Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Empresário de Ji-Paraná receberá título de Cidadão RO


A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou nesta semana o Projeto de Lei concedendo ao empresário de Ji-Paraná, Luís Bernardi, o título de Cidadão Rondoniense. A honraria será entregue nos próximos dias e reconhece o trabalho desempenhado pela família Bernardi que desde ano de 1968  tem contribuído para o desenvolvimento do município e do Estado.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires, autor da propositura, a Família Bernardi possui uma história de vida totalmente ligada a Rondônia e a Ji-Paraná, porque ajudaram a desenvolver o principal município da Região Central do Estado.

O deputado cita como exemplo a recente doação de área de terras feita pelo casal Bernardi e Perpetua Benitez, para a construção no município do Batalhão do Exército e a Vila Militar e também da área para a construção de um Centro de Convenções para cidade de Ji-Paraná. “É uma homenagem merecida, um reconhecimento justo aquém acreditou neste Estado” avaliou Jesualdo,

Biografia - Luis Bernardi é um dos pioneiros da cidade de Ji-Paraná,  chegou em Rondônia em 1968, quando o atual município de Ji-Paraná era chamado de Vila de Rondônia. Na época Bernardi, com apenas 22 anos, trabalhava como vendedor ambulante e fazia o percurso de São Paulo à Porto Velho para vender gêneros alimentícios (arroz, feijão, charque, pilha, farinha). A primeira viagem feita à Rondônia, conta Bernardi, durou longos 28 dias. “Era um período onde tudo era muito difícil e mesmo assim fiz este percurso inúmeras vezes ”, lembra.

No ano de 1972 fundou a primeira loja de eletrodoméstico da Vila de Rondônia, a Casa Bernardi, loja que ainda hoje está situada no mesmo local. Em 1975, Bernardi e a esposa Perpetua Benitez constituíram a primeira imobiliária da cidade, chamada imobiliária 2B. A empresa hoje é responsável por 12 loteamentos em Ji-Paraná: Jardim Presidencial I, Jardim Presidencial III, Jardim Aurélio Bernardi, Bairro São Bernardo, Loteamento São Luis, Jardim Florida, Jardim São Cristóvão, Jardim São Cristóvão II, Jardim Aurélio Bernardi I e Jardim Aurélio Bernardi II.

Na área social a família Bernardi fundou a Casa do Menor Trabalhador, hoje administrada pela Igreja Missionária com mais de 20 anos de atividades em Ji-Paraná; Em maio de 1997 fundou o Lar do Idoso Aurélio Bernardi e o Centro de Recuperação Resgate de Vidas Ernesta Grosso Bernardi, que cuida de dependentes químicos, hoje o centro é administrado pela Igreja Quandragular.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)