Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro advocacia cobra melhor serviço da Justiça e solução para sistema carcerário



Melhor prestação jurisdicional, campanha pela aprovação do projeto Ficha Limpa e lançamento do OAB Cidadania pontuaram o Encontro da Advocacia regional realizado pela seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, em Ji-Paraná na sexta-feira, dia 30, e sábado, 1º de maio. O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, disse na abertura do evento que a advocacia tem a obrigação de lutar por uma sociedade mais justa e igual para todos.

“Sempre tenho dito que não é justo o advogado passar cinco anos na universidade, adquirir conhecimentos e depois utiliza-los apenas em beneficio próprio. Por isso programamos o projeto OAB Cidadania para levarmos à classe estudantil noções de direitos e deveres e conscientização sobre voto livre e combate à corrupção eleitoral”, disse Hélio Vieira na abertura do encontro.

O evento com a participação do ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jefferson Luis Kravchychyn; do diretor-tesoureiro da OAB nacional, Miguel Ângelo de Almeida Cançado; do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, conselheiros federais e estaduais da OAB; do juiz federal e diretor do Fórum da Seção Judiciária da JF em Rondônia, Herculano Martins Nacif; advogados de todas as subseções e acadêmicos de direito.

Hélio abriu o encontro destacando a campanha pela valorização da advocacia. Ele realçou a celebração de convênios com vários órgãos públicos objetivando o pagamento dos honorários de sucumbência aos advogados públicos e falou dos convênios assinados com a Justiça do Trabalho e Tribunal de Justiça de Rondônia reforçando a indispensabilidade do advogado.

O ministro Jefferson Kravchychyn, do CNJ, disse que o Brasil vem avançando “e a criação deste conselho é uma das mais felizes iniciativas republicanas, porque o CNJ vem desempenhando importante papel na melhoria da Justiça brasileira e acabando com aquilo que o presidente Lula, talvez num momento de infeliz incontinência verbal, denominou de ‘caixa preta’ do Judiciário. Mas esses avanços, segundo o ministro, tem a decisiva contribuição da advocacia nacional.

Ao anunciar a celebração de convênio com a Justiça do trabalho para implantação de escritório corporativo nas Varas do Trabalho das cidades de Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste, Buritis e Machadinho, Hélio Vieira disse que “o objetivo é que nenhum cidadão procure a Justiça sem o acompanhamento de um advogado, porque isso traz segurança jurídica às decisões judiciais”.

Recreação

Além dos debates realizados na tarde de sexta-feira e do lançamento do OAB Cidadania pela aprovação do projeto Ficha Limpa, o encontro da advocacia regional em Ji-Paraná teve também torneio de futebol entre as subseções, com o time da Seccional sagrando-se campeão pela terceira vez consecutiva e ficando em segundo lugar o time formado pelos advogados da OAB Cacoal.

Na noite de sábado, ocorreu o encerramento da programação com o show do cantor Nasi (ex-grupo Ira), no Clube Vera Cruz, com a presença de centenas de advogados, familiares e amigos e acadêmicos de direito.

Fonte: Ascom OAB

 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç