Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Entrega de tratores impulsiona produção rural de Nova Brasilândia


Durante o final de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), entregou em um só dia quatro tratores a quatro associações da área rural do município de Nova Brasilândia. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda individual do parlamentar, de R$ 240 mil, por intermédio do governo do Estado, sob a gerência da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri).

“Respeitando a nova legislação em vigor, a pedido da prefeitura de Nova Brasilândia por solicitação da vereadora Ana Paula (PTB), após análise do melhor projeto e abrangência do maior número de produtores rurais, destinamos emenda para aquisição dos maquinários agrícolas na intenção de promover o aumento da produção dos agricultores familiares, com qualidade”, explicou Maurão de Carvalho.

O presidente da Assembleia acrescentou que a aquisição desses equipamentos comprova a boa relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

“Apoiamos incondicionalmente o setor produtivo, responsável pelo equilíbrio financeiro do Estado, garantindo e mantendo Rondônia em posição favorável na balança comercial em relação a outras unidades da federação, apesar da crise política e econômica pela qual passa o País”, justificou o parlamentar.

No início da manhã de sábado (18), a Associação dos Produtores Rurais Unidos para Todos recebeu o primeiro trator, no pátio da igreja Santa Maria Goreth, na Linha 10, em Nova Brasilândia. Atendendo à nova legislação, o equipamento foi entregue pelo governo do Estado à Prefeitura de Nova Brasilândia, que de imediato assinou o termo de concessão de uso e repassou o maquinário à associação.

“Nossa associação atende mais de 90 famílias, que enfrentam as dificuldades da correção do solo e preparo para o plantio, o que gera gasto para a produção. Esse trator vai facilitar muito na redução de gastos e aumento da produtividade”, declarou o presidente da Associação, Antônio Muniz dos Reis.

Próximo ao final da manhã, foi a vez da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais Nova Geração, localizada na Linha 21 Norte, que também por meio de convênio do Estado com a prefeitura de Nova Brasilândia, recebeu um trator. De acordo com o presidente da associação, Vatercir Alves Carneiro, o popular Têtessi, o equipamento beneficiará diretamente 91 famílias associadas, além de pequenos produtores da região, no plantio e aumento da produção da agricultura de café conilon, produção considerada carro chefe do município.

Porco assado e caldo de peixe marcaram a comemoração dos associados da Associação Boa Sorte dos Pequenos Produtores Rurais, na Linha 110 Sul, que atualmente conta com cerca de 90 integrantes, também contemplada com um trator.

“Estamos felizes e com a agilidade e entrega do equipamento solicitado em fevereiro. Vamos agora investir no aumento do plantio de café e produção de leite para ampliar a renda de nossa comunidade e região”, declarou o presidente da entidade, João Silva.

Fechando a série de entregas, a última beneficiada, no começo da noite, foi a Associação dos Pequenos Produtores da Linha 126, km 16, de Nova Brasilândia, que atualmente atende diretamente 40 famílias.

Para o presidente, Dauro Gomes de Geraldino, o trator beneficiará a comunidade na gradeação e preparação do solo para o plantio do café, puxará madeira, entre outros benefícios que visem a melhoria de vida e aumento da produção.

Os deputados Laerte Gomes (PSDB) e José Lebrão (PMDB) e o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, participaram do evento, que reuniu cerca de 2 mil pessoas.

Fonte: Wagna Vieira

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Feirão do Emprego e Empreendedorismo abriu portas para jovens realizarem o sonho do primeiro emprego com carteira assinada

Feirão do Emprego e Empreendedorismo abriu portas para jovens realizarem o sonho do primeiro emprego com carteira assinada

José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co

Pessoas com Deficiência também foram selecionadas para vagas de trabalho durante o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo

Pessoas com Deficiência também foram selecionadas para vagas de trabalho durante o 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo

O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)