Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ene Glória intensifica campanha no interior de Rondônia


Dando prosseguimento à sua agenda de campanha, o candidato a reitor, professor-doutor Ene Glória da Silveira (30), visitou os campi da Unir em Cacoal e Ji-paraná. Na manhã de sexta-feira 24, Ene conversou com alunos de Engenharia de Produção do campus de Cacoal. Na oportunidade os acadêmicos ouviram as propostas e esclareceram dúvidas sobre a conclusão dos laboratórios e a consolidação do curso na próxima administração da instituição.

Após ouvir as reivindicações dos acadêmicos, Ene disse que em sua administração – tanto nas gestões passadas quanto na futura – não haverá, em hipótese alguma, fechamento de cursos no interior ou na capital. O candidato explicou que o boato sobre o fechamento de cursos está sendo lançado por um grupo que tenta nesta mesma eleição assumir a reitoria. “Quando fui reitor multiplicamos o número de mestre e doutores por mais de dez. Na próxima gestão a idéia é aumentar e reestruturar todos os cursos, principalmente os de engenharia e saúde, já que essas áreas serão contempladas com grande investimento por parte do governo federal, que prepara o lançamento do programa Reuni 2”, disse o reitorável.

À tarde, Ene Glória se reuniu com os acadêmicos, professores e técnicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis no auditório da Unir – campus de Cacoal. Na ocasião foi possível mensurar a quantidade de membros da comunidade acadêmica disposta a ouvir e discutir as ações do candidato, já que pelo menos 360 pessoas estiveram presentes. O acadêmico do curso de Direito, Adilson de Almeida, questionou o candidato sobre a possibilidade de a Unir receber cursos de pós-graduação na área de Direito. “O nosso campus é tido como um dos melhores do interior. Isso vai influenciar na hora da distribuição de investimentos em infraestrutura, corpo técnico e professores nos campi?”, indagou o acadêmico.

“Adilson, quem vai definir a quantidade de recursos para infraestrutura, corpo técnico e docente serão vocês. O propósito de minha administração é deixar que os diretores e chefes de departamentos de cada campus deliberam sobre essa questão, pois quem realmente sabe qual a verdadeira necessidade de cada campus são vocês. Na pós-graduação podemos fazer ainda melhor do que já foi feito nas minhas gestões anteriores. Quando assumi, a Unir tinha 33 professores mestres e doutores, e quando terminou meu mandato éramos mais de 360 professores titulados. Podemos fazer isso novamente e melhor, mas preciso de vocês para que isso se torne realidade. Os cursos de mestrado e doutorado são os meus xodós. Abri cinco mestrados e um doutorado quando fui reitor e quero dobrar, triplicar esses números”, disse o candidato a reitor.

Ainda na sexta-feira Ene Glória se reuniu com professores do campus de Ji-Paraná, onde expôs suas metas e objetivos. Os professores aproveitaram para falar das dificuldades que encontram com a falta de técnicos e a rotatividades de professores, pois sem os técnicos os professores teriam de assumir atividades administrativas, sendo que as mesmas prejudicam o desempenho do profissional em sala de aula.

Ene explicou que o MEC – Ministério da Educação – tem de criar um plano especial para reestruturar a universidade. “A Unir está passando por uma crise enorme. O déficit de técnicos é grande. Para se ter uma idéia, para nivelar esse número com a quantidade de cursos já existentes de forma emergencial são necessários, no mínimo, 500 profissionais. Isso só para atualizar o déficit de técnicos dos campi. Para solucionar este problema teremos que fazer grandes movimentações dentro dos ministérios, locais onde mantemos boas relações e sempre tivemos as portas abertas”.

À noite Ene Glória ainda retornou a Cacoal, onde teve oportunidade de se reunir mais uma vez com professores, técnicos e alunos dos cursos noturnos daquele campus. Mais uma vez as propostas do candidato foram debatidas e o reitorável recebeu diversas manifestações de apoio. Na segunda-feira 27, último dia de campanha, Ene Glória deverá concentrar seus esforços no campus de Porto Velho, onde sua candidatura vem crescendo e se consolidando a cada dia.


Fonte:  Dhiony Costa e Silva

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce