver se daria certo. Mas o espírito de união e a grandeza da causa que nos uniu – a educação -, foram sempre superiores a todas as dúvidas, afinal se tratava do futuro de nossos filhos”, lembra a vice-presidente da cooperativa, Carolina Torres Frozoni.

Como os demais pais dos conselhos administrativo e fiscal, ela trabalha há 10 anos como voluntária na escola: “Hoje, ao olharmos para trás, vemos que tanto sacrifício valeu a pena. Nossos alunos estão preparados para entrar nas melhores faculdades do país”, afirma ela, usando como exemplo os próprios filhos. “Tenho duas filhas na UNICAMP e um filho na UNESP. Olho para onde estão hoje, e sinto que valeu a pena acreditar naquele sonho”.

A escola, que começou com 280 alunos, hoje, com mais de 500, atende a todos os segmentos – desde a creche ao terceiro ano do ensino médio, e adota o sistema COC de ensino, marca que tem mais de 40 anos e pertence ao grupo Pearson, maior e mais antiga empresa de educação do mundo.

“Com o investimento em cursos de capacitação e a valorização financeira dos profissionais aliado à implantação do sistema COC, vimos a melhoria da aprendizagem e dedicação dos nossos alunos, trazendo para a escola ótimos resultados em vestibulares e exames nacionais”, destaca a professora de matemática Nelci Aparecida de Campos Vieira, que está na Coopevi desde 2008.
Em 2016 a escola obteve, pelo quarto ano consecutivo, a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em sua cidade, figurando também entre os primeiros colocados do Estado.

“O nosso grande diferencial está no cooperativismo, cujos valores enriquecem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, e nos permite fazer alianças que dão sustentação ao trabalho da escola”, diz o presidente da Coopevi, Vilmar Saúgo, que também é diretor executivo da Sicoob Credisul, referindo-se à parceria que as duas cooperativas mantém.

Através desse convênio o Sicoob disponibiliza aos filhos de seus colaboradores e cooperados uma educação de qualidade, baseada nos valores cooperativistas, com a concessão de bolsas integrais e parciais na escola.
10 anos

Para comemorar os 10 anos de sua fundação, a cooperativa lançou uma campanha publicitária baseada nesses valores, que tem como protagonistas os próprios alunos da escola. “Convidamos os alunos que estão conosco desde o início para fazerem parte da campanha, e todos quiseram participar. Eles têm orgulho da escola que seus pais ajudaram a fundar, e consideram a Coopevi uma extensão de sua casa”, diz Carolina Frozoni.

A Campanha, que terá duração de um ano, será dividida em várias etapas, e vai resgatar a história da cooperativa, contando também a história dos ex alunos: “Queremos mostrar onde estão os alunos da primeira turma que se formou em 2007. Alguns já têm até filhos estudando conosco”, conta Frozoni, explicando que a Campanha será quase que exclusivamente digital: “Temos que falar a linguagem do nosso público, que é altamente tecnológico”.

Fonte:  Coopevi

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Feirão do Emprego e Empreendedorismo abriu portas para jovens realizarem o sonho do primeiro emprego com carteira assinada

Feirão do Emprego e Empreendedorismo abriu portas para jovens realizarem o sonho do primeiro emprego com carteira assinada

José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co

Pessoas com Deficiência também foram selecionadas para vagas de trabalho durante o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo

Pessoas com Deficiência também foram selecionadas para vagas de trabalho durante o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo

O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)