Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Embrapa inicia dias de campo de soja em Rondônia


Enquanto sojicultores de Rondônia já iniciaram a colheita da safra deste ano, a Embrapa se antecipa e inicia os dias de campo de soja para apresentar diversas opções de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, contribuindo com o produtor para o planejamento da safra 2013/2014.  Os eventos começam no dia 20 de fevereiro e terminam no dia 14 de março e serão realizados nas cinco unidades demonstrativas (UD’s) instaladas em Vilhena, Cerejeiras, Castanheiras, Porto Velho e Ariquemes.

O primeiro dia de campo será em Vilhena, no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 6. Vilhena possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.

Nos dias de campo serão apresentadas cultivares de soja convencional de alta qualidade e produtividade, com características agronômicas adequadas às necessidades dos sojicultores rondonienses, proporcionando diferentes opções de escolha para a semeadura.

Estes eventos fazem parte de um projeto da Embrapa que tem como objetivo a promoção de cultivares de soja da Empresa, visando ampliar a opção de variedades para os produtores de soja de Rondônia. “As Unidades Demonstrativas possibilitam aos produtores e técnicos conhecerem o potencial produtivo, o desempenho de determinada variedade em uma região, contribuindo para a escolha da cultivar que melhor se adapte à sua região e ao seu sistema de produção”, informa o engenheiro agrônomo Frederico Botelho.

Os dias de campo são uma realização da Embrapa e parceiros.

Confira algumas das cultivares de soja que serão apresentadas nos dias de campo:

BRSMG 752S: Ciclo precoce, de crescimento indeterminado. Variedade ideal para o plantio da segunda safra. Boa tolerância à chuva na colheita.

BRSMG 810C: Crescimento determinado e ciclo de 112 dias. Resistente ao Nematoide de Cisto (raças 1 e 3) e M. javanica.

BRSGO 7960: Ciclo semi-precoce com 110 dias. Hábito determinado com alto potencial produtivo para seu ciclo.

BRSGO 8360: Ciclo médio de 115 dias e de crescimento indeterminado. Resistente ao Nematoide de Galhas (M. javanica). Ótimo potencial produtivo e estabilidade na produção com ampla adaptação.

BRS 8381: Ciclo médio de 115 dias. Tipo de crescimento semi-determinado.  Planta arejada, favorecendo o controle químico de pragas e doenças. Permite plantio no cedo e tem boa tolerância à chuva na colheita.

BRS 8480: Alto vigor e sanidade radicular. Excelente potencial produtivo e boa tolerância à chuva na colheita. Excelente sanidade foliar, resistência ao acamamento e alta capacidade de engalhamento.

Confira a programação completa dos dias de campo:

Dia 20 de fevereiro – Vilhena: Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR-364, Km 6, às 8h30.

Dia 26 de fevereiro – Cerejeiras: Fazenda Zenatti (Sr. Darci Zenatti) Linha 5, 3º para 4º eixo, Km 6, zona rural, às 8h30.

Dia 28 de fevereiro – Castanheiras: Fazenda Maia (Sr Augusto César Maia), Linha 168 Norte, Km 17,5, Zona rural, às 8h30.

Dia 12 de março – Porto Velho: Campo experimental da Embrapa Rondônia, na BR – 364, Km 5,5, Zona rural, às 8h30.

Dia 14 de março – Ariquemes: Instituto Federal de Rondônia (IFRO), R0 – 257, Km 13, zona rural, às 8h30.


Fonte: Renata Silva

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç