Quarta-feira, 31 de outubro de 2018 - 14h19

George Balduino resolveu abrir um novo negócio mesmo no período de crise e viu sua fabricação caseira de espetos giratórios crescer desde o início do investimento, há dois anos.
O mecânico de motos George produz cerca de 600 unidades por mês e distribui por 90 pontos de vendas de cerca de 20 cidades em Rondônia. Apaixonado por churrasco, tinha dificuldade de dar atenção aos amigos e cuidar da carne. Com isto, desenvolveu o espeto giratório devido aos altos custos dos modelos existentes. Os amigos adoraram as unidades que colocou à prova. “Eu precisava de um feedback do produto e eles gostaram, mas não tinha ideia que hoje estaria fabricando cerca de 600 unidades por mês”, lembra.
A matéria-prima vem de fora, mas a montagem é cem por cento artesanal; e só em 2018 já foram vendidos cerca de 5 mil espetos. Hoje tem até um engenheiro mecânico para desenvolver processos de padronização para a fabricação do produto.
Segundo Balduino, “Inicialmente, a fabricação de espetos era um hobby e, com a consultoria do Sebrae, inverti a lógica: agora me dedico totalmente à produção de espetos, e a mecânica de motos passou a ser meu passatempo”. O empreendedor fez o Empretec e pretende contratar o Sebraetec para patentear o produto e montar sua estrutura de e-commerce após aumentar a produção.
A analista técnica do Sebrae em Rondônia, Ângela Maria Vieira, destaca que o programa Sebraetec “visa levar inovação de forma rápida e econômica para dentro do pequeno negócio, com consultorias especializadas e customizadas para implementar soluções em sete áreas de inovação”.
O Sebraetec possui um subsídio – o Sebrae que arca com 70% do valor da consultoria, enquanto o empresário, com os outros 30%.
Procure o Sebrae agora mesmo para maiores informações sobre consultorias pelo 0800 570 0800 ou (69) 98130-5656. Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou as plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)