Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro de Atualização reúne mais de 150 técnicos em Cacoal


Encontro de Atualização reúne mais de 150 técnicos em Cacoal - Gente de Opinião



Cerca de 150 gestores públicos dos 13 municípios do polo de Cacoal participaram, na manhã desta segunda-feira (24), da abertura da sétima edição do Encontro Municipal de Atualização Administrativa, uma realização do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Cacoal e contou com a presença do vice-presidente no exercício da Presidência, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, do representante da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, dos presidentes da Arom, Laerte Gomes, e da Associação das Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ascavero), Luiz Carlos Katatal, além de outras autoridades de Cacoal e municípios vizinhos.

Os discursos foram pautados na importância da capacitação e da requalificação dos gestores e seus técnicos para a melhoria da administração pública. “Em 2009, o Tribunal fez esse mesmo trabalho e estamos colhendo frutos até hoje, porque um quadro técnico qualificado é fundamental para uma boa gestão”, disse o vereador Katatal.

O diretor do Fórum de Cacoal, juiz Johnny Gustavo Clemes, que fez parte da composição da mesa, ressaltou a integração entre os poderes Executivo e Legislativo visando à eficiência da gestão pública, enquanto o deputado estadual Maurão de Carvalho falou da parceria consolidada entre Arom e TCE: “Fui prefeito e sei o quanto é importante ter técnicos preparados, porque, no final, quem paga pelos erros e pelas são os chefes dos executivos.”

Para o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, uma das vantagens dos cursos que serão ministrados durante o Encontro é a possibilidade de compreensão das normas e leis que regem a administração pública. “Quem lida com a gestão pública sabe que é difícil administrar olhando dois pontos de vista: o dinheiro à disposição, que é pouco, e as necessidades do povo, que são muitas”, enfatizou.

O presidente da Arom, Laerte Gomes, lembrou que a maioria dos erros cometidos nos executivos e legislativos municipais se devem ao desconhecimento técnico. “Somos um estado novo, cuja maioria dos municípios estão se estruturando agora. Há uma carência grande por qualificação técnica, que somente o Tribunal de Contas, órgão especializado no assunto, pode nos assessorar”, destacou.

Também nesse aspecto, o conselheiro Valdivino Crispim falou do propósito e da missão do Encontro de Atualização. “Todos os participantes são técnicos, mas é preciso requalificação, reensinar, repregar, a fim de que nossa missão, que é a melhor aplicação dos recursos públicos, seja atingida”, completou.

ATUALIZAÇÃO

O VII Encontro de Atualização Administrativa tem como objetivo a atualização de gestores e agentes políticos de Prefeituras e Câmaras dos 52 municípios sob a jurisdição do TCE e associados à Arom, visando à melhoria da administração pública municipal e, consequentemente, mais eficiência e eficácia aos serviços prestados à população.

Participam do Encontro de Atualização prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, assessores jurídicos e técnicos da administração pública dos municípios que fazem parte da regional de Cacoal.

Entre os cursos que serão oferecidos estão: Atos de Pessoal, Licitação e Contrato, Controle Interno, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), Processo Legislativo Municipal e Controle da Administração Pública pelo TCE.

Todo o aprendizado será repassado pelo conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, além dos técnicos Édila Dantas Cavalcante, Flávio Cioffi Júnior, Omar Pires Dias, Laércio Fernando de Oliveira Santos e Rubens da Silva Miranda.

O evento acontecerá em 10 datas e cinco municípios diferentes. Será sempre o mesmo curso para participantes de regionais diferentes. O de Cacoal, que foi aberto nesta segunda-feira (24), prossegue nesta terça (25), nas dependências das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc).

Já em Vilhena, as oficinas serão realizadas nos dias 27 – juntamente com a inauguração da Secretaria Regional – e 28 de maio. Em Ji-Paraná, os cursos estão programados para dia 31 de maio e 1º de junho, enquanto Ariquemes recebe os treinamentos nos dias 4 e 5 de junho. Porto Velho fecha o Encontro nos dias 8 e 9 de junho.

Fonte: Ascom TCE

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)