Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Embrapa inicia dias de campo de soja em Rondônia


Enquanto sojicultores de Rondônia já iniciaram a colheita da safra deste ano, a Embrapa se antecipa e inicia os dias de campo de soja para apresentar diversas opções de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, contribuindo com o produtor para o planejamento da safra 2013/2014.  Os eventos começam no dia 20 de fevereiro e terminam no dia 14 de março e serão realizados nas cinco unidades demonstrativas (UD’s) instaladas em Vilhena, Cerejeiras, Castanheiras, Porto Velho e Ariquemes.

O primeiro dia de campo será em Vilhena, no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 6. Vilhena possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.

Nos dias de campo serão apresentadas cultivares de soja convencional de alta qualidade e produtividade, com características agronômicas adequadas às necessidades dos sojicultores rondonienses, proporcionando diferentes opções de escolha para a semeadura.

Estes eventos fazem parte de um projeto da Embrapa que tem como objetivo a promoção de cultivares de soja da Empresa, visando ampliar a opção de variedades para os produtores de soja de Rondônia. “As Unidades Demonstrativas possibilitam aos produtores e técnicos conhecerem o potencial produtivo, o desempenho de determinada variedade em uma região, contribuindo para a escolha da cultivar que melhor se adapte à sua região e ao seu sistema de produção”, informa o engenheiro agrônomo Frederico Botelho.

Os dias de campo são uma realização da Embrapa e parceiros.

Confira algumas das cultivares de soja que serão apresentadas nos dias de campo:

BRSMG 752S: Ciclo precoce, de crescimento indeterminado. Variedade ideal para o plantio da segunda safra. Boa tolerância à chuva na colheita.

BRSMG 810C: Crescimento determinado e ciclo de 112 dias. Resistente ao Nematoide de Cisto (raças 1 e 3) e M. javanica.

BRSGO 7960: Ciclo semi-precoce com 110 dias. Hábito determinado com alto potencial produtivo para seu ciclo.

BRSGO 8360: Ciclo médio de 115 dias e de crescimento indeterminado. Resistente ao Nematoide de Galhas (M. javanica). Ótimo potencial produtivo e estabilidade na produção com ampla adaptação.

BRS 8381: Ciclo médio de 115 dias. Tipo de crescimento semi-determinado.  Planta arejada, favorecendo o controle químico de pragas e doenças. Permite plantio no cedo e tem boa tolerância à chuva na colheita.

BRS 8480: Alto vigor e sanidade radicular. Excelente potencial produtivo e boa tolerância à chuva na colheita. Excelente sanidade foliar, resistência ao acamamento e alta capacidade de engalhamento.

Confira a programação completa dos dias de campo:

Dia 20 de fevereiro – Vilhena: Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR-364, Km 6, às 8h30.

Dia 26 de fevereiro – Cerejeiras: Fazenda Zenatti (Sr. Darci Zenatti) Linha 5, 3º para 4º eixo, Km 6, zona rural, às 8h30.

Dia 28 de fevereiro – Castanheiras: Fazenda Maia (Sr Augusto César Maia), Linha 168 Norte, Km 17,5, Zona rural, às 8h30.

Dia 12 de março – Porto Velho: Campo experimental da Embrapa Rondônia, na BR – 364, Km 5,5, Zona rural, às 8h30.

Dia 14 de março – Ariquemes: Instituto Federal de Rondônia (IFRO), R0 – 257, Km 13, zona rural, às 8h30.


Fonte: Renata Silva

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç