Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Empresa ji-paranaense capacita produtores rurais


Com apenas oito anos de existência a Bigsal, empresa de Nutrição Animal, 100% ji-paranaense, atua com enfoque especial no desenvolvimento do município, gerando cerca de cem empregos diretos outras centenas de forma indireta. Com visão especial em atender todas as demandas do seu cliente, a Bigsaldisponibiliza uma equipe multidisciplinar que trabalha diretamente com o produtor rural e com seus revendedores, oferecendo treinamento nas mais diversas áreas.

Esse programa de capacitação visa proporcionar aos produtores rurais oportunidades para adquirirem novos conhecimentos e aprendizado sobre novas tecnologias relativas às suas atividades de modo a superar as deficiências que limitam o alcance de melhor produtividade e produção na agropecuária. Com o aumento da produção agropecuária, por meio da otimização dos recursos existentes, evita-se o desmatamento, além do êxodo rural.

“Somos uma empresa formada por pessoas que, de alguma forma ou de outra, possuem herança rural. Sabemos o quanto é importante manter o homem no campo, oferecendo-lhe condições para tanto e a educação é fundamental. Ao proporcionarmos meios para que esses produtores adquiram novos conhecimentos estamos viabilizando condições para produzir mais e melhor. E com certeza isso irá beneficiar gerações”, afirmou Robson Guimarães, diretor presidente da Bigsal.
 

Equipe técnica

A Bigsal possui um departamento técnico que tem o zootecnista e professor da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Gilmar Ferreira Prado, como responsável. Este departamento realiza visitas às propriedades rurais, palestras, Dias de Campo e Dias de Varanda, tudo voltado para capacitação do produtor rural, além dos treinamentos para revendedores.

A Bigsal possui um cronograma mensal de treinamento que visa beneficiar a maior quantidade possível de produtores. Com uma rede de cerca de 60 revendas em Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas, a Bigsal reúne seus representantes a cada quadrimestre quando disponibiliza treinamentos e palestras.
 

Sustentabilidade

Com objetivo de desenvolver o presente sem causar prejuízos ao futuro e se tornar autossustentável, a Bigsal investiu no reflorestamento de aproximadamente oito hectares com o plantio de espécies renováveis. A indústria consome atualmente lenha que abastece sua caldeira para a produção de ração para peixes. Embora toda esta madeira seja adquirida com Documentação de Origem Florestal (DOF), a Bigsal quer ir mais além e produzir sua própria lenha. Este projeto foi desenvolvido e é acompanhado por um engenheiro florestal e este plantio deverá estar pronto para a primeira poda a partir do próximo ano.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)