Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Em consórcio, municípios oferecem atendimento de saúde



Quase meio milhão de moradores de Rondônia terá acesso a consultas e exames especializados. O serviço de saúde será prestado em parceria entre clínicas particulares e as prefeituras, através do Consórcio Intermunicipal (CIMCERO). Além de oportunizar o atendimento na rede privada, a entidade também oferecerá diversos procedimentos médicos na sede, que foi inaugurada ontem, segunda-feira (13/06), em Ji-Paraná. Segundo o presidente da entidade, prefeito Charles Pinheiro, inicialmente 450 mil pessoas de 18 municípios serão beneficiadas.

Para trabalhar especificamente o setor de saúde, o CIMCERO criou consórcio CIS/Saúde, que também foi lançado oficialmente nesta segunda. Na solenidade, que aconteceu no hotel Maximus, em Ji-Paraná, o gestor foi enaltecido pela iniciativa por autoridades presentes. No evento, o governador Confúcio Moura enfatizou que a união dos municípios em consórcio para oferecer atendimento de saúde representa avanço e é uma tendência comprovada no Estado de Minas Gerais.

Para o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, a atuação do consórcio deve amenizar as dificuldades que os municípios abrangidos têm em oferecer saúde pública. O municipalista lembrou que o setor é o que onera maior gasto, principalmente porque, as prefeituras têm percentual obrigatório de investimento. Laerte também parabenizou Charles pelo trabalho, destacando que não tem dúvidas de que a parceria entre o público e privado beneficiará pessoas de baixa renda.

Na oportunidade, Laerte aproveitou para solicitar do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que estava presente, empenho na regulamentação da Emenda Constitucional 29 no Congresso. O projeto obriga que a União e Estados também fixem percentuais de investimentos em saúde. O presidente da AROM também comentou a necessidade da derrubada do veto presidencial ao projeto aprovado pelos deputados e senadores, que prevê a distribuição igualitária dos Royalties do Pré-Sal ao todos os municípios do País.

O presidente do CIMCERO, prefeito Charles anunciou que a entidade está aberta a parcerias com o governo de Rondônia e que pretende expandir o projeto em microrregiões. O prefeito salientou que o modelo do serviço é o mesmo de Minas Gerais e que, por tanto, trará bons resultados. Ele explicou que, um dos primeiros efeitos positivos será o desafogamento dos hospitais de Porto Velho. Charles informou que objetiva disseminar a ideia através de audiências públicas em parceria com a AROM.
 

Procedimentos

Para ter acesso aos procedimentos médicos oferecidos pelo CIS/Saúde, basta que o paciente procure qualquer unidade hospitalar do município associado. A solicitação é realizada via internet, através do sistema regulador, que será gerenciado pelo Centro de Diagnóstico Nathalia Salomão Gurgacz. Na mesma hora, o atendimento é agendado em alguma das clínicas conveniadas. Os atendimentos também são registrados no sistema do Ministério da Saúde. fazem parte do programa: Ji-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Vale do Anari, Alvorada, Jorge Teixeira, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra e Jaru.

Fonte: Arom
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç