Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Emater reúne mais de 200 especialistas no Centro de Treinamento em Ouro Preto



A programação de trabalho a ser executada em 2009 pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) começou a ser discutida por cerca de 200 representantes de todos os escritórios locais da entidade, localizados nos 52 municípios e em dezenas de distritos na zona rural, em todas as regiões do estado.

Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, que acontece até esta terça-feira à tarde no auditório do Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, o governador Ivo Cassol chamou à responsabilidade dirigentes, técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos-veterinários e extensionistas presentes, ao referir-se às tarefas que todos podem desempenhar no enfrentamento das conseqüências que a crise financeira mundial irá despejar sobre a economia rondoniense.

"O raciocínio é muito simples: nós não exportamos para os Estados Unidos e a Europa, mas, se eles não têm dinheiro para comprar produtos da Rússia, do Japão e da Ásia, esses países, que são nossos maiores compradores, também não vão ter dinheiro para comprar nossos produtos. Acontece que nós temos grãos e carne, coisas que são essenciais, e que o mundo aprendeu a apreciar, em função de sua alta qualidade. Cabe a nós manter e elevar nossa produtividade, tanto da carne como do leite, e fornecer mais e melhor assistência técnica para nossos pequenos produtores", afirmou o chefe do executivo estadual.

Para isso, segundo Ivo, é que o orçamento geral do estado de Rondônia para 2009 contempla a Emater com cerca de 30 milhões de reais, mais que o dobro do que a iunstituição recebia no início do atual ciclo administrativo.

"Precisamos deixar a Ematrer forte, com estrutura, capaz de atender ao produtoir onde quer que ele esteja, e é por isso que o Proater, o plano de trabalho de vocês para o próximo ano, é fundamental para fixar diretrizes de trabalho para todos os que dependem da agricultura e da pecuária em nosso estado, desde o pequeno lavrador até o grande pecuarista, do comerciante ao próprio Governo, que depende da pujança do campo para fazer a alegria da cidade".

Para dirigir os trabalhos, compareceram à reunião o secretário-executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento econômico e Social, José Paulo Gonçales, representando o secretário, Marco Antonio Petisco.

Representando o Parlamento Estadual, os deputados estaduais Luiz Cláudio, Euclides Maciel, Jesualdo Pires e Chico Paraíba, funcionário de carreira da Emater, que também contou com a presença de seus diretores e gerentes, Domingos Prieto e José Tarcísio.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento