Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro de Empreendedores reúne empresários rondonienses na FIERO


 
Sistema FIERO e Banco da Amazônia alavancam negócios sustentáveis para Rondônia e estimulam a formação de novos projetos que resultem no desenvolvimento do estado

Em parceria com o Banco da Amazônia, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) promoveu o Encontro de Empreendedores de negócios sustentáveis aos empresários rondonienses, na manhã desta segunda-feira, 26, no Salão de Convenções do Sistema FIERO. Compareceram ao evento autoridades políticas e empresários, entre eles representantes das empresas líderes de setor.

A abertura da reunião de negócios ficou por conta do presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Júnior e em seguida, o presidente da FIERO, Denis Roberto Baú prosseguiu com a programação de apresentações sobre as potencialidades econômicas e as expectativas atuais para o Estado de Rondônia.

Baú discorreu sobre a evolução da receita do Estado, a atual instalação e localização das plantas industriais e os segmentos industriais, empregos formais gerados, a balança comercial que engloba os principais produtos exportados e importados, as vantagens competitivas, o destino das exportações, a infraestrutura portuária ao destacar que a presidência do Terminal Portuário de Porto Velho está ocupada pelo vice-presidente da FIERO, Marcondes Cerrutti.

Entre outros pontos citados durante a apresentação do presidente da FIERO estiveram os corredores rodoviários andinos e para o Atlântico - novos eixos de intercâmbio comercial que representam alternativas para a saída dos produtos rondonienses - de maneira que se atinja mais mercados consumidores em potencial. A saída para o Pacífico, segundo ele, coloca Rondônia à frente de um mercado de, aproximadamente, 140 milhões de habitantes/consumidores e configura como projeto que reduz entre 25 a 30% os custos logísticos e frete das mercadorias enviadas para a Ásia. Os potenciais de produção, de internacionalização e consumo do estado sinalizam para as oportunidades que Rondônia apresenta para expandir seus negócios e parcerias comerciais com o mundo.

Dando continuidade à pauta do encontro, Abidias José de Sousa Júnior citou que o cenário inflacionário atual é favorável aos investimentos e que o Banco da Amazônia é potencializador dos projetos para Rondônia. Ele falou aos empresários sobre a retomada do crescimento do país, as perspectivas para o Estado de Rondônia com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a participação do Banco no crédito de fomento para a região Norte e para o estado de Rondônia, os principais projetos financiados pelo Banco no estado nas áreas de infraestrutura, indústria, agroindústria, comércio e serviço, saúde e educação. Ainda conforme disse o presidente do Banco da Amazônia, houve um crescimento de 192% em valores contratados de operações do FNO neste ano de 2009 em relação ao ano passado.

Ao final das explanações, os empresários tiveram a oportunidade de debater os pontos do próprio interesse para esclarecimentos junto das instituições competentes pelos assuntos. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)