Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Emater reúne mais de 200 especialistas no Centro de Treinamento em Ouro Preto



A programação de trabalho a ser executada em 2009 pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) começou a ser discutida por cerca de 200 representantes de todos os escritórios locais da entidade, localizados nos 52 municípios e em dezenas de distritos na zona rural, em todas as regiões do estado.

Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, que acontece até esta terça-feira à tarde no auditório do Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, o governador Ivo Cassol chamou à responsabilidade dirigentes, técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos-veterinários e extensionistas presentes, ao referir-se às tarefas que todos podem desempenhar no enfrentamento das conseqüências que a crise financeira mundial irá despejar sobre a economia rondoniense.

"O raciocínio é muito simples: nós não exportamos para os Estados Unidos e a Europa, mas, se eles não têm dinheiro para comprar produtos da Rússia, do Japão e da Ásia, esses países, que são nossos maiores compradores, também não vão ter dinheiro para comprar nossos produtos. Acontece que nós temos grãos e carne, coisas que são essenciais, e que o mundo aprendeu a apreciar, em função de sua alta qualidade. Cabe a nós manter e elevar nossa produtividade, tanto da carne como do leite, e fornecer mais e melhor assistência técnica para nossos pequenos produtores", afirmou o chefe do executivo estadual.

Para isso, segundo Ivo, é que o orçamento geral do estado de Rondônia para 2009 contempla a Emater com cerca de 30 milhões de reais, mais que o dobro do que a iunstituição recebia no início do atual ciclo administrativo.

"Precisamos deixar a Ematrer forte, com estrutura, capaz de atender ao produtoir onde quer que ele esteja, e é por isso que o Proater, o plano de trabalho de vocês para o próximo ano, é fundamental para fixar diretrizes de trabalho para todos os que dependem da agricultura e da pecuária em nosso estado, desde o pequeno lavrador até o grande pecuarista, do comerciante ao próprio Governo, que depende da pujança do campo para fazer a alegria da cidade".

Para dirigir os trabalhos, compareceram à reunião o secretário-executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento econômico e Social, José Paulo Gonçales, representando o secretário, Marco Antonio Petisco.

Representando o Parlamento Estadual, os deputados estaduais Luiz Cláudio, Euclides Maciel, Jesualdo Pires e Chico Paraíba, funcionário de carreira da Emater, que também contou com a presença de seus diretores e gerentes, Domingos Prieto e José Tarcísio.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza grande festa em homenagem às mães com serviços de beleza, música e sorteios

Prefeitura de Porto Velho realiza grande festa em homenagem às mães com serviços de beleza, música e sorteios

A Prefeitura de Porto Velho celebrou de forma especial o Dia das Mães, com um grande evento na Praça CEU, zona Leste da capital, no último sábado (10)

Prefeito Léo Moraes encaminha projeto de lei para multar quem jogar lixo em Porto Velho

Prefeito Léo Moraes encaminha projeto de lei para multar quem jogar lixo em Porto Velho

Com o compromisso de manter Porto Velho cada vez mais limpa, organizada e respeitada, o prefeito Léo Moraes anunciou que vai encaminhar à Câmara Munic

Prefeitura de Ji-Paraná lança projeto social "Abraço Acolhedor"

Prefeitura de Ji-Paraná lança projeto social "Abraço Acolhedor"

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), lançou na manhã de sábado (10), no auditório L

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã vão receber pavimentação

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã vão receber pavimentação

Por muito tempo, Vista Alegre do Abunã ficou à margem dos investimentos do Município em infraestrutura. Mas na manhã desta sexta-feira (9), esse ciclo

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)