Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Encontro advocacia cobra melhor serviço da Justiça e solução para sistema carcerário



Melhor prestação jurisdicional, campanha pela aprovação do projeto Ficha Limpa e lançamento do OAB Cidadania pontuaram o Encontro da Advocacia regional realizado pela seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, em Ji-Paraná na sexta-feira, dia 30, e sábado, 1º de maio. O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, disse na abertura do evento que a advocacia tem a obrigação de lutar por uma sociedade mais justa e igual para todos.

“Sempre tenho dito que não é justo o advogado passar cinco anos na universidade, adquirir conhecimentos e depois utiliza-los apenas em beneficio próprio. Por isso programamos o projeto OAB Cidadania para levarmos à classe estudantil noções de direitos e deveres e conscientização sobre voto livre e combate à corrupção eleitoral”, disse Hélio Vieira na abertura do encontro.

O evento com a participação do ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jefferson Luis Kravchychyn; do diretor-tesoureiro da OAB nacional, Miguel Ângelo de Almeida Cançado; do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, conselheiros federais e estaduais da OAB; do juiz federal e diretor do Fórum da Seção Judiciária da JF em Rondônia, Herculano Martins Nacif; advogados de todas as subseções e acadêmicos de direito.

Hélio abriu o encontro destacando a campanha pela valorização da advocacia. Ele realçou a celebração de convênios com vários órgãos públicos objetivando o pagamento dos honorários de sucumbência aos advogados públicos e falou dos convênios assinados com a Justiça do Trabalho e Tribunal de Justiça de Rondônia reforçando a indispensabilidade do advogado.

O ministro Jefferson Kravchychyn, do CNJ, disse que o Brasil vem avançando “e a criação deste conselho é uma das mais felizes iniciativas republicanas, porque o CNJ vem desempenhando importante papel na melhoria da Justiça brasileira e acabando com aquilo que o presidente Lula, talvez num momento de infeliz incontinência verbal, denominou de ‘caixa preta’ do Judiciário. Mas esses avanços, segundo o ministro, tem a decisiva contribuição da advocacia nacional.

Ao anunciar a celebração de convênio com a Justiça do trabalho para implantação de escritório corporativo nas Varas do Trabalho das cidades de Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste, Buritis e Machadinho, Hélio Vieira disse que “o objetivo é que nenhum cidadão procure a Justiça sem o acompanhamento de um advogado, porque isso traz segurança jurídica às decisões judiciais”.

Recreação

Além dos debates realizados na tarde de sexta-feira e do lançamento do OAB Cidadania pela aprovação do projeto Ficha Limpa, o encontro da advocacia regional em Ji-Paraná teve também torneio de futebol entre as subseções, com o time da Seccional sagrando-se campeão pela terceira vez consecutiva e ficando em segundo lugar o time formado pelos advogados da OAB Cacoal.

Na noite de sábado, ocorreu o encerramento da programação com o show do cantor Nasi (ex-grupo Ira), no Clube Vera Cruz, com a presença de centenas de advogados, familiares e amigos e acadêmicos de direito.

Fonte: Ascom OAB

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)