Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Educação é destaque nos investimentos para Mirante da Serra, diz Fátima


 
A atuação da senadora Fatiam Cleide possibilitou a inclusão de Mirante da Serra no Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado em 2007 pelo governo federal com o objetivo de ajudar municípios na construção de creches e escolas de educação infantil.

Segundo a senadora, que na tarde de hoje (19) participa em Mirante de uma reunião com representantes de associações rurais atendidas pelo mandato, 1 milhão, 202 mil e 326 reais foram empenhados para a construção de uma escola de ensino infantil, dos quais 601 mil e 163 reais já foram liberados.

“Atendemos no final do ano vários municípios com o ProInfância. No caso de Mirante, a obra está em fase de licitação. Gostaríamos de ajudar muito mais municípios, porém uma questão difícil para alguns é não ter o título de dominialidade da área onde será construída a escola. Sem isso não é possível participar do programa”, destaca a senadora.

Outra escola, com seis salas de aula, para atender alunos do ensino fundamental, também foi articulada pela senadora. “Educação é destaque nos investimentos para Mirante da Serra”, diz Fátima, informando que para essa escola foram empenhados 854 mil e 707 reais. Metade do valor foi liberada.

A compra de um ônibus escolar de 44 lugares no valor de R$ 203 mil é outra ação proporcionada pelo mandato. Em outubro do ano passado, o prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, foi um dos 22 que assinaram convênio no Mec para aquisição de transporte escolar por meio do programa Caminho da Escola.

“Essa foi uma ação do mandato a que atribuo da maior importância porque nossos prefeitos reclamam muito da falta de apoio do governo do Estado, que inclusive deixou de usar recursos federais durante anos, devolvendo dinheiro do Programa Nacional de Transporte Escolar, PNTE”, afirma a senadora.

De contrapartida, o município desembolsa apenas 2% para a aquisição do ônibus. O veículo é padronizado, com toda a segurança necessária para transporte na zona rural.

Um laboratório de informática e equipamentos agrícolas são outros benefícios levados à comunidade de Mirante da Serra por meio de emendas indicadas ao orçamento da União. No total, o município foi atendido com R$ 2 milhões, 718 mil e 134 viabilizados pelo mandato.

Teixeiropólis e Nova União também são visitados hoje (19) pela senadora Fátima Cleide.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce