Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Emater reúne mais de 200 especialistas no Centro de Treinamento em Ouro Preto



A programação de trabalho a ser executada em 2009 pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) começou a ser discutida por cerca de 200 representantes de todos os escritórios locais da entidade, localizados nos 52 municípios e em dezenas de distritos na zona rural, em todas as regiões do estado.

Ao dar boas-vindas aos participantes do evento, que acontece até esta terça-feira à tarde no auditório do Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, o governador Ivo Cassol chamou à responsabilidade dirigentes, técnicos, agrônomos, zootecnistas, médicos-veterinários e extensionistas presentes, ao referir-se às tarefas que todos podem desempenhar no enfrentamento das conseqüências que a crise financeira mundial irá despejar sobre a economia rondoniense.

"O raciocínio é muito simples: nós não exportamos para os Estados Unidos e a Europa, mas, se eles não têm dinheiro para comprar produtos da Rússia, do Japão e da Ásia, esses países, que são nossos maiores compradores, também não vão ter dinheiro para comprar nossos produtos. Acontece que nós temos grãos e carne, coisas que são essenciais, e que o mundo aprendeu a apreciar, em função de sua alta qualidade. Cabe a nós manter e elevar nossa produtividade, tanto da carne como do leite, e fornecer mais e melhor assistência técnica para nossos pequenos produtores", afirmou o chefe do executivo estadual.

Para isso, segundo Ivo, é que o orçamento geral do estado de Rondônia para 2009 contempla a Emater com cerca de 30 milhões de reais, mais que o dobro do que a iunstituição recebia no início do atual ciclo administrativo.

"Precisamos deixar a Ematrer forte, com estrutura, capaz de atender ao produtoir onde quer que ele esteja, e é por isso que o Proater, o plano de trabalho de vocês para o próximo ano, é fundamental para fixar diretrizes de trabalho para todos os que dependem da agricultura e da pecuária em nosso estado, desde o pequeno lavrador até o grande pecuarista, do comerciante ao próprio Governo, que depende da pujança do campo para fazer a alegria da cidade".

Para dirigir os trabalhos, compareceram à reunião o secretário-executivo da Emater, Sorrival de Lima, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento econômico e Social, José Paulo Gonçales, representando o secretário, Marco Antonio Petisco.

Representando o Parlamento Estadual, os deputados estaduais Luiz Cláudio, Euclides Maciel, Jesualdo Pires e Chico Paraíba, funcionário de carreira da Emater, que também contou com a presença de seus diretores e gerentes, Domingos Prieto e José Tarcísio.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)