Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro de Atualização garante melhoria da gestão pública no interior



Com a entrega de certificados aos participantes, terminou, ontem (25), em Cacoal, a primeira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom). No total, 176 gestores e servidores públicos municipais participaram do evento.

Coube ao presidente em exercício do TCE, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, encerrar os cursos, entregando certificados para dois participantes: a controladora-geral de Pimenta Bueno, Alzeni Alves da Silva, e o chefe de Gabinete da Câmara de Espigão do Oeste, Encontro de Atualização garante melhoria da gestão pública no interior - Gente de OpiniãoFernando Ivo Ribeiro.

Durante o ato, o conselheiro disse que o nível do conhecimento e as experiências transmitidas aos participantes do Encontro deverão contribuir em muito para o aprimoramento das administrações públicas do polo de Cacoal, que é composto por 13 municípios.

“O cliente do Tribunal de Contas e de todos que participaram deste Encontro é a sociedade, e é a ela que os poderes e seus gestores devem prestar contas. Mas, para isso, é preciso instrução, reensino, reaprendizagem, que foi o que os participantes deste evento fizeram aqui”, disse.

Para Fernando Ribeiro, que participou das oficinas sobre Licitação, a capacitação superou as expectativas: “Com tantas modificações e novas normas do Tribunal de Contas, precisamos estar atualizados para administrar com eficiência.”

Já a auditora-geral da Prefeitura de Santa Luzia do Oeste, Kellen Cristina, que também participou da oficina sobre Controle Interno, disse que a iniciativa do TCE e da Arom beneficia os órgãos e entidades jurisdicionados e associados, porque reduz custos. “Além disso, faz com que um maior número de servidores sejam capacitados”, diz ela.


VILHENA

Depois dos dois dias de cursos em Cacoal, o Encontro de Atualização segue para Vilhena, onde as oficinas começam nesta quinta-feira (25), após a cerimônia de inauguração da primeira Secretaria Regional do TCE no interior do Estado, no município de Vilhena.

O alvo principal do encontro são prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, assessores jurídicos e técnicos da administração pública municipal. Os temas das oficinas são Atos de Pessoal, Controle Interno, Licitação, PPA, LDO e LOA, Processo Legislativo e Controle da Administração Pública pelo TCE.

Todo o aprendizado é repassado pelo conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, além dos técnicos Édila Dantas Cavalcante, Flávio Cioffi Júnior, Omar Pires Dias, Laércio Fernando de Oliveira Santos e Rubens da Silva Miranda.

Além de Cacoal e Vilhena, o VII Encontro de Atualização Administrativa percorrerá os municípios de Ji-Paraná (dias 31 de maio e 1º de junho), Ariquemes (4 e 5 de junho) e Porto Velho (8 e 9 de junho).

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)