Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro de Empreendedores reúne empresários rondonienses na FIERO


 
Sistema FIERO e Banco da Amazônia alavancam negócios sustentáveis para Rondônia e estimulam a formação de novos projetos que resultem no desenvolvimento do estado

Em parceria com o Banco da Amazônia, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) promoveu o Encontro de Empreendedores de negócios sustentáveis aos empresários rondonienses, na manhã desta segunda-feira, 26, no Salão de Convenções do Sistema FIERO. Compareceram ao evento autoridades políticas e empresários, entre eles representantes das empresas líderes de setor.

A abertura da reunião de negócios ficou por conta do presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Júnior e em seguida, o presidente da FIERO, Denis Roberto Baú prosseguiu com a programação de apresentações sobre as potencialidades econômicas e as expectativas atuais para o Estado de Rondônia.

Baú discorreu sobre a evolução da receita do Estado, a atual instalação e localização das plantas industriais e os segmentos industriais, empregos formais gerados, a balança comercial que engloba os principais produtos exportados e importados, as vantagens competitivas, o destino das exportações, a infraestrutura portuária ao destacar que a presidência do Terminal Portuário de Porto Velho está ocupada pelo vice-presidente da FIERO, Marcondes Cerrutti.

Entre outros pontos citados durante a apresentação do presidente da FIERO estiveram os corredores rodoviários andinos e para o Atlântico - novos eixos de intercâmbio comercial que representam alternativas para a saída dos produtos rondonienses - de maneira que se atinja mais mercados consumidores em potencial. A saída para o Pacífico, segundo ele, coloca Rondônia à frente de um mercado de, aproximadamente, 140 milhões de habitantes/consumidores e configura como projeto que reduz entre 25 a 30% os custos logísticos e frete das mercadorias enviadas para a Ásia. Os potenciais de produção, de internacionalização e consumo do estado sinalizam para as oportunidades que Rondônia apresenta para expandir seus negócios e parcerias comerciais com o mundo.

Dando continuidade à pauta do encontro, Abidias José de Sousa Júnior citou que o cenário inflacionário atual é favorável aos investimentos e que o Banco da Amazônia é potencializador dos projetos para Rondônia. Ele falou aos empresários sobre a retomada do crescimento do país, as perspectivas para o Estado de Rondônia com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a participação do Banco no crédito de fomento para a região Norte e para o estado de Rondônia, os principais projetos financiados pelo Banco no estado nas áreas de infraestrutura, indústria, agroindústria, comércio e serviço, saúde e educação. Ainda conforme disse o presidente do Banco da Amazônia, houve um crescimento de 192% em valores contratados de operações do FNO neste ano de 2009 em relação ao ano passado.

Ao final das explanações, os empresários tiveram a oportunidade de debater os pontos do próprio interesse para esclarecimentos junto das instituições competentes pelos assuntos. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est