Sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 09h05
Enquanto sojicultores de Rondônia já iniciaram a colheita da safra deste ano, a Embrapa se antecipa e inicia os dias de campo de soja para apresentar diversas opções de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, contribuindo com o produtor para o planejamento da safra 2013/2014. Os eventos começam no dia 20 de fevereiro e terminam no dia 14 de março e serão realizados nas cinco unidades demonstrativas (UD’s) instaladas em Vilhena, Cerejeiras, Castanheiras, Porto Velho e Ariquemes.
O primeiro dia de campo será em Vilhena, no dia 20 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 6. Vilhena possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.
Nos dias de campo serão apresentadas cultivares de soja convencional de alta qualidade e produtividade, com características agronômicas adequadas às necessidades dos sojicultores rondonienses, proporcionando diferentes opções de escolha para a semeadura.
Estes eventos fazem parte de um projeto da Embrapa que tem como objetivo a promoção de cultivares de soja da Empresa, visando ampliar a opção de variedades para os produtores de soja de Rondônia. “As Unidades Demonstrativas possibilitam aos produtores e técnicos conhecerem o potencial produtivo, o desempenho de determinada variedade em uma região, contribuindo para a escolha da cultivar que melhor se adapte à sua região e ao seu sistema de produção”, informa o engenheiro agrônomo Frederico Botelho.
Os dias de campo são uma realização da Embrapa e parceiros.
Confira algumas das cultivares de soja que serão apresentadas nos dias de campo:
BRSMG 752S: Ciclo precoce, de crescimento indeterminado. Variedade ideal para o plantio da segunda safra. Boa tolerância à chuva na colheita.
BRSMG 810C: Crescimento determinado e ciclo de 112 dias. Resistente ao Nematoide de Cisto (raças 1 e 3) e M. javanica.
BRSGO 7960: Ciclo semi-precoce com 110 dias. Hábito determinado com alto potencial produtivo para seu ciclo.
BRSGO 8360: Ciclo médio de 115 dias e de crescimento indeterminado. Resistente ao Nematoide de Galhas (M. javanica). Ótimo potencial produtivo e estabilidade na produção com ampla adaptação.
BRS 8381: Ciclo médio de 115 dias. Tipo de crescimento semi-determinado. Planta arejada, favorecendo o controle químico de pragas e doenças. Permite plantio no cedo e tem boa tolerância à chuva na colheita.
BRS 8480: Alto vigor e sanidade radicular. Excelente potencial produtivo e boa tolerância à chuva na colheita. Excelente sanidade foliar, resistência ao acamamento e alta capacidade de engalhamento.
Confira a programação completa dos dias de campo:
Dia 20 de fevereiro – Vilhena: Campo Experimental da Embrapa Rondônia, BR-364, Km 6, às 8h30.
Dia 26 de fevereiro – Cerejeiras: Fazenda Zenatti (Sr. Darci Zenatti) Linha 5, 3º para 4º eixo, Km 6, zona rural, às 8h30.
Dia 28 de fevereiro – Castanheiras: Fazenda Maia (Sr Augusto César Maia), Linha 168 Norte, Km 17,5, Zona rural, às 8h30.
Dia 12 de março – Porto Velho: Campo experimental da Embrapa Rondônia, na BR – 364, Km 5,5, Zona rural, às 8h30.
Dia 14 de março – Ariquemes: Instituto Federal de Rondônia (IFRO), R0 – 257, Km 13, zona rural, às 8h30.
Fonte: Renata Silva
Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho
A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po
Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho
Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio