Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro da Advocacia debate segurança e saúde pública


Temas como segurança pública, atendimento na saúde pública, prestação jurisdicional e outros assuntos mais voltados ao cotidiano da advocacia foram debatidos em Ariquemes, na útima sexta-feira e sábado, durante o III Encontro Estadual da Advocacia de Rondônia, realizado pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e pela subseção da OAB de Ariquemes, reunindo advogados e operadores do direito de todos os municípios de Rondônia.

A programação - mesclada de debates, palestras e eventos esportivos - começou na sexta-feira à noite e prosseguiu até a noite de sábado. Na abertura do evento, os advogados, acadêmicos de Direito e outros operadores foram agraciados com a brilhante palestra do advogado e professor Flávio Cardoso de Oliveira, abordando o tema “A Prova em Processo Penal”. Professor da Escola Superior de Advocacia de São Paulo e da rede LFG, Flávio Cardoso, pinçou pontos importantes da coleta e apresentação de provas ao longo do processo penal e citou casos de grande repercussão – como o julgamento de Lindeberg Fernandes Alves, acusado pelo assassinato da jovem Eloá Cristina Pimentel, em Santo André, entre outros – para ilustrar sua exposição.

Ao final da palestra, o palestrante respondeu durante mais de meia hora a perguntas do público, tirando as dúvidas suscitadas durante a palestra, no caso dos acadêmicos, ou de advogados militantes na área criminal que abordaram situações mais fáticas. Flávio Cardoso, que tem doutorado em Direito Penal, foi aplaudido de pé ao final da abertura da III Encontro da Advocacia de Rondônia, depois que o vice-presidente da OAB Rondônia, Ivan Machiavelli anunciou o encerramento da palestra.

Paralelamente à palestra de abertura do Encontro, advogados de todas as subseções da OAB em Rondônia e mais duas equipes da Seccional da OAB do Acre (convidados) iniciavam a disputa do Terceiro Torneio Inter-subseções de Futebol Soçaite.

O presidente a Subseção da OAB de Ariquemes e anfitrião do Encontro, advogado Alex Sarkis, falou na abertura do evento, realçando a importância do momento para a sociedade ariquemense e deu as boas vindas aos advogados dos quatro cantos de Rondônia.

No sábado, o III Encontro Estadual da Advocacia de Rondônia iniciou os trabalhos com a realização de sessão do Conselho Seccional, quando, entre outros assuntos, foram votadas e aprovadas as contas da Caixa de Assistência dos Advogados e da própria Seccional Rondônia da OAB. Também foi realizada a entrega de credenciais a 11 novos advogados e estagiários e foi lido o ato de jubilamento do decano Luiz Nunes de Almeida, por ter completado 70 anos de idade e trinta anos de atividade na advocacia.

Ainda na manhã de sábado, foi realizado o Colégio de Presidente de Subseções, um fórum de diálogo dos dirigentes das subseções para debater os problemas que afetam o exercício da advocacia e busca soluções comuns para superá-los.

Ao avaliar o resultado do encontro, o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, classificou-o como altamente produtivo e positivo para o encaminhamento de vários problemas que afetam o dia-a-dia da população, não só da região de Ariquemes, mas de todos os municípios do Estado, já que ali estavam reunidos advogados militantes em todas as Comarcas de Rondônia.

Além da diretoria executiva, dos conselheiros estaduais e dos presidentes das Subseções, o encontro contou com a participação da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), dos três conselheiros federais da OAB Rondônia, Gilberto Piselo, Celso Ceccatto e Orestes Muniz e teve representantes do Judiciário e do Legislativo estadual.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)