Segunda-feira, 3 de novembro de 2008 - 00h00
A programação de trabalho a ser executada em 2009 pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) começou a ser discutida por cerca de 200 representantes de todos os escritórios locais da entidade, localizados nos 52 municípios e em dezenas de distritos na zona rural, em todas as regiões do estado.
Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, que acontece até esta terça-feira à tarde no auditório do Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, o governador Ivo Cassol chamou à responsabilidade dirigentes, técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos-veterinários e extensionistas presentes, ao referir-se às tarefas que todos podem desempenhar no enfrentamento das conseqüências que a crise financeira mundial irá despejar sobre a economia rondoniense.
"O raciocínio é muito simples: nós não exportamos para os Estados Unidos e a Europa, mas, se eles não têm dinheiro para comprar produtos da Rússia, do Japão e da Ásia, esses países, que são nossos maiores compradores, também não vão ter dinheiro para comprar nossos produtos. Acontece que nós temos grãos e carne, coisas que são essenciais, e que o mundo aprendeu a apreciar, em função de sua alta qualidade. Cabe a nós manter e elevar nossa produtividade, tanto da carne como do leite, e fornecer mais e melhor assistência técnica para nossos pequenos produtores", afirmou o chefe do executivo estadual.
Para isso, segundo Ivo, é que o orçamento geral do estado de Rondônia para 2009 contempla a Emater com cerca de 30 milhões de reais, mais que o dobro do que a iunstituição recebia no início do atual ciclo administrativo.
"Precisamos deixar a Ematrer forte, com estrutura, capaz de atender ao produtoir onde quer que ele esteja, e é por isso que o Proater, o plano de trabalho de vocês para o próximo ano, é fundamental para fixar diretrizes de trabalho para todos os que dependem da agricultura e da pecuária em nosso estado, desde o pequeno lavrador até o grande pecuarista, do comerciante ao próprio Governo, que depende da pujança do campo para fazer a alegria da cidade".
Para dirigir os trabalhos, compareceram à reunião o secretário-executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento econômico e Social, José Paulo Gonçales, representando o secretário, Marco Antonio Petisco.
Representando o Parlamento Estadual, os deputados estaduais Luiz Cláudio, Euclides Maciel, Jesualdo Pires e Chico Paraíba, funcionário de carreira da Emater, que também contou com a presença de seus diretores e gerentes, Domingos Prieto e José Tarcísio.
Fonte: Decom
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister
Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)