Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Enchente atinge rio Mamoré, na Bolívia



Chuvas fortes castigam o País vizinho desde dezembro. O nível do rio Mamoré subiu muito na última semana alagando comunidades inteiras.

Daniel Panobianco – Os temporais que atingem a Bolívia desde a primeira semana de dezembro do ano passado agora têm reflexo nas águas do rio Mamoré levando o caos às comunidades que margeiam o rio.

O Spectroradiometer em alta resolução do sensor MODIS do satélite TERRA da NASA (Agência Espacial Americana) captou imagens superiores das inundações na Bolívia no último dia 16. Em alguns lugares, as inundações começaram lentamente, mas em outros, tais como as áreas ao nível do mar ao norte da calha do rio Mamoré, foram apontadas como inundação severa, relatadas ao United Nations

(Escritório para Coordenação de Casos Humanitários) no dia 14.
As imagens mostram a situação da região do Mamoré no dia 31 de outubro de 2007 e a atual situação do último dia 16 (imagem acima).

Grande parte das áreas virou enormes pantanais ao longo do rio Mamoré e do Lago Concepción. O nível do rio Itenz, mais próximo da fronteira com Rondônia também subiu muito, o que explica a enchente em Pimenteiras do Oeste.

Segundo informações da United Nations, desde o inicio de dezembro do ano passado, 71 pessoas já morreram na Bolívia e 94 mil estão desabrigadas devido às chuvas e alagamentos do rio Mamoré.

Ainda há pontos de enchente, segundo informações do Serviço Meteorológico Nacional da Bolívia. A preocupação agora se volta para o lado das autoridades brasileiras, pois toda a água do Mamoré naturalmente deságua no rio Madeira que corta o norte de Rondônia.

Dados: United Nations – NASA – SMNB
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce