Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro de Atualização reúne mais de 150 técnicos em Cacoal


Encontro de Atualização reúne mais de 150 técnicos em Cacoal - Gente de Opinião



Cerca de 150 gestores públicos dos 13 municípios do polo de Cacoal participaram, na manhã desta segunda-feira (24), da abertura da sétima edição do Encontro Municipal de Atualização Administrativa, uma realização do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal e contou com a presença do vice-presidente no exercício da Presidência, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, do representante da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, dos presidentes da Arom, Laerte Gomes, e da Associação das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ascavero), Luiz Carlos Katatal, além de outras autoridades de Cacoal e municípios vizinhos.

Os discursos foram pautados na importância da capacitação e da requalificação dos gestores e seus técnicos para a melhoria da administração pública. “Em 2009, o Tribunal fez esse mesmo trabalho e estamos colhendo frutos até hoje, porque um quadro técnico qualificado é fundamental para uma boa gestão”, disse o vereador Katatal.

O diretor do Fórum de Cacoal, juiz Johnny Gustavo Clemes, que fez parte da composição da mesa, ressaltou a integração entre os poderes Executivo e Legislativo visando à eficiência da gestão pública, enquanto o deputado estadual Maurão de Carvalho falou da parceria consolidada entre Arom e TCE: “Fui prefeito e sei o quanto é importante ter técnicos preparados, porque, no final, quem paga pelos erros e pelas são os chefes dos executivos.”

Para o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, uma das vantagens dos cursos que serão ministrados durante o Encontro é a possibilidade de compreensão das normas e leis que regem a administração pública. “Quem lida com a gestão pública sabe que é difícil administrar olhando dois pontos de vista: o dinheiro à disposição, que é pouco, e as necessidades do povo, que são muitas”, enfatizou.

O presidente da Arom, Laerte Gomes, lembrou que a maioria dos erros cometidos nos executivos e legislativos municipais se devem ao desconhecimento técnico. “Somos um estado novo, cuja maioria dos municípios estão se estruturando agora. Há uma carência grande por qualificação técnica, que somente o Tribunal de Contas, órgão especializado no assunto, pode nos assessorar”, destacou.

Também nesse aspecto, o conselheiro Valdivino Crispim falou do propósito e da missão do Encontro de Atualização. “Todos os participantes são técnicos, mas é preciso requalificação, reensinar, repregar, a fim de que nossa missão, que é a melhor aplicação dos recursos públicos, seja atingida”, completou.

ATUALIZAÇÃO

O VII Encontro de Atualização Administrativa tem como objetivo a atualização de gestores e agentes políticos de Prefeituras e Câmaras dos 52 municípios sob a jurisdição do TCE e associados à Arom, visando à melhoria da administração pública municipal e, consequentemente, mais eficiência e eficácia aos serviços prestados à população.

Participam do Encontro de Atualização prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, assessores jurídicos e técnicos da administração pública dos municípios que fazem parte da regional de Cacoal.

Entre os cursos que serão oferecidos estão: Atos de Pessoal, Licitação e Contrato, Controle Interno, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), Processo Legislativo Municipal e Controle da Administração Pública pelo TCE.

Todo o aprendizado será repassado pelo conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, além dos técnicos Édila Dantas Cavalcante, Flávio Cioffi Júnior, Omar Pires Dias, Laércio Fernando de Oliveira Santos e Rubens da Silva Miranda.

O evento acontecerá em 10 datas e cinco municípios diferentes. Será sempre o mesmo curso para participantes de regionais diferentes. O de Cacoal, que foi aberto nesta segunda-feira (24), prossegue nesta terça (25), nas dependências das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc).

Já em Vilhena, as oficinas serão realizadas nos dias 27 – juntamente com a inauguração da Secretaria Regional – e 28 de maio. Em Ji-Paraná, os cursos estão programados para dia 31 de maio e 1º de junho, enquanto Ariquemes recebe os treinamentos nos dias 4 e 5 de junho. Porto Velho fecha o Encontro nos dias 8 e 9 de junho.

Fonte: Ascom TCE

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)