Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ELEIÇÕES 2010: Valdir Raupp destaca perfil inovador de Confúcio Moura



A militância do PMDB de Ji-Paraná recebeu nos dias 16 e 17 o pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Confúcio Moura, em evento organizado pelo diretório municipal do partido. Acompanhado do senador Valdir Raupp, dos deputados federais Marinha Raupp e Natan Donadon, do deputado estadual Amauri dos Muletas e do pré-candidato a deputado estadual, Edvaldo Soares, Confúcio em seu discurso falou que gosta de encarar desafios e que, em sua história de vida, aprendeu a vencê-los com coragem e determinação. Segundo ele, são esses traços da sua personalidade que o fizeram construir uma forma particular de fazer política e de administrar. ELEIÇÕES 2010: Valdir Raupp destaca perfil inovador de Confúcio Moura - Gente de Opinião

O município de Ariquemes conhece bem essa forma a que se refere Confúcio Moura. Na Prefeitura, por cinco anos, Confúcio se notabilizou como um administrador de mudanças. Empreendeu um ritmo novo à cidade, inovou e foi premiado dentro e fora do Estado por seus programas e ações transformadoras. 

Nesse período, Ariquemes virou vitrine. Recebeu visitas de comitivas de 14 cidades do Mato Grosso, 13 do Pará e de 40 cidades de Rondônia, todas com o interesse de conhecer os modelos que deram certo no município. “Comprovamos que com vontade é possível fazer muito”, assegura Moura.
 
Para o senador Valdir Raupp, dos nomes que estão sendo apresentados para concorrer ao cargo de governador, sem dúvida, Confúcio é o mais preparado. O senador acredita que a história política de Confúcio Moura, com inúmeros serviços prestados à comunidade, seja como secretário de saúde que implantou no estado o SUS e levou para todas as cidades uma unidade de saúde, ou como deputado federal, com atividades exercidas em todas as regiões, com abertura de estradas, eletrificação rural, ou como prefeito, que transformou Ariquemes. “Rondônia vive um grande momento. Em 2009 foi o estado que mais cresceu no país. Precisamos continuar nesse ritmo, precisamos de uma administração competente, e Confúcio tem comprovado sua capacidade de administrar nosso estado”, defende.

Regularização 

Em conversa com empresários, Confúcio foi questionado sobre regularização de terras. “Como é que um Estado chega à condição de um ente federado sem ter o domínio de suas terras. A União (Governo Federal) deveria no momento exato de sua emancipação ter descentralizado também as terras. Se não acontecer isto fica difícil de o Estado se desenvolver efetivamente. Um Estado sem suas terras é um Estado mínimo, pequeno, raquítico, até mesmo sem autoridade”, ressalta. 

“Ouvi de empresários que Rondônia está engessada. O cumprimento pelo agricultor da lei do zoneamento é quase impossível. Custaria cerca de R$ 7 mil por hectare o reflorestamento da área desmatada. Nenhum dinheiro do mundo daria para fazer este serviço. O Estado tem que encontrar meios de financiamento ou compensação para que o pequeno produtor possa cumprir a lei”.

DEM 

Acompanhado do senador Valdir Raupp e do deputado federal, Natan Donadon, Confúcio foi recebido pelo prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, presidente estadual dos Democratas. Os peemedebistas querem o DEM como aliado ainda no primeiro turno das disputas eleitorais de 2010. “Precisamos fazer com o DEM uma boa aliança. O DEM é prefeito de Ariquemes, de Cacaulândia e de Governador Jorge Teixeira. Todos são meus amigos. Preciso o DEM comigo com um compromisso de governo, para ganhar e governar”, afirma.

Fonte: Daniele Basso

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam